Turim Itália Inverno

Itália

A Itália é um país que se localiza na região centro sul da Europa, e que possui o nome oficial de República Italiana, mesmo não sendo frequentemente chamada dessa maneira. A parte norte do país divide fronteiras com países como a Suíça, a França, a Eslovênia e a Áustria ao longo de todo os Alpes. Já a parte sul da Itália pode ser resumida como a junção da Península de Sicília, da Península Itálica e da Península de Sardenha. Existem ainda alguns Estados Independentes na Itália, como é o caso do Vaticano e de San Marino.

A capital italiana é Roma, cidade essa que por muitos e muitos anos foi um local de muita influencia para todo o mundo, sendo considerada por muito tempo inclusive o centro religioso e político de toda a população ocidental do planeta, já que era a capital do Império Romano, que foi uma época antiga que continha uma forma de governo muito rígida e autocrática. Roma também é a sede de Santa Sé, que é uma entidade independente e soberana da Igreja Católica. Tudo isso contribuiu para que a Roma fosse tão importante em todos esses contextos citados.

A Itália contemporânea e moderna é considerada uma República Democrática, ou seja, o país possui uma estrutura política onde toda a população tem o direito de participar de modo igualitário e direto (ou indiretamente, mas por representante escolhido democraticamente) da vida política do país, seja no que diz respeito a criação desenvolvimento e implementação de leis, se eleger para cargos políticos ou de votar em seus representantes.

Além disso, a Itália está também no vigésimo quarto lugar no ranking dos países mais desenvolvidos do mundo. Já o índice de qualidade de vida do país se encontra entre os dez maiores de todo o planeta. Tudo isso é reflexo do fato de o país apresentar um alto padrão de vida e também um alto PIB (Produto Interno Bruto) nominal per capita. A Itália é ainda um país em que a população possui um altíssimo nível de escolaridade pública, e de maneira geral é uma nação muito globalizada, ou seja, que possui uma grande interação de várias culturas, economias e sociedades como um todo.

O clima da Itália é bastante diversificado e isso acontece principalmente pelo fato de contar com áreas montanhosas ao longo de toda a sua extensão longitudinal. Em grande parte das regiões norte e central do país o clima fica entre subtropical úmido e continental e oceânico úmido. Porém, o clima de uma região merece destaque, que é a área da Planície Padana, que é majoritariamente continental, onde os verões são bastante quentes, mas os invernos são rigorosos.

As regiões da Toscana, da Ligúria e de basicamente todo o sul do país podem ser enquadradas no clima mediterrâneo, porém, nessas áreas que são costeiras tudo pode ser muito diferente do que acontece no interior do país, principalmente no que diz respeito ao inverno, onde nas regiões de maior altitude tendem a ser mais frias e mais úmidas, sendo propensas até mesmo a incidência de neve e na área costeira os invernos são mais suaves.

A média de temperatura no país durante o inverno varia entre zero graus – que acontece mais nos Alpes – a doze graus – que acontece mais na região da Sicília. Já a média de temperatura no verão fica entre vinte a vinte e cinco graus. O tema do artigo de hoje tem maior enfoque no inverno, mais especificamente no inverno na cidade italiana de Turim, e é disso que será falado logo abaixo.

Turim – Itália

Turim é uma comuna – modo como são chamadas as cidades italianas – que fica na região de Piemonte, sendo inclusive, a capital e maior cidade de lá, e a quarta maior cidade da Itália como um todo, ficando atrás somente de Roma, de Milão e de Nápoles. No ano de 2009 a população da cidade era de pouco mais de novecentos e dez mil habitantes, mas hoje em dia muito provavelmente esse número está maior. Turim conta com uma área de extensão territorial de cerca de cento e trinta quilômetros quadrados, e esse território faz fronteiras com outras cidades como: Venaria Reale, Moncalier, Pecetto Torinese, Pino Torinese, Borgaro Torinese, Settimo Torinese, San Mauro Torinese, Baldissero Torinese, Collegno, Rivoli, Grugliasco, Orbassano, Beinasco e Nichelino.

A região metropolitana de Turim possui aproximadamente um milhão e setecentos mil habitantes e a cidade é muito relevante devido a vários fatores, entre eles o fato de lá se encontrar a sede da FIAT, que é uma das maiores fabricantes de automóveis de todo o mundo. Além disso, Turim também já foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno no ano de 2006.

Turim é uma cidade importantíssima no aspecto econômico e produtivo da Itália como um todo, e ela é bastante antiga, sendo fundada há mais de dois milênios, mais precisamente no século III antes de Cristo. Já no século I antes de Cristo, a comuna se tornou uma colônia romana de Augusto, passando a ter o nome de Iulia Augusta Taurinorum. Já na Idade Média a cidade passou a ser o centro de um Duque e após isso já passou a ser controlada por Savoia. Depois de tantas etapas, finamente Turim se tornou uma comuna livre, depois de ter tido também tantas denominações.

De maneira mais precisa e específica, Turim se encontra na parte noroeste da Itália, mais especificamente na extremidade do lado ocidental da Planície do Rio Pó, Rio que passa por todo o norte da Itália e deságua próximo a Veneza. A cidade é ainda cercada pelos Alpes, na parte oeste e pelos Morros Monferrato na parte Oeste.

Um dos Palácios Mais Bonitos da Cidade de Turim

Um dos Palácios Mais Bonitos da Cidade de Turim

A economia da cidade é bastante baseada na parte industrial, principalmente pelo fato – que já foi apresentado acima – de ser sede da montadora FIAT. A cidade também é cede do edifício Lingotto, que hoje em dia é um centro de convenções onde acontecem concertos e possui galerias de arte, hotéis e etc, mas que antes era a maior fábrica de carros do mundo. Além da parte automotiva, em Turim existe ainda outras companhias, como por exemplo: Lavazza, Kappa, Martini, Invicta, Caffarel, entre outras.

Outro ponto de destaque em Turim é o fato de ela ser a indústria aeroespacial, contando assim com uma empresa chamada Alenia Aeronáutica. Esse ponto é tão importante que até mesmo elementos fundamentais da EEI – Estação Espacial Internacional, foram produzidos nessa comuna.

Não só pela indústria Turim se destaca, mas também pela parte cultural, onde, ainda que a maior parte das produtoras de cinema tenham se difundido por toda Itália, é lá que se encontra a sede do Museu Nacional de Cinema.

O Inverno Em Turim

Turim é uma cidade incrível para quem deseja viajar durante o inverno, mas que não quer dar de cara com o inverno pesado e úmido de outros locais da Europa. No inverno, a temperatura média é de um grau negativo, e a época dessa estação é contrária a do Brasil, e assim sendo, corresponde ao período entre final de dezembro a final de março.

No inverno, os dias em Turim são mais curtos, e a noite chega perto das cinco horas e as temperaturas, como já foi apresentado, ficam girando em torno do zero grau celsius, e isso faz com que no ápice do inverno a neve esteja presente. Por coincidir com a época do Natal, no início do inverno a cidade fica ainda mais linda, toda iluminada e com uma bela decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.