Abadia de Goias

Abadia de Goiás é um estado do Brasil com uma população de quase 7 mil habitantes e área de 146.458 quilômetros quadrados, e é localizada no estado de Goiás.

História

Antes mesmo de se chamar Abadia de Goiás essa área era habitada por algumas famílias que em 1840 receberam do governo grandes quantidades de terra para o plantio de lavoura e criação de gado, e conforme ia chegando mais pessoas os coronéis dividiam suas terras em lotes para serem distribuídas para os demais, a primeira casa do até então povoado foi construída por Paulino Inácio Rosa em 1956, e o primeiro comércio foi construído pouco tempo depois por seu filho Inácio Rosa.

O povoado que se formou iria se chamar Abadia dos Dourados por causa do Ribeirão Dourado que tinha na região, mas por fim decidiram que se chamaria mesmo Abadia de Goiás.

Depois de mais de um ano de construção foi inaugurada em agosto de 1963 a igreja de Nossa Senhora da Abadia, que foi quando chegou a imagem da santa.
E em 1995 a Abadia de Goiás foi fundada oficialmente, depois de ter sido desmembrada de Guapó, Goiânia, Aragoiânia e Trindade.
A cidade conta também com o Parque Nacional Ecológico Telma Ortegal, que foi construído no local onde se encontra 13.500 toneladas de lixo atômico enterrados, gerado devido a um acidente que ocorreu em 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapia foi encontrado por um catador de ferro pois estava em uma instalação de um hospital abandonado, que foi desmontado e repassado para outras pessoas, causando assim um rastro de contaminação que atingiu 112.800 pessoas, das quais 4 morreram. Esse parque Nacional oferece eventos de pesquisa nos quais ajuda a população a conhecer melhor a natureza e o meio ambiente.

Atualmente a Abadia de Goiás é presidida por Valdeci Salviano Medonça que já esta no seu terceiro mandato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.