Foi perguntado a quatro dos principais escritores do reino Unido da ficção cientifica que fizeram comentários sobre a sua relação com a ciência de fato. O debate foi realizado como parte da Semana Nacional de Ciência e Engenharia.
Ken MacLeord: Ficção científica precisa andar para acompanhar. Ficção cientifica tornou-se uma ciência de fato. Disse ele. Essa é a abertura de uma linha de meus romances. A ironia sendo obviamente que o robô esta apontando uma maravilha, tal como enquanto a maravilha de um robô apontando absolutamente nada, muito menos sobre isso, tornou-se quotidiano na historia. Ficção cientifica é a única forma de literatura que define a trazer para casa para nossa imaginação surpreendente o universo que a ciência tem descoberto. Como ele fez bem esse trabalho depende de sua precisão cientifica até um ponto.
Paul Cornell: Ficção cientifica é uma forma de sátira. Sua central frase é: “Se isso vai para…” Como tal é uma forma muito especifica de sátira. E agora o gênero esta passando por uma crise mundial de fé. A circulação esta desafiando escritores mundanos para largar idéias que uma vez que prometia ser cientificas, mas agora são consideradas como fantasia como viajar mais rápido do que a luz, telepatia, etc. e concentrar-se obre os problemas da raça humana se limita a uma terra que esta usando para cima. Mas isso é tanto um movimento artístico como um ético. A existência de tal movimento, no entanto, sugere que a ficção cientifica se sinta como se fosse uma sensação e missão. O que as pessoas querem mesmo é assistir cinema em casa com um pote de pipocas.
Iaian Banks: Você precisa saber como funciona a ciência. Vou vestir dois chapéus: Eu sou a ficção cientifica de um escritor mestre. E em termo de manter uma escrita crível, um lote de que se resume um senso comum de ter uma idéia aproximada de como as coisas realmente funcionam. Mas isso é o que acontece em todos os tipos de escrita, não apenas na ficção cientifica. Você precisa ter uma atenção voltada para a psicologia dos personagens e a forma como as coisas funcionam nas organizações e na política de privacidade. Mas certamente para escrever ficção cientifica é necessário que você tenha uma idéia de forma como a ciência e avanço tecnologico trabalha.
Ian Watson: Zaniness é muito importante. No seu conjunto não escreve sobre dragões e discos voadores. Mas não é provável que os autores de ficção científica possam prever o futuro das descobertas cientificas ou os avanços da tecnologia tão precisamente. Embora isso possa acontecer ocasionalmente. No rescaldo de 9 e 11 ouvi dizer que a CIA estava chamando escritores para debater cenários de futuros terroristas. Quando Stephen Hawking anunciou que os micro buracos negros deveriam existir escritores de ficção cientifica com muito entusiasmo escreveram histórias utilizando-os como lixo e eliminação de emergia de geradores, ou um homicídio perfeito com armas.