Como Saber o Nome do Host do Banco de Dados?

O endereço de host é um número único que está presente em todos os dispositivos que estão conectados à internet.

A função dele é identificar todos os equipamentos para que assim os pacotes de dados e ações possam ser ligados e enviados ao endereço correto. E também pode auxiliar na detecção de possíveis ataques virtuais e na manutenção de redes.

Se você quer entender mais sobre esse importante conceito, veio ao lugar certo! Esse artigo foi feito para sanar todas as suas dúvidas! Portanto continue lendo!

O Que é Endereço Do Host?

O endereço do host é praticamente uma identidade, mas o termo IP, ou Internet Protocol, é mais usado atualmente por usuários e especialistas. Ele é uma série de números que cada aparelho que se conecta a internet possui, que nunca vai se repetir. Ou seja, cada um tem o seu.

Quando seu celular, computador, notebook, SmarTV, videogame etc está ligado, porém sem conexão de rede, ele possui o chamado endereço host privado ou interno. Mas, no momento que você conectá-lo à internet, ele vai passar a ter também o número externo, conhecido como público.

Esse é um segundo número, que vai se juntar ao primeiro para que seja possível identificá-lo e registrá-lo perante os outros dispositivos que estão ligados à rede também.

Resumindo: o número interno é usado para conectar diferentes dispositivos em uma mesma rede, como por exemplo, em um escritório. Já o externo envolve estar conectado à internet.

No primeiro caso, isso é o interno, o número pode ser fixo, sem mudar, ou dinâmico, mudando periodicamente. Já o segundo, o externo, é exclusivo da sua máquina ou dispositivo, não existindo outro em todo o mundo, conforme já dito anteriormente.

Vale ressaltar que os sites também possuem um endereço host, que é o responsável por determinar de onde estão vindo as informações e dados daquela página.

O Endereço Host Serve Para o Quê?

A principal função de um endereço host (o IP) é identificar e diferenciar todos os aparelhos que acessarem a internet. Imagine que em uma cidade, todos tivessem o mesmo número de RG.

Isso causaria uma enorme confusão, já que um sistema de cadastro, procura e investigação não existiria, não é mesmo?

Isso vale também para todos os dispositivos conectados à internet. Caso aconteça um crime virtual, como por exemplo, uma ameaça online, roubo de informações, sites hackeados, entre outros, o IP será de grande ajuda para encontrar o suspeito.

Outro motivo pelo qual é fundamental para que os computadores, smartphones, smarTVs etc. tenham seu próprio IP é porque existem programas que permitem acesso remoto que vão reconhecer o dispositivo que será acessado pelo IP. Se esse código não existisse os computadores poderiam ser acessados sem que houvesse nenhum tipo de controle ou restrição.

Como Descobrir Seu Endereço de Host

Para que você consiga saber o endereço do seu host, siga as recomendações abaixo:

IP Interno (Privado)

1 – No Windows, acesse o Prompt de Comando: clique na tecla Windows mais a tecla R;

2 – Uma pequena janela no lado inferior esquerdo vai se abrir;

3 – Nela, digite “cmd”, com letra minúscula mesmo e sem aspas;

4 – No prompt que for aberto, digite “ipconfig” e aperte Enter, novamente sem as aspas e com letras minúsculas;

5 – Procure o item “Endereço IPv4” entre as informações.

Pronto, esse vai ser seu endereço de host interno!

IP Externo (Público)

Você vai precisar acessar a internet para descobrir o IP Externo, mas isso não é um problema hoje em dia, já que o acesso à rede está cada vez mais acessível para todos os públicos.

Para descobri-los, uma boa alternativa é usar os sites www.meuip.com.brou ainda o www.whatismyipaddress.com. Ao utilizá-los em um navegador, você automaticamente saberá seu número de endereço de host.

Como Descobrir o Host de Acesso à Seu Banco de Dados MySQL

Para que você consiga saber o host do banco de dados, siga os passos abaixo:

1 – Inicie o MySQL;

2 – Clique no Painel de Controle;

3 – Em seguida, vá em FTP e Banco de Dados;

3 – Clique em Gerenciador de MySQL;

4 – Na próxima guia que se abrir, clique em Iniciar;

5 – Por dentro do gerenciador do MySQL, você verá uma tabela que possui os dados e bancos criados, incluindo o Host, que estará mais especificamente na terceira coluna dessa tabela;

Pronto, agora você já sabe como descobrir o Host de Acesso ao Banco de Dados MySQL!

Como Configurar o Endereço de Host Manualmente

É possível configurar um host estático a partir do seu próprio computador. Siga todos os passos abaixo para descobrir como fazer isso!

1 – Repita o procedimento apresentado no tópico acima do IP Interno;

2 – Na tela do prompt você conseguirá encontrar algumas informações que precisam ser anotadas, como por exemplo, o gateway padrão e a máscara de sub-rede;

3 – Após ter anotado esses dados, clique com o botão direito do mouse no ícone de rede que fica localizado na barra de tarefas, e depois em “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”;

4 – Em seguida, selecione “Alterar as Configurações do Adaptador”, que está ao lado esquerdo da janela;

5 – Selecione a conexão de rede;

6 – Vá em “Propriedades”;

7 – Clique em “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)”;

8 – Acesse novamente as “Propriedades”;

9 – Marque a caixa “Usar o Seguinte Endereço IP”;

10 – Escreva o endereço host que quer usar e repita as informações de gateway e máscara de sub-rede que havia anotado no passo 2;

11 – Marque “Usar os Seguintes Endereços de Servidor DNS”. Se ainda não souber quais usar, coloque os do Google, 8.8.4.4 ou 8.8.8.8;

12 – Por fim, clique em “OK”;

Configurações e Programação

Configurações e Programação

Dicas Para Definir o IP

  • Comece pelo último e tente em ordem decrescente, já que os IPs dinâmicos são feitos de forma inversa, no modo crescente. Isso evita conflitos;
  • Após ter mudado seu endereço, acesse o prompt de comando de novo para conferir se tudo foi alterado de fato;
  • Fique atento ao gateway. Se ele for um número como 192.168.1.2, o recomendado é que você use um endereço entre 192.168.1.354 e 192.168.1.3;
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.