Carro com Carga Pesada

Você já reparou que muita gente pensa que dá para colocar tudo e mais um pouco dentro do carro e sair pelas estradas ou você mesmo é uma dessas pessoas? Essa cena de carros lotados é muito comum em viagens e também quando o veículo é usado para ajudar na mudança.

O que muitas pessoas esquecem ou nem sabem é que os carros, e cada modelo tem o seu, possui uma indicação de peso máximo que pode ser carregado. Não se trata de um número que pode ser ignorado, pelo contrário, respeitar essa carga máxima é ter a certeza de circular em segurança e mais, de evitar alguns problemas no veículo.

O peso máximo de carga que um carro pode carregar está relacionado a calibragem dos pneus, isso também faz a diferença se o carro está com o motorista, com a lotação máxima e se ainda leva algum tipo de carga.

Os engenheiros mecânicos explicam que a falta de atenção e respeito a indicação do peso máximo que pode ser carregado em cada veículo fará com que ele tenha um desgaste prematuro de algumas peças. Segundo ele, freios, pneus, óleo, suspensão e até mesmo o aumento do consumo de combustível são alterados com se carrega carga pesada, ultrapassando o limite seguro que pode ser observado no manual do veículo.

Rodando Com Carga Total Com Segurança

Considere que, passou o limite total de carga pesada recomendado para usar naquele carro você já está com problemas em relação a segurança. E quando se roda com o carro com a carga máxima é bom observar alguns detalhes. Veja dicas!

1- Pneus – Toda vez que o carro estiver cheio, atingindo o limite de carga pesada ou quase lá, os pneus precisam estar com mais pressão. Cada carro tem a calibragem indicada para quando ele está vazio ou quando está com a carga total.

Para dirigir em segurança, esses limites devem ser respeitados. Caso isso não ocorra, os pneus sofrerão com desgaste maior e o resultado será menor estabilidade do veículo. Toda vez que um carro roda com sobrecarga a estrutura do pneu está sofrendo algum tipo de dano, com bolhas, por exemplo.

2- Freios – O carro quando está com a carga mais pesada do que deveria exigirá mais do freio. Para acionar o sistema será necessário fazer com que ele faça um esforço maior para parar o veículo. Quanto mais alta for a velocidade, mais difícil será para fazer com que o carro pare. O resultado será um desgaste maior e mais rápido do que o normal do sistema de freios. As peças que mais sofrem são: a lona, as pastilhas e o tambor.

3- Combustível – Dá para perceber logo de cara que o carro está com carga pesada demais, pois o combustível irá acabar mais rápido. O veículo conseguirá chegar na mesma velocidade como se tivesse vazio ou com o seu peso limite, porém, para isso, estará sendo exigido mais esforço do motor e isso representa maior ocnsumo de combustível.

Um exemplo, da Volkswagen, os carros consomem 1 litro a mais a cada 100 quilos acima do peso ideal para carregar e a cada vez que completar 100 quilômetros rodados.

4- Suspensão – O excesso de peso faz com que suspensão sofra com maior desgaste. Pois para controlar o veículo, o amortecedor terá que fazer maior força, comprometendo, por exemplo, as molas. Esse também é um efeito do excesso de carga pesada que o motorista perceberá através das folgas no sistema e dos ruídos que o veículo tende a fazer.

5- Óleo – O peso em excesso também fará com que o veículo consuma mais óleo do que o normal. O motor é mais exigido quando está carregando mais peso do que o deveria e em consequência, mais óleo para a lubrificação é necessário. Mesmo que você vá usar o veículo sem sobrepeso, mas com o máximo que é permitido, vale a pena revisar o nível do óleo.

Carro Com Carga Pesada Pode Gerar Multas

Não é só com a segurança de quem está no carro e o desgaste das peças do veículo que você deve se preocupar quando não respeita o limite máximo de carga na parte interna e externa. O Contran, Conselho Nacional de Trânsito estabelece regras para o transporte de cargas nos carros também. Na atualização mais recente das leis, ficou decidido, por exemplo, que a bicicleta, quando transportada no veículo não pode estar colocada de modo que esteja compromentendo a visão do motorista.

O peso máximo de carga deverá ser respeitado sempre e a altura máxima do que pode ser carrega na parte superior do carro é de 50 centímetros.

No caso das bicicletas, elas só podem ir na parte posterior externa ou em cima do teto do carro, em pé na parte posterior e deitada no teto.

A seguir, as infrações sobre o transporte de carga irregular nos carros:

1- Quando se carrega uma carga em um veículo deve se observar que: Caso não tenha nenhuma placa fazendo a identificação o motorista será multado como infração gravíssima, com apreensão do veículo e mais multa.

2- Se o carro for pêgo transitando lançando, derramando ou arrastando alguma coisa pela estrada, será considerada infração gravíssima e ele será multado, em alguns casos, o veículo pode ficar retido para regularização.

3- Caso um motorista seja pêgo transportando carga que supere o limite permitido ou que tenha as dimensões acima do que é permitido, além da falta de sinalização ou que seja um transporte sem autorização, será considerada uma infração grave. A penalidade para ela é de multa e o veículo pdoerá ser retido para regularização.

4- Sobre o excesso de peso, que varia de acordo com o percentual de tolerância, que será medido por um equipamento, o CONTRAN considera uma infração média, a pena para tal é uma multa que ainda aumentará a cada 200 quilogramas a mais do excesso. Outra forma de cálculo do excesso de peso é feita através da fração apurada, seguindo uma tabela do órgão. O veículo poderá ser retido.

Vale ressaltar que além dos problemas de desgaste do carro, de multas por não respeitar as leis, o carro com carga pesada, acima do permitido, representa um perigo para quem está dentro dele, pois fica mais vulnerável a acidentes.

Não sei porque, eu tenho a leve impressão de que isso não vai dar certo…

Carro com Carga Pesada

Carro com Carga Pesada

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.