Quando Neva Na Itália

A Itália

A Itália é um país com características de uma República Parlamentar que se localiza na parte centro-sul da Europa e que conta com o nome oficial de “República Italiana”. O território do país divide fronteiras com outras nações como Áustria, Eslovênia, França e Suíça. Já a parte do sul da Itália é composta absolutamente por penínsulas, sendo elas: Península de Sicília, Península Itálica e Península Sardenha.

A capital da Itália é a cidade de Roma, cidade essa que durante vários anos foi considerado o centro político e religioso de toda a população ocidental, e por isso, ela exerce uma forte influência até os dias atuais. Hoje em dia, a Itália é tida como uma República Democrática, e isso representa que o país deseja sempre manter um regime onde os seus cidadãos tenham o igual direito de participar diretamente da vida política do país.

Além disso que já foi citado, a Itália como um todo, é considerada uma nação consideravelmente desenvolvida, o que a leva para o posto de vigésimo quarto país mais desenvolvido em um ranking. A Itália ainda está entre um dos dez países com melhores índices que se falam sobre qualidade de vida de todo o planeta.

Outra coisa que reflete como de fato, a Itália conta com uma excelente qualidade de vida, é o fato de que ela é cada vez mais considerada um país idoso. Essa qualidade de vida é observada no quanto o país estima pela situação favorável de saúde e bem estar de todos os seus moradores.

Existem alguns dados estatísticos que são  muito interessantes e até mesmo curiosos, refletindo em números surpreendentes, como os de que para cada cem pessoas jovens, existem aproximadamente cento e sessenta pessoas idosas (Aqui se entende por idoso, pessoas que tem mais de sessenta e cinco anos de idade). Esse é um dado que representa uma alta muito significativa, que leva a Itália para o topo de um outro ranking, o de Processo do Envelhecimento de uma População na União Europeia, dividindo esse posto com a Alemanha.

A parte da Itália que apresenta o maior número de idosos é a região da Ligúria, que apresenta cerca de duzentos e quarenta idosos para cada cem jovens. Já a parte da Itália que conta com maior número de jovens é a região de Campânia, que apresenta cerca de cento e dezessete idosos para cada cem jovens. Ainda que esse número seja bem menor do que o citado anteriormente, é possível observar que até mesmo a região com mais jovens de toda a Itália, tem uma quantidade alta de idosos, que é ainda superior a de jovens.

Ainda que a expectativa de vida no país tenha sido reduzida nos últimos tempos, ela é ainda bastante importante, já que na Itália as mulheres vivem aproximadamente oitenta e cinco anos e os homens vivem aproximadamente oitenta anos. E apesar de todos esses dados de envelhecimento, cerca de setenta por cento da população do país diz que se sente bem no que se diz dobre saúde, mesmo que várias dessas pessoas também tenham afirmado sofrer de alguma doença crônica, sendo que isso foi apresentado majoritariamente na região norte do país.

Um outro fato que é bem curioso, é que ainda que os italianos saibam que a saúde que lhes é oferecida é um grande privilégio, muitos deles carregam hábitos bem ruins, como o cigarro, por exemplo. Existem estudos e pesquisas que apontam que entre os jovens – indivíduos que tem entre vinte e cinco e trinta e quatro anos de idade – , uma a cada três pessoas fuma, e dessas pessoas, a grande maioria são homens.

Italiano Fotografado Fumando

Italiano Fotografado Fumando

Algo que também deixa os italianos bastante preocupados é a criminalidade, porque mesmo que os casos de crime registrados na Itália decresçam ano após ano, ultimamente, aproximadamente quarenta por centos das famílias disseram ter uma percepção ruim sobre a segurança no país.

Clima Italiano

Depois de já se ter falado bastante a respeito do país, e muito legal que também se entenda qual o clima predominante lá. Como a Itália se encontra bem ao centro do Mar Mediterrâneo, esse fator acaba por influenciar fortemente todo o clima do país, proporcionando assim um clima mediterrânico a grande parte do território italiano. As principais características do clima mediterrânico são os verões secos e bem quentes e os invernos com mais chuvas e também mais suaves.

Porém, existem sim alguns locais na Itália que chegam a nevar na fase mais rigorosa no inverno, e esse é o foco do artigo de hoje. As cidades em que a neve é mais incidente, são aquelas mais próximas aos Alpes, como Milão, que as temperaturas no inverno podem variar entre dois e nove graus, mas a nevasca não é um fenômeno totalmente frequente. Em Turim, que é uma cidade que se localiza nos pés dos Alpes, a temperatura média no inverno também é bem próxima a de que foi apresentada por Milão, mas como lá o clima é um pouco instável, fica difícil afirmar com certeza quando cairá neve.

Em Veneza também é possível observar temperaturas bem baixas no inverno, que variam entre zero e dez graus, sendo que lá as geadas são bastante comuns, mas as nevascas não. Apenas quando existem mudanças muito drásticas de clima. Florença é uma cidade onde não neva com facilidade, mas como ela fica perto de uma estação de esqui, isso é algo positivo.

O inverno na Itália acontece entre os meses de dezembro a fevereiro, e de modo geral – no país todo – as temperaturas variam entre dois e quatorze graus. É comum nesse período se deparar com geadas, nevoeiros e até mesmo neve e isso acaba prejudicando um pouco os deslocamentos de barcos, o que pode atrapalhar um pouco os planos dos turistas. Por isso, quem vai para lá nessa época deve, além de levar várias roupas de frio, ter outros planos de atrativos, caso não seja possível fazer tours de barco, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.