Iremos neste artigo expor de modo compacto sobre o processo de vetorização de uma imagem através do mais famoso software de vetorização do momento: o Corel Draw.
Conceitos Para Entendimento
Bem, nas aplicações que se fazem necessárias o advento de imagens e desenhos segue por algumas etapas como rasterização, vetorização até chegar ao objetivo final do arquivo. Vamos supor que esteja precisando elaborar estampas para camisetas, mas não baseadas em fotos e sim, em desenhos, então você precisa de escolher uma imagem externa de alguma fonte, inserir esta imagem escolhida pelo scanner num software que permita a edição, compilação e vetorização, para que o desenho tenha a a qualidade necessária para estampar a camiseta.
Rasterização
A rasterização compreende a etapa em que você escolhe a fonte da imagem quer Ter impressa, estampada, gravada ou qualquer que seja o fim. Esse processo começa quando você escolhe uma imagem numa revista, CD, Internet ou mesmo feita numa folha de papel por você mesmo e insere no scanner para que este faça o processo de tradução e “cópia” dos dados para o computador. Alguns pontos importantes a destacar é que você deve obter a imagem com a melhor qualidade possível, pois veremos adiante que isso é muito importante.
Pré-Edição
Feito a rasterização da imagem, temos a fonte do que queremos desenhar, ou seja o computador já guardou para você o que precisa para ser vetorizado, mas antes precisamos verificar alguns itens, como por exemplo se a resolução está boa ou precisa de mais resolução, item este importante por que quanto mais nítido o desenho estiver, mais fácil e precisa a sua vetorização ficará.
Vetorização
A imagem agora está rasterizada pelo scanner, com uma resolução adequada para a vetorização e definido qual padrão de cor será utilizado, se em cores, ou em monocor. A vetorização nada mais é que o antigo produto impresso em papel vegetal, resultante da cola do original, através do computador, que permite que você erre quantas vezes quiser sem precisar jogar o desenho fora e toda a comodidade que o meio eletrônico proporciona. Dentre os programas mais comuns da plataforma PC estão o Corel Draw, que é o programa mais popular e também o mais difundido para diferentes tipos de aplicações de arte final, mas ainda há o Adobe Illustrator e o Inndesign são programas do mesmo tipo, de marcas e alguns recursos diferentes, mas para o mesmo fim. Já na plataforma Macintosh, há também o Corel Draw, mas o grande sucesso deste tipo de sistema é o QuarkXpress, amplamente difundido e mais antigo programa voltado para este tipo de aplicação.