Viver Em Cidades Pequenas
É natural que o gosto por cidades grandes ou pequenas variem de acordo com a personalidade e com o gosto de cada pessoa, mas existem prós e contras que são de senso comum a respeito dessa escolha para viver, por exemplo.
Muitas pessoas concordam que, apesar de nas cidades grandes e metrópoles seja mais fácil de encontrar boas oportunidades de emprego e até mesmo de educação, é inegável que a calma e a paz serão encontradas muito mais facilmente em cidades pequenas ou no interior. Inclusive, muitas pessoas que vão visitar essas cidades dizem que não é possível se cansar dessa tranquilidade. De maneira geral isso agrada mais os adultos e idosos. Já os adolescentes e jovens tendem a gostar mais de cidades grandes e agitadas.
Existem inúmeros pontos positivos para se viver em cidades pequenas, uma delas por exemplo, é o fato de que morar em uma dessas cidades implica quase que obrigatoriamente em que as pessoas sejam populares, já que normalmente os amigos e vizinhos sabem sobre a rotina uns dos outros, podendo conhecer até os detalhes mais íntimos, acarretando até no fato das pessoas serem mais acolhedoras e afetuosas entre si. Obviamente se essa especulação ocorre de modo muito intenso as pessoas podem se sentir incomodadas.
Outro ponto que pode ser um privilégio para algumas pessoas e para outras pode ser uma tortura, é o fato de que em cidades do interior é muito difícil encontrar uma quantidade boa de cinemas, shoppings, restaurantes, entre outras distrações mais animadas. Nas cidades menores é comum que as pessoas se distraiam mais conversando com seus amigos e familiares e estando em contato com a natureza. Por isso é comum que as pessoas falem que em cidades pequenas o tempo passa mais devagar.
Um fator que é indiscutível é que as cidades pequenas e/ou do interior a segurança é bem maior do que nas metrópoles. Como as pessoas sempre conhecem uma as outras, é muito difícil que uma pessoa do convívio roube a outra, por exemplo. Além da segurança, o conforto também é algo muito oferecido por essas cidades.
A natureza também é um item que faz com que as cidades pequenas tenham mais privilégios quando comparadas com as cidades grandes. Esse tipo de contato pode oferecer para as pessoas serenidade e tranquilidade, enquanto nos grandes municípios o desmatamento e a poluição é muito mais observável. Assim, nas pequenas cidades também é muito mais fácil realizar atividades simbólicas e especiais, como por exemplo, admirar as estrelas. Essa simples ação pode gerar muita alegria. Além disso, caso a cidade possua outras distrações, como cachoeiras, trilhas ou praias – sendo esse último o foco do artigo de hoje – acabam potencializando ainda mais essas atividades.
A falta de trânsito é algo que agrada muito os moradores das cidades pequenas e que atrai os moradores das cidades grandes. Não faz parte da realidade dos moradores do interior coisas como trânsito agitado ou ficar em um engarrafamento por horas. Além disso, em algumas cidades a maioria das atividades podem ser realizadas tranquilamente a pé, o que gera maior qualidade de vida e até mesmo mais economia.
Falando em economia, as cidades pequenas são muito favoráveis nesse aspecto, já que as coisas são geralmente mais baratas, desde alugueis, imóveis para compra, alimentação, bebidas, entre outras coisas. Por isso, o custo de vida é algo muito relevante para as pessoas optarem por viver em cidades pequenas.
Praias Em Cidades Pequenas
Como já foi dito acima, o fator natureza é um dos vários pontos positivos de se morar em uma cidade pequena. Nessas cidades o contato com essa energia natural pode ser de muito maior fácil acesso, seja em bosques ou florestas, cachoeiras, lagos ou até mesmo praias, que são o assunto desse artigo.
As cidades pequenas do litoral acabam sendo muito tranquilas, mas ainda assim animadas, principalmente em algumas temporadas, já que pessoas que não tem fácil acesso a praias acabam optando para ir para esses locais. Além disso, essas cidades são ótimos locais para pessoas mais tranquilas viverem, além de acolher bastante os aposentados também.
Abaixo serão apresentados algumas praias mais tranquilas que se localizam em cidades pequenas:
– Galinhos – Rio Grande do Norte
Essa é uma cidade bem pequena que se encontra a pouco mais de cento e setenta quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte. Ela é na verdade uma simples vila constituída por pescadores, integrando o Polo Turístico Costa Branca. Apesar de incrível, lá não é muito frequentado por turistas, pois é de difícil acesso, já que só é possível chegar em Galinhos de carros 4×4, buggy ou barco, pois o caminho se dá pelas dunas, quando a maré está baixo.
– Camocim – Ceará
A cidade não é tão pequena quanto a anterior, e a praia a ser citada é a de Barra dos Remédios, se localizando a cerca de trezentos e oitenta quilômetros de Fortaleza, a capital do Ceará. A praia é bem estilo pura natureza, tendo pouquíssimas estruturas, com chuveiro e quiosques, mas totalmente cercadas por areias, já que lá que se localiza uma das dunas mais altas do estado.
– Conceição das Barras – Espírito Santo
A praia do Riacho Doce se localiza na cidade de Conceição das Barras, no estado do Espírito Santo, fazendo divisa com a Bahia. Lá um córrego de água doce desemboca no mar, acarretando assim em uma praia quase deserta e de difícil acesso, sendo dez quilômetros a pé e dezessete de carro, por uma estrada de terra. Porém, a recompensa é incrível, pois a praia é considerada um paraíso, tendo até mesmo sido eleita como uma das praias desertas mais bonitas de todo o Brasil. Porém ela não é absolutamente deserta, pois lá existem até mesmo bares.