Se você sempre que vai viajar fica em dúvida a respeito de qual companhia aérea escolher vai gostar de conferir a seguir uma lista com as melhores companhias aéreas do Brasil. Talvez você não saiba, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) oferece em seu site na internet um canal através do qual os passageiros de voos domésticos e internacionais podem saber quais são as companhias melhor e pior avaliadas.
Além disso, os passageiros podem dar a sua opinião e fazer a sua avaliação de cada companhia. Basta ir ao menu “Espaço do Passageiro” e dar notas de 1 a 10 para 11 quesitos diferentes de qualidade que vão de conforto da aeronave até a pontualidade do voo. Os resultados das avaliações feitas pelos usuários dos serviços das companhias aéreas são surpreendentes.
Constatações
Observando a opinião dos usuários dos serviços das companhias aéreas é possível chegar a constatações interessantes como o fato de que as maiores empresas do mercado, Gol e Tam, aparecem vez por outra nas últimas posições numa lista que tem 40 empresas. As médias das companhias ficam abaixo de 3,00. Você pode conferir o ranking atualizado no site da ANAC em http://www2.ANAC.gov.br/passageiro/.
Conhecendo as Companhias Aéreas do Brasil
Depois de ficar por dentro de quais são as companhias consideradas as melhores e as piores no ranking da ANAC vale a pena saber mais sobre as empresas desde aquelas menores que não são tão conhecidas (mas, que tem bons resultados) até aquelas maiores. Pode não parecer, mas o país oferece uma variada gama de empresas que prestam serviços aéreos.
Azul Linhas Aéreas
A Azul Linhas Aéreas é a terceira maior companhia desse segmento em número de passageiros e frota transportados. Dentre as companhias brasileiras a Azul é a que oferece o maior número de destinos com um total de 104 em todo o território nacional. Os centros de operações principais da companhia são os aeroportos de Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte). A sua sede administrativa está no bairro de Alphaville.
Acesse o site em http://www.voeazul.com.br/.
GOL Linhas Aéreas Inteligentes
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes foi fundada no dia 15 de janeiro de 2001 em São Paulo e hoje é a maior companhia aérea de passagens de baixo custo do país. Quando foi criada a GOL trouxe para o mercado o conceito low-cost que é oferecer preços mais em conta nas suas passagens aéreas com inspiração na pioneira companhia Southwest Airlines.
No entanto, esse conceito não é mais presente uma vez que a GOL oferece preços iguais ou em alguns casos até superiores ao da sua principal concorrente, a TAM Linhas Aéreas. As duas companhias aéreas juntas têm mais de 80% do mercado nacional de viagens aéreas.
Acesse o site em https://compre2.voegol.com.br.
TAM Linhas Aéreas
A companhia brasileira TAM Linhas Aéreas faz parte da LATAM Airlines Group que é uma holding formada depois que a TAM se fundiu com a chinela LAN Airlines. Trata-se da maior companhia área do país e também da América Latina. Para se ter uma ideia a TAM é uma das 20 maiores companhias aéreas do mundo. A sede da TAM fica em São Paulo assim como os seus dois principais centros de operações que são os aeroportos de Congonhas e Internacional de Guarulhos.
Também são considerados como importantes centros de distribuição de voos da TAM os aeroportos Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek e Rio de Janeiro-Galeão. A frota da TAM conta com 158 aeronaves Boeing (767-300ER e 777-300ER) e Airbus (A319-100, A320-200, A321-200, A330-200 e A340-500). A malha aérea da TAM inclui países da América do Norte, América do Sul e Europa com 20 destinos internacionais e 42 destinos domésticos no Brasil todo.
Acesse o site em http://www.tam.com.br/.
Avianca Brasil
A Avianca Brasil antes se chamada OceanAir, essa companhia brasileira foi fundada no ano de 1998 e tem a sua sede em São Paulo. A empresa faz parte do grupo colombiano Avianca Holdings que é controlado pelo grupo brasileiro chamado Synergy Group. No começo das suas atividades a Avianca, ainda OceanAir era uma empresa de táxi-aéreo que atendia empresários e operários da indústria petrolífera de Campos dos Goytacazes e Macaé.
Foi em 2002 que a DAC (atual ANAC) deu autorização para que a empresa passasse a operar em parceria com a Rio Sul (que fazia parte do grupo VARIG). A Avianca herdou as suas rotas e aeronaves fazendo voos regionais no começo, logo a empresa ampliou a sua atuação.
Acesse o site em http://www.avianca.com.br/.
Puma Air Linhas Aéreas
A Puma Air Linhas Aéreas foi fundada em 2002 e tinha como sede a cidade de Belém do Pará. No começo a empresa oferecia voos regulares para cidades do interior dos estados do Pará, Maranhão e Amapá. A empresa que realizava seus voos com aviões Embraer 120 tinha como objetivo adquirir jatos, no entanto, devido a uma séria crise financeira precisou encerrar as suas atividades temporariamente em 2008. Após fortes investimentos a Puma Air voltou ao mercado em 2010 oferecendo voos regulares em Macapá, Belém, São Paulo (Guarulhos) e Fortaleza.
Acesse o site em http://www.voesimples.com.br/puma-air.php?titulo=Puma%20Air.
Passaredo Linhas Aéreas
A empresa aérea brasileira Passaredo tem sede na cidade de Ribeirão Preto em São Paulo e tem como seu principal centro de operações o aeroporto Dr. Leite Lopes além dos aeroportos Internacional de Guarulhos e Internacional de Santa Genoveva (Goiânia, Goiás). A empresa realiza voos para mais de 20 cidades e já trabalhou no sistema de codeshare com a TAM Linhas Aéreas de maneira a ampliar os seus destinos.
Acesse o site em http://www.voepassaredo.com.br/empresa/site/.
TRIP Linhas Aéreas S.A. – 1998 a 2013
A TRIP foi uma importante companhia aérea brasileira que atendia o maior número de destinos em todas as regiões do país. Dos seus 93 destinos atendidos mais de 30 tinham exclusividade. No dia 28 de maio de 2012 foi anunciada a fusão da TRIP com a Azul de maneira a ser criada a holding TRIP S/A. As duas empresas atuaram em separado até que a ANAC aceitou a fusão e as duas passaram a ser uma só, a Azul.
Essas são as principais companhias aéreas brasileiras, no entanto, existem muitas outras. As pequenas empresas embora não sejam tão conhecidas tem um importante papel no mercado.