Superstições de Ano Novo

Como Ter Sorte na Entrada de Um Ano Novo

Chega fim de ano, e um espírito se apodera das pessoas. De repente elas ficam mais gentis, mais educadas, mais cheias de boa vontade. É como se a fada da bondade descesse na Terra. Ok, a comparação foi exagerada. No entanto, é bem essa a impressão que o fim de ano passa. Para tentar garantir que o astral que predomina no fim de ano se mantenha durante todo o ano seguinte, as pessoas lançam mão das mais variadas superstições. Muitas delas se originaram da mistura cultural que é o nosso país, onde várias religiões e vários povos se misturam. Outras se originaram com a imensa criatividade brasileira. Afinal, não matar joaninhas é uma questão de moral (pra que matar joaninhas?!) mas houve algum momento em que o hábito ficou tão incorporado na cultura brasileira que virou superstição. E superstição é que nem lenda e folclore: ninguém explica, mas todo mundo sabe que é assim.

Superstições de Ano Novo

Veja as Crendices Mais Estranhas Aqui do Brasil, na Hora da Virada:

Não Matar Joaninhas.

A crendice possui fundamento, pois a população agrícola (que era bem expressiva no Brasil) sabia que o animal era predador de pragas que atacavam plantações. Portanto, a joaninha era uma aliada desses povos – mata-la poderia acarretar problemas na opinião deles. Assim, as pessoas acreditavam que por estar vinculada a uma boa colheita, a joaninha traria sorte no novo ano.

Virada

Não Comer Frango

Dessa crendice as galinhas com certeza gostam! É que a galinha é um animal que se alimenta ciscando para trás, e para as pessoas mais supersticiosas isso pode indicar que quem se alimentar dela terá a vida atrasada. O contrário ocorre com o porco: como o bicho come se movendo para frente, daria sorte se alimentar dele, pois indicaria progresso. Nem pra comer os coitados tem sossego!

Simpatias

Realce os Olhos

E não é só para ficar mais bonita não! Os egípcios utilizam a pintura nos olhos, acreditando que os maus espíritos que entram pelos olhos seriam barrados pela maquiagem.

Observe as Borboletas

Algumas pessoas acreditam que as borboletas vem no primeiro dia do ano “avisar” sobre como será aquele ano para a pessoa. Se a borboleta for branca, a boa sorte está garantida. Mas se for preta… O problema é que algumas pessoas acreditam de verdade nisso e matam as pobres borboletas pretas, que são chamadas de “bruxas” em algumas regiões do país.

Renove o Guarda-Roupa

Utilizar coisas velhas atrasa a vida, diz quem acredita nessa superstição. O ideal é aguardar a virada do ano com roupas novas. Se tiver alguma roupa vermelha e branca no figurino, melhor ainda: o branco supostamente traria paz para o novo ano, enquanto o vermelho se encarrega da paixão, sorte e felicidade.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Comemorativas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.