Seguro de Carro para Deficientes: Tire Suas Dúvidas

Tire suas dúvidas sobre o seguro de carro para deficientes

Os deficiente físicos, por lei, têm direito a adquirir um carro com isenção de impostos, entre eles, o IPI e ICMS. A grande questão é que o seguro de carro para deficientes pode ter algumas regrinhas diferenciadas, sendo preciso ficar atento a isso.

Por conta das muitas dúvidas que surgem, fizemos um tira-dúvidas para que possa se informar sobre o assunto.

Qual a diferença na compra de um carro para um deficiente?

Uma pessoa sem deficiência compra o seu carro pagando todos os impostos devidos, já os deficientes têm a isenção de alguns deles. Quando a pessoa que se encaixa nessa situação diferenciada, vai comprar um carro novo com isenção do IPI, IPF e ICMS, fazendo com que o valor final do veículo fique mais acessível.

Além disso, dependendo do tipo de deficiência, é preciso que o veículo tenha algumas adaptações.

O condutor precisa ser o segurado?

Nesse caso, as seguradoras aceitam que o segurado não seja o condutor do veículo porque, muitas vezes, ele não possui condições de dirigir. É comum que o PCD seja menor de idade ou dependa de outras pessoas para realizar a sua locomoção, nesse caso, ele não será o condutor do veículo.

Como contratar o seguro de carro para deficientes?

A contratação é bem semelhante ao seguro tradicional, porém, a grande diferença está no fornecimento das informações.

No momento de preencher a ficha é preciso que seja informado que se trata de um carro adquirido por deficiente e que ele possui isenção de impostos na sua compra.

Se o veículo tiver qualquer tipo de adaptação ou equipamentos especiais é preciso que essa informação seja fornecida, assim tudo estará coberto pelo seguro.

Seguro de Carro para Deficientes

Seguro de Carro para Deficientes

Como é feita a indenização do carro para deficiente em caso de perda total?

No momento da aquisição do veículo, esse foi feito com a isenção de impostos e, por isso, as seguradoras levam essa informação em consideração.

Há diferentes formas de estabelecer o valor da indenização do seguro auto para deficientes em caso de perda total. Se o veículo constar na tabela FIPE, ele pode corresponder a 100% do valor constante na tabela.

Existem situações em que o veículo adaptado não consta na tabela FIPE e, nesse caso, estabelece-se o “valor determinado”. A seguradora considerará o valor pago pelo carro e que consta na nota fiscal mais os impostos para assegurá-lo.

Como recebo a indenização total do carro para deficiente?

A forma de recebimento pode variar um pouco de uma seguradora para outra e também conforme o que está previsto na apólice.

No caso do carro sofrer um sinistro que ocasiona em perda total, existem dois caminhos a serem seguidos.

Um deles seria o segurado quitar todos os impostos que recebeu isenção, apresentar o comprovante de pagamento para a seguradora e assim receber o valor da tabela FIPE.

Existem casos em que a seguradora se responsabiliza pelo pagamento desses impostos e, nessa situação, o segurado receberá o valor da tabela FIPE já descontados os impostos que a seguradora recolheu.

Por isso é importante você estar atento aos melhores seguros de carros e se informar com a seguradora como funciona o seguro auto para deficientes em cada uma, para escolher o que lhe traga mais benefícios e proteja melhor seu veículo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.