A maioria dos consumidores sabe que deve proteger seu computador contra vírus e outras ameaças. Com o número de infecções e delitos virtuais aumentando a cada dia, sempre é o momento de se certificar que você esteja protegido. É por isso que é importante não só ter um programa antivírus, mas escolher o melhor em proteção contra vírus e software anti-spam.
Quais Características Se Devem Procurar Em Software Antivírus?
Os softwares antivírus devem proteger o computador do usuário contra uma variedade de perigos diferentes. Este software tem de agir como um filtro de spam, separar e-mails indesejados de e-mails legítimos de um usuário.
Um programa antivírus precisa ser capaz de pegar vírus, defender contra spyware, e manter o seu computador livre de trojans. Um bom programa antivírus também deve ser capaz de executar varreduras automáticas e manuais. O software deve verificar automaticamente arquivos de internet e downloads para sua segurança, mas deve permitir ao usuário verificar os arquivos do computador à vontade.
O Anti-spam
Existem algumas coisas que os usuários precisam considerar ao escolher um software anti-spam. A principal coisa que o usuário precisa determinar é se precisa de um filtro de spam específico, que irá trabalhar com os seus serviços de e-mail e também com o provedor de internet. Alguns software anti-spam são criados especificamente para um programa de e-mail em particular e não funcionará com outros programas.
Também é importante determinar se o provedor de e-mail já oferece um filtro de spam. Muitos serviços de e-mail oferecem filtros que são muito eficientes na filtragem do e-mail. Embora o software anti-spam ainda assim possa ser usado, ele pode não ser suficiente.
Um Programa anti-spam Pode Manter Seu Computador Seguro?
Existem vírus novos que estão sendo criados quase todos os dias. Embora o software antivírus deva proteger contra a maioria dessas ameaças, nenhum programa será capaz de proteger contra todos os vírus que aparecem pela internet. É por isso que é importante ter frequência na atualização do software e permanecer na vanguarda da proteção contra vírus.
Qual a Relação Do Spam Com Vírus?
A relação se tornou mais estreita a partir do momento em que algumas ferramentas se desenvolveram, notadamente aí os scripts maliciosos escritos primeiramente em Java, e algum tempo depois em PHP. Com a possibilidade de se incluir códigos maliciosos através de imagens, o e-mail passou a ser uma ferramenta eficiente na disseminação das pragas virtuais.
Sendo assim, é muito provável que você um dia ainda tenha a desagradável experiência de ser infectado através de um e-mail desautorizado de propaganda, o spam. Por isso é importante que você se mantenha atualizado com os programas e ter instalado boas ferramentas de proteção ao computador.