Agência de Emprego na Itália

Itália – Panorama Geral

A Itália é um país que se localiza em uma região ao centro e ao sul do continente europeu, que na verdade, tem o nome oficial de “República Italiana”, porém, é raramente chamada dessa forma. A parte do sul da Itália é composto por três penínsulas, sendo elas a de Sardenha, a de Sicília e a Itálica. Já o restante do território do país faz fronteiras com outros países, como a Áustria, a França, a Eslovênia e a Suíça.

Roma é a capital da Itália, e ela é uma cidade que por muitos e muitos anos foi considerada como centro do ocidente, tanto nos aspectos políticos, quanto nos aspectos religiosos, e por esse motivo, Roma ainda consegue exercer uma forte influência até os dias de hoje. Atualmente, a Itália é um país que conta com o regime republicano democrático, ou seja, nesse tipo de sistema, todas as pessoas que são cidadãos tem o direito de participar da vida política do país, de moto direto e igualitário.

Todos os motivos que foram citados contribuem para que a Itália seja um país que é considerado altamente desenvolvido, ficando em vigésimo quarto lugar no ranking que aborda esse tema. Além desse ranking, a Itália também se encontra entre as dez nações que possuem maior qualidade de vida do mundo.

Tamanha qualidade de vida pode ser analisado no fato de que a Itália é cada vez mais, considerada um país idoso, isso é, um país que possibilita com que seus moradores tenham ótimas condições para viver de forma confortável e digna. A ideia de ser um país idoso está diretamente ligada ao cuidado que o país demonstra ter com assuntos ligados à saúde e ao bem estar da população.

Todas esses dados apontados fizeram com que fossem levantados dados curiosos a respeito desse assunto, através de pesquisas e estudos estatísticos variados. Um desses estudos aponta que na Itália, há, para cada cem jovens, cerca de cento e sessenta pessoas idosas (entende-se como idoso, pessoas que tem mais do que sessenta e cinco anos de idade). Essa  é uma alta muito considerável, que faz até mesmo com que a Itália encabece o ranking do processo do envelhecimento da população da União Europeia. A Itália divide esse posto com a Alemanha, que também é líder nesse assunto.

A esperança de vida na Itália é outro fator que surpreende bastante, já que, em media, as pessoas do sexto feminino vivem aproximadamente até os oitenta e cinco anos de idade e as pessoas do sexo masculino vivem até aproximadamente os oitenta anos. A população da Itália diz ainda que se sente muito bem no que se fala sobre saúde, ainda que muitas dessas pessoas apresentem quadros de doenças crônicas.

Eles também tem a consciência de que a saúde que é oferecida a eles no país é um imenso privilégio, porém, muitas das pessoas ainda cultiva hábitos bastante nocivos, como o do vício em cigarro, por exemplo. Um quadro que sempre cai na Itália é a taxa de criminalidade, e isso vem acontecendo ano após ano, porém, a percepção dos moradores é distorcida, e eles apontam que se sentem cada vez mais inseguros.

Empregos na Itália

Depois de serem apontados tantas coisas positivas a respeito da Itália e de toda sua cultura e modo de vida, é óbvio que a ideia de se morar no país se tornam algo incrível, e assim, pode despertar o interesse de muitos brasileiros. Além das citadas, o país conta com outras incontáveis qualidades, como a rica cultura e a boa gastronomia, por exemplo. Mas, pra que se possa usufruir disso tudo, e se conseguir viver de uma boa maneira no país, existem dois pontos que precisam ser acatados: é necessário se tornar um imigrante legal e também é importante que se consiga um emprego digno e estável.

O processo de imigração legal no país se inicia com a solicitação de uma permissão de estadia. Porém, sozinha ela não é suficiente, e se torna necessário apresentar alguns documentos, como um comprovante de residência, um comprovante de renda e também o passaporte. A permissão citada se torna necessária apenas para aquelas pessoas que irão ficar mais de três meses na Itália, e assim sendo, após a passagem desse prazo já se torna necessário que se inicie as entradas dos documentos de autorização de  moradia e de permanência também.

Os imigrantes que não são legais na Itália dificilmente conseguem um emprego interessante, já que isso acarreta um prejuízo significativo, tanto para quem está dando o emprego, quanto para o quem está sendo empregado. O visto específico para trabalho da Itália é autorizado somente se a pessoa que estiver empregando o imigrante faça uma solicitação específica, porém, essa é uma das alternativas mais difíceis, pois envolve muitos gastos. O mais prático é realmente tentar adquirir uma cidadania italiana, já que esse é um direito que abrange muitas pessoas, ou seja, quem os possui são os tetranetos, os trinetos, os bisnetos, os netos e os filhos dos imigrantes da Itália.

Outro ponto que pode contribuir bastante para que se encontre um bom emprego, é a realização de cursos variados, mesmo que eles sejam feitos a distância, pela internet, ou coisas do tipo. Isso é importante pois, até os cargos e funções mais simples, como garçom, padeiro, ajudante de cozinha, etc, tem a tendência de solicitar alguma formação, principalmente dos estrangeiros, e mais ainda se a pessoa não tiver experiência.

Uma coisa muito válida de ser ressaltada é o fato de que na Itália tem a existência de um certificado conhecido com HACCP, certificado esse que é indispensável para as pessoas que desejam desempenhar funções em áreas que lidam com alimentos e bebidas, direta ou indiretamente, como cozinheiros, ajudantes de cozinha, garçons, etc. Para que se consiga esse certificado citado é necessário efetuar um curso que não é gratuito. O HACCP é obrigatório, pois se os trabalhadores não o possuírem, o empregador (dono do negócio) pode até mesmo ganhar multas da vigilância sanitária.

Agências De Emprego Na Itália 

Muitas vezes se torna necessário buscar o auxilio de uma agência de emprego para sair do status de desempregado em um local, e na Itália isso não é diferente. Mas ao invés de se pensar em locais físicos, a internet pode ser um ótimo local para encontrar boas vagas de emprego. Isso é um ponto ainda mais positivo se as pessoas ainda estão em seu país de origem, buscando oportunidades para tentar a vida na Itália.

Os principais sites italianos que funcionam como agências de emprego e que são exatamente especializados nisso são: Neuvoo, Monster, Clicca Lavoro, Cerco Laboro, Indeed, entre outros. Neles se torna possível fazer pesquisas de vagas específicas, e em alguns também é possível apenas divulgar o currículo.

Já as agências físicas, que ficam na Itália propriamente dita, também podem ser ótimas facilitadoras, principalmente para as pessoas que estão procurando emprego já estando na Itália e elas basicamente fazem uma mediação entre a divulgação das vagas disponíveis e a contratação dos profissionais que se encaixam naquele tipo de emprego.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.