Quem Construiu a Torre Eiffel? Quantos Rebites Ela Tem?

A Torre Eiffel é o monumento mais fotografado em todo o mundo, tamanha a sua popularidade. Situada em Paris, na França, a torre possui a altura muito superior à sua largura. Durante o ano, o monumento recebe cerca de 7 milhões de visitantes. A visita é paga. 

Quando a torre foi inaugurada, ela era o maior monumento do mundo. Com o rádio que fica no seu topo, ela soma 324 metros. Sem contar o rádio, ela tem 300 metros. Ela pesava cerca de 7,3 mil toneladas quando foi construída. Hoje, o seu peso é estimado em 10.000, por conter em seu interior restaurantes, museus, lojas e outros estabelecimentos comerciais. 

A previsão era que a torre chegasse a 350 m de altura. No entanto, os vizinhos tiveram receio de ter ao lado um edifício tão grande e pesado, e que foi construído sem pedras. Eles tiveram medo de que o monumento pudesse cair. Eles, então, resolveram se manifestar para que não aumentassem a torre. 

No começo do século XX, os parisienses demonstraram uma insatisfação com a presença da torre. Foi tanto que o governo chegou a dar uma ordem para que a torre fosse demolida. Essa ideia não foi para frente por causa da sua antena, que era usada para interceptar sinais de rádio na Primeira Guerra Mundial, dos alemães. Hoje em dia, existem 32 estações de rádio, 120 antenas e mais 42 redes de TV que são transmitidas da torre. 

Números da Torre Eiffel 

A estrutura da torre é maciça, e formada por 18.000 peças de ângulo fabricadas em aço. Perfis “T” e chapas lisas. Os perfis têm um comprimento de 5 metros, sem do que a fabricação tem uma precisão de um décimo de milímetros, sendo unificadas com 2,5 milhões de rebites. 

De toda a estrutura pré-montada, 1/3 foi na oficina. O restante da estrutura foi montado no local mesmo, como se fosse um brinquedo gigante de encaixar. Foram precisos algo em torno de 300 trabalhadores para montar a estrutura. 

Para pintar 250.000 m² de superfície da estrutura, são necessárias 60 toneladas de tinta a cada sete anos. Isso sem contar no tempo gasto para os trabalhos de preparação, de limpeza e o tempo da pintura em si, que duram cerca de 18 meses. 

Fundação e Elevadores 

Como a Torre Eiffel fica nas proximidades do rio e da natureza, cada um dos apoios do subsolo das fundações tem cerca de 30 metros de profundidade. Considera-se que ela tem 32 pés, pois cada um dos 4 pés descansa em 8 macacos hidráulicos. 

A altura da base é de 33,5 metros acima do nível do mar. O comprimento da divergência exterior entre os 2 pilares da extremidade é de 124,9 metros. E o comprimento de divergência entre os 2 pilares do arco interno é de 74,24 metros. 

Até o segundo andar, a torre conta com 5 elevadores. Durante o ano, são percorridos 103.000 Km pelos elevadores. Equivalente a 2 voltas e meia ao mundo. 

A iluminação da torre pode se referir a uma ocasião ou ato específico, em ocasiões especiais. Como no começo do novo milênio, ocasião em que a Torre Eiffel foi iluminada com vinte mil luzes cintilantes, sendo cinco mil de cada um dos lados, de maneira que a iluminação que já existia desde 1985, em tons de ouro, foi sobreposta. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.