Os Ursos
Quando você ouve a palavra urso lembra de uma grande variedade de animais, pois existem os ursos polares, pardos e negros. Uma das coisas que é quase unanimidade quando o assunto é urso é o fato de se tratar de um animal de porte e que pode causar algum tipo de medo.
Uma grande quantidade de espécies ursos estão ameaçadas de extinção por razões como caça ilegal ou mesmo pela destruição do habitat natural. Nesse contexto o acasalamento dos ursos se torna algo de extrema importância. A seguir vamos falar a respeito de beijo de urso e do seu ritual de acasalamento.
O Acasalamento dos Ursos
Normalmente as fêmeas de ursos estão prontas para o acasalamento quando completam 3 anos de idades e permanecem assim até aproximadamente 8 anos de idade. O acasalamento dos ursos acontece em geral quando eles completam quatro anos de idade, já os ursos pardos aguardam até os 7 anos de idade.
A Época do Acasalamento
Em geral os ursos acasalam durante a primavera, grande parte deles de maio a junho, o período imediatamente depois da hibernação. O processo de acasalamento começa com os rastros de perfume que a fêmea deixa para atrair os machos para a realização do acasalamento.
Esse perfume pode acabar atraindo mais de um macho e dessa forma pode acontecer uma luta entre os machos. No caso dos ursos pardos os machos seguem as fêmeas produzindo sons de ronco. O processo pode levar vários dias para ser concluído, isso porque as ursas têm um senso de autoproteção grande e demoram alguns dias para confiar no urso.
Do Namoro ao Acasalamento
Depois que esse período de namoro acaba começa então o período de acasalamento que também pode levar alguns dias. Pode acontecer de as fêmeas de urso se acasalarem com vários machos durante um período de semanas. Quando o acasalamento acaba a fêmea não fica perto do macho, cada um segue o seu caminho. Os ursos são animais que vivem sozinhos, os filhotes nunca veem o pai.
Período de Gestação
É bastante interessante começar dizer que mesmo que o óvulo tenha sido fertilizado isso não quer dizer que a ursa irá dar à luz. Isso porque mesmo com o óvulo já fecundado a fêmea precisa se alimentar e armazenar gordura o bastante para passar pelo inverno. Uma ursa que esteja abaixo do peso ideal pode ter dificuldades em dar a luz.
Por esse motivo que o óvulo não é implantado no útero até depois do acasalamento. Esse processo recebe o nome de atraso de implantação. Depois que o óvulo é fertilizado passa a ser um blastocisto, ou seja, um embrião pequenino. Quando esse blastocisto se forma o filhote deixa de crescer e fica flutuando no útero da sua mãe até que chegue o período de hibernação.
Implantação
Se a fêmea em questão estiver com boas condições de peso o embrião irá ser implantado no útero da mãe e então o filhote irá nascer. No caso dessa fêmea não ter boas condições acontece de o seu corpo acabar absorvendo o embrião e com isso ela não ficará grávida. Uma fêmea costuma ter um período de gestação de três a nove meses, tudo depende de qual é a espécie do urso.
Nascimento
Normalmente as espécies que hibernam dão a luz durante esse período. Uma curiosidade é que os ursos não dormem durante o inverno todo. As fêmeas costumam acordar nos meses de janeiro ou fevereiro para dar à luz. Cada ursa dá a luz a uma ninhada que pode ter de um a três filhotes. Os filhotes costumam viver com a sua mãe durante um período de dois ou três anos, esse período se encerra quando ela precisa acasalar novamente.
Curiosidades Sobre Acasalamento dos Pandas
Ovulação
Um dos motivos pelos quais os pandas estão em extinção é que a ovulação acontece somente uma vez por ano num período de apenas 36 horas. Basicamente é somente nesse período que as fêmeas podem ficar grávidas. Um empecilho para que a espécie consiga aumentar em número de indivíduos.
Os pandas que vivem em cativeiros em geral não conseguem acasalar nesse curto período. Já existem alguns programas de reprodução em cativeiro com pandas gigantes que foram um sucesso, contudo, em geral é utilizada a técnica de inseminação artificial.
Falta de Motivação
Um dos possíveis motivos que justificam a ameaça de extinção dos pandas é a falta de motivação que se abate sobre os machos em cativeiro. Quando os machos estão na natureza se juntam com outros machos em torno de uma fêmea e competem entre si para ter uma chance de acasalar com ela.
É exatamente nesse momento em que os machos estão disputando a fêmea que os níveis de testosterona (hormônio sexual) ficam mais elevados. Nos zoológicos não há concorrência o que pode desencadear uma falta de motivação. Se não há motivação também não há acasalamento.
Nutrição
Outro fator bastante relevante no processo de acasalamento dos ursos é a nutrição. Os machos mantêm os seus níveis de testosterona baixos para fazer economia de energia, eles somente aumentam quando encontra a fêmea. Como os pandas se alimentam de bambu tem pouca energia proveniente da alimentação. Para se ter uma ideia de quão pobre é a dieta de bambu que é necessário consumir cerca de 20 quilos todos os dias para ter calorias suficientes.
Com isso compreendemos que existe uma ligação direta entre a nutrição e o acasalamento dos pandas. Dessa forma a destruição do habitat é um dos problemas que mais tem afetado a vida dos ursos. Podemos até arriscar dizer que se os pandas fossem colocados num habitat com muito bambu teriam grandes chances de acasalar sem a necessidade de intervenção humana.
A Importância do Habitat
Para os ursos o habitat tem grande importância no processo de acasalamento e dessa forma é essencial que ele seja preservado. Muitas vezes os animais não conseguem realizar a sua reprodução pelo simples fato de que não encontram alimentos e porque a lógica do seu cotidiano é alterada conforme o ambiente é mexido.