Cortina d’Ampezzo Mapa

Itália

A Itália é um país cujo nome oficial é “República Italiana”, e ele se localiza na região centro-sul do continente europeu. A parte sul da Itália é constituída pela península Itálica, Sicília e Sardenha, e o restante do país faz fronteira com a Suíça, a França, a Áustria e a Eslovênia.

A unidade básica da organização do território italiano são as Comunas (em italiano, comune) e são equivalentes aos municípios brasileiros. A estrutura das comunas são constituídas pelo sindaco (que é equivalente ao prefeito), pelo conselho comunal (que é equivalente à câmara dos vereadores aqui no Brasil), além de uma certa quantidade de assessores que são escolhidas pelo próprio sindaco.

Nos dias de hoje a Itália é um país que adota um regime de república democrática, onde todos os cidadãos tem a possibilidade de participar ativamente, direta e igualmente da vida política do país. A Itália também está no vigésimo quarto lugar no ranking de países mais desenvolvidos de todo mundo, e possui o índice de qualidade de vida englobado entre os dez melhores do planeta.

Cortina d’Ampezzo

Cortina d’Ampezzo é uma das comunas italianas localizadas na província de Belluno, na região de Vêneto. A cidade é bem pequena e conta com quase seis mil habitantes, possuindo uma área de extensão territorial de pouco mais de duzentos e cinquenta quilômetros quadrados.

Essa comuna italiana faz fronteira com outras, como Auronzo di Cadore, Badia, Braies, Colle Santa Lucia, Dobbiaco, Livinallongo del Col di Lana, Marebbe e San Vito di Cadore.

A cidade também é apelidada de “Rainha das Dolomitas”, pois se encontra na parte mais oriental da cadeia de montanha das Dolomitas – motivo originário do apelido. – Ela é cercada por todos os lados pelos picos rochosos, o que torna a paisagem muito bela e imponente.

O que mais chama atenção nessa cidade e a torna famosa e conhecida, é sua estação de esqui e a ampla prática de outros esportes que são da neve e por esse motivo ela já até sediou os Jogos Olímpicos de Inverno no ano de 1956. Porém, existem outras coisas muito interessantes para serem feitas lá, e algumas delas serão apresentadas nesse artigo.

Cortina d’Ampezzo não possui atrações apenas no inverno, e quando é visitada fora dessa temporada, é possível encontrar um lado diferente da cidade.

Uma boa opção é passear pelo centrinho histórico da cidade, já que é um local muito agradável para se degustar deliciosos chocolates quentes e outras comidas. A principal rua da cidadezinha é o Corso Itália, e ela é repleta de lojas, inclusive as mais luxuosas, e de cafés e lanchonetes. Lá também é possível fazer piqueniques com lanches comprados em um supermercado que também se localiza nessa rua, e ainda buscar guias de turismo e montanhismo.

No aspecto mais histórico e cultural, no centro de Cortina d’Ampezzo é possível encontrar casas muito charmosas e peculiares, e um ponto turístico que é imperdível é a Basílica de São Felipe e Tiago, que foi construída no século XVII, a Igreja de San Francesco, que é uma das mais antigas daquela localidade e a Igreja de Nossa Senhora da Defesa.

Outra coisa muito interessante na cidade, são os museus que podem ser encontrados no centro da mesma, que são três: O primeiro é a Galeria de Arte Moderna, o segundo um Museu Paleontológico, e o terceiro o Museu Etnográfico Regole d’Ampezzo, que é dedicado às tradições da cidade.

Há ainda um museu um pouco mais distante, mas que não deixa de ser interessante, que é o Museu do Ar Livre do Grande Guerra. Para chegar até ele é necessário de alguma condução (carro ou ônibus) e depois uma subida por trilhas ou através de um teleférico.

Fazer trekking – que é basicamente uma caminhada – também é uma ótima oportunidade de lazer em Cortina d’Ampezzo, já que há mais de quatrocentos quilômetros de trilhas ao redor da cidade. A maioria das rotas contam com ótimas sinalizações e nos pontos de informações da cidade é possível pegar mapas que mostram trilhas para serem feitas por conta própria, e algumas são possíveis de serem feitas até mesmo no inverno, desde que se possua calçados especiais para neve (que são anti derrapantes e impermeáveis).

O Estádio do Gelo também é um local muito indicado para os turistas visitarem. Ele foi construído especialmente para os Jogos Olímpicos de Inverno no ano de 1956, e foi reformado mais recentemente, permitindo com que ele seja usado nos mais diversos climas. Lá dentro existe bar, saunas, parque infantil, campo de golfe, entre outras coisas.

Mapa de Cortina d’Ampezzo

Mapa de Cortina d’Ampezzo

Mapa de Cortina d’Ampezzo

O mapa de Cortina d’Ampezzo é facilmente encontrado na internet, mas pode ser que ele nem seja tão necessário, já que por ser uma cidade bastante turística, as informações podem ser passadas de um modo mais prático.

Por exemplo, para chegar em Cortina d’Ampezzo, é possível chegar no aeroporto mais próximo da cidade, que é o de Veneza. De lá é possível pegar um ônibus que liga as duas cidades. Em Cortina também não há uma estação de trem, e a mais próxima se localiza em Calalzo di Cadore.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.