Como Manter seu Computador Protegido e Funcionando Corretamente

Manter seu computador protegido e organizado é uma tarefa difícil, ainda mais considerando a vulnerabilidade trazida com a conexão permanente à internet. Vírus, spywares, trojans, má utilização do sistema operacional, tudo isso contribui para que seu computador fique lento, com erros constantes e inseguro.

É comum termos que formatar o computador de tempos em tempos devido a esses problemas, atrasando seus afazeres devido a todo o procedimento envolvido em uma reinstalação do sistema operacional. É por isso que daremos aqui algumas dicas para você manter seu computador protegido e funcionando perfeitamente durante muito tempo, bastam alguns cuidados:

Mantenha seu Antivírus sempre atualizado

Primeiramente presuma-se que você tenha um antivírus instalado em seu computador. Não tem? Então pare tudo que você está fazendo e instale um agora mesmo. O que não falta são opções boas e gratuitas que deixarão você protegido contra vírus, spywares e etc. AVG, Avira e Avast são boas escolhas!

Agora que você já tem seu antivírus, não se esqueça de mantê-lo sempre atualizado. Praticamente todos eles possuem opção de serem atualizados automaticamente. Mantenha esta opção habilitada.

Desfragmente seu disco rígido de tempos em tempos

Com a constante escrita de dados no disco, os arquivos são gravados em agrupamentos pequenos. Com isso, os arquivos ficam fragmentados em partes, piorando o desempenho na hora da leitura. O Desfragmentador de Discos do Windows refaz esses agrupamentos, mantendo as partes de um arquivo próximas umas as outras, melhorando o desempenho e a consistência de seus dados.

Para realizar a desfragmentação do disco no Windows, clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistemas > Desfragmentador de Disco.

Realizando a desfragmentação do disco de mês em mês é mais do que o suficiente para mantê-lo funcionando corretamente.

Faça uma varredura em seu sistema

Com a constante instalação de programas, o registro do Windows, que guarda as informações dos programas e arquivos instalados, acaba ficando com erros que prejudicam seu funcionamento. Existem diversas ferramentas que fazem a limpeza automática dessas informações, garantindo o bom funcionamento do Windows. O AML Free Registry Cleaner e o PowerTools Lite são ferramentas gratuitas que dão conta do recado.

Crie Pontos de Restauração

Uma das melhores ferramentas disponíveis no Windows é a de criação de pontos de restauração. Com essa ferramenta você poderá marcar uma data na qual o sistema poderá ser restaurado. Caso algum erro crítico ocorra, você poderá voltar seu sistema para este ponto, recuperando-se do erro.

Como criar o ponto de restauração: Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema. Marque a opção “Criar um ponto de restauração” e clique em “Avançar”. Dê uma descrição qualquer e clique em “Criar”.

Como utilizar o ponto de restauração: Ao invés de marcar a opção “Criar um ponto de restauração”, marque a opção “Restaurar meu computador mais cedo” e clique em “Avançar”. Selecione o ponto de restauração desejado e confirme.

Vale lembrar que tudo que você instalou posteriormente ao ponto de restauração utilizado será perdido.

Tome muito cuidado com E-mails

Esta pode parecer a dica mais fácil, mas geralmente é onde as pessoas mais pecam. Sempre devemos estar atentos ao que estamos fazendo, principalmente na Internet.

A forma mais fácil de pegar vírus é por E-mail, devido à grande quantidade de spams, principalmente àqueles que passam pelo filtro e caem na caixa de entrada. Basta ficar atento: Analise o título e o assunto do E-mail e, principalmente, o remetente. O domínio do remetente (o que vem depois do “@”) acaba entregando a falsidade da mensagem.

Desconfie diretamente de E-mails de bancos, receita federal, formas mirabolantes de ficar rico, correntes… Delete-os antes mesmo de abrir. Só abra anexos de pessoas de confiança.

Colocar em prática essas dicas ajuda muito a manter seu sistema protegido e com uma maior longevidade. Porém, em um mundo em que estamos sempre online, o bom senso acaba sendo o maior fator de segurança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informática · Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.