Como Morar Na Noruega Legalmente? Como Conseguir Cidadania?

Noruega – Visão Geral

Com nome oficial “Reino da Noruega”, a Noruega é um país que se encontra em uma porção da Europa que se localiza mais ao norte, que é composta por países nórdicos, chamada Europa Setentrional. Os outros países que constituem essa região são a Dinamarca, a Suécia, a Finlândia, as Ilhas Feroé, entre outros.

A Noruega ocupa a parte ocidental da Península Esscandinava e do arquipélago ártico de Svalbard através de um tratado de mesmo nome, o Tratado de Svalbard. Já a parte da Noruega que corresponde ao continente, faz fronteira com a Suécia, a Rússia e a Finlândia. Além desses, o país ainda reivindica uma porção de um território que se localiza na Antártica e é chamado de Terra da Rainha Maud. A linha costeira da Noruega se estende pelo Oceano Atlântico Norte de modo frontal e também para o Mar de Barents.

Em ordem crescente, as cidades mais populosas da Noruega são: Tonsberg, Tromso, Kristiansand, Porsgrunn-Skien, Drammen, Fredikstad-Sarosborg, Stavanger, Trontêmio, Bergen e por fim Oslo. A região que é mais predominante no país é a protestante luterana e assim, a maioria dos povos do pais constituem a Igreja da Noruega, mas ainda que exista esse fato, a participação real em atividades religiosas é bem baixa, sendo que os mais relevantes e de maior evidência são a realização de alguns sacramentos, como o batismo, a crisma, o casamento e o funeral, já que esses são muito legítimos no que diz respeito à cultura e à sociedade.

O idioma oficial do país é o norueguês, que é uma língua de origem germânica e que se aproxima e compartilha algumas semelhanças com o idioma dinamarquês e com o idioma sueco. Essa língua ainda com duas formas principais, que é o bokmal (o mais falado pelos habitantes) e o nynorsk.

Sobre o modelo social e político da Noruega, eles ainda permanecem com o modelo escandinavo – também conhecido por Estado de bem estar social – que corresponde a uma modelo onde o Estado é um agente da promoção de ações sociais e da organização da economia. Esse modelo é baseado em um nórdico que tem como pilares o ensino superior subsidiado, a saúde universal e digna e uma regime amplo de previdência social.

Levando em consideração todos os pontos que foram citados acima, a Noruega foi considerada a nação mais desenvolvida do mundo e isso foi analisado através de vários relatórios de desenvolvimento humano, que foram emitidos desde o ano de 2001. Além disso, em 2009 a Noruega foi eleita pela ONU (Organização das Nações Unidas) o melhor país do mundo para ser viver. O país também já conquistou vários outros títulos, como o de país mais pacífico do mundo no ano de 2007, título esse conquistado no Índice Global da Paz e também o título de país mais feliz do mundo, superando até mesmo o país que estava no topo do ranking no ano anterior, a Dinamarca.

Dinamarca

Dinamarca

Ainda que a Noruega não tenha aceitado se juntar aos outros países da União Europeia, eles ainda mantem laços positivos e estreitos, e até mesmo com países que não são constituintes, como os Estados Unidos. É por essa razão que a Noruega é considerada um país exemplo no que diz respeito a diplomacia e cooperação internacional. Ele ainda conseguiu agir em negociações visando a trégua com o governo do Sri Lanka dos Tigres Tamil. Outro ponto que vale ressaltar é que a Norueha é um dos países que mais contribuem com as finanças da Organização das Nações Unidas (ONU), e auxiliam até mesmo nas missões de países que são internacionalmente reconhecidos, como em Kosovo, no Afeganistão e em Darfur.

União Europeia

União Europeia

A Noruega corresponde a um Estado Unitário que conta com determinadas subdivisões administrativas, que são chamados de condados ou  fylkers e também as comunas ou kommuners. O regime que o país adota é o da monarquia constitucional hereditária, além de também ser uma democracia parlamentar. Nos dias de hoje o chefe de Estado do país é o Rei Haroldo V.

O país foi fundador e ainda é membro de várias organizações, como a OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte; das Nações Unidas; da COE – Conselho da Europa; do Conselho Nórdico. E é apenas membro de outras organizações, como a OMC – Organização Mundial do Comércio, a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e do Espaço Econômico Europeu.

Alguns etimologistas – estudioso das origens das palavras – apontam que o nome do país significa “o caminho para o norte”, tendo origem do nórdico antigo “nor veg”. Desse modo, inicialmente, seu nome era Noregr e o nome oficial só foi criado e apresentado depois.

Bandeira da Noruega

Bandeira da Noruega

O clima norueguês é encaixado em três classificações: oceânico, continental, alpino e subártico. Isso significa que o país conta com verões mais amenos e tranquilos e com invernos mais rigorosos e pesados, contando também com bastante vento e muita neve. Porém, ao contrário dos outros países escandinavos, a Noruega possui uma faixa litorânea bem grande e isso faz com que até mesmo nos meses em que faz mais frio, também é possível encontrar temperaturas médias positivas.

Como Viver Na Noruega Legalmente

Como já foi apresentado, a Noruega é um ótimo país para se viver. Mas é importante que quando se toma essa decisão, é importante pensar também em maneiras para se viver legalmente lá, evitando assim muitos problemas e dores de cabeça. Os turistas que possuem apenas o passaporte brasileiro podem viver lá por no máximo três meses. Já turistas que possuem um passaporte de algum país que pertença ao tratado de Schengen, é possível viver lá de modo legal por até seis meses.

Para pessoas que desejam morar e trabalhar na Noruega – sendo que os serviços mais fáceis de conseguir são os da área de saúde e educação – existem regras bastante severas no que diz respeito a imigração. Os procedimentos de entrada são os mesmos, mas para pessoas que pretendem ficar mais de três (ou seis meses dependendo do caso), devem solicitar a permissão de trabalho e residência. Vale ressaltar que é importante ter dinheiro suficiente para se manter no país naquele período de passeio, e também ter meios de comprová-lo.  Para trabalhar na Noruega é necessária alguma qualificação, a menos para pessoas que são casadas com um norueguês ou com uma norueguesa.

Como Conseguir Cidadania Norueguesa

Passaporte Norueguês

Passaporte Norueguês

Existem alguns preceitos que determinam quem tem direito a cidadania norueguesa, e eles são basicamente: ter nascido norueguês, ou seja, possuir a mãe e/ou o pai noruegueses (independentemente de onde tenha nascido), mas caso tenha nascido fora da Noruega é necessário ter morado por pelo menos dois anos no país antes de completar vinte e um anos, ou comprovar uma ligação próxima e estreita com o país, seja por visitas frequentes ou estadias longas, para que a cidadania seja mantida mesmo depois de se completar vinte e um anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.