Euclides da Cunha

Biografia

Seu nome completo é Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, ele nasceu no dia 20 de janeiro de 1866, na cidade de Cantagalo, no arraial de Santa Rita do Rio Negro, que hoje se chama Euclidelândia, e faleceu no dia 15 de agosto de 1909 aos seus 43 anos. Euclides da Cunha, aos seus 4 anos ficou órfão de pai e de mãe, porém não passou por nenhum tipo de adoção, foi morar no litoral da Bahia junto com suas tias. Desde então, Euclides passou a se concentrar completamente nos estudos, deixando sua vida particular para trás, ele participou de duas escolas para complementar os seus estudos, a Escola Politécnica e a Escola Militar da Praia Vermelha. Euclides teve várias profissões, sociólogo, escritor, historiador, geógrafo, repórter jornalístico e engenheiro brasileiro. Ao longo de sua vida, Euclides deu apoio a muitos jornais diferentes, pois muitas vezes escrevia críticas sobre política que os donos dos jornais não concordavam, então, ele mudou muitas vezes de emprego.

Euclides da Cunha

Euclides da Cunha

Carreira

Euclides da Cunha sempre foi muito notado por todos devido ao seu talento, e durante o período da Guerra de Canudos, ele foi chamado para participar de correspondente do jornal “O estado de São Paulo”, depois disso Euclides passou a receber uma série de convites para trabalhar em diversos lugares, e foi assim durante toda a sua vida. Muitos livros de Euclides da Cunha são exemplos internacionais de Literatura Brasileira e estão presentes em grande parte das dicas de livros dadas.

Os Sertões

Os Sertões

A maioria deles são lidos até hoje e prestigiados por quem se interessa pela cultura industrial, cultura religiosa, enfim, por quem se interessa pela cultura e pela história brasileira. Alem de alguns dos seus livros falarem sobre a história e a cultura do brasil, muitos deles são histórias românticas, aventura, ou seja, existem livros de Euclides disponíveis para todas as idades, desde as crianças até os mais velhos. Uma das suas obras mais famosas foi o livro “Os sertões”, que foi publicado em 1902 e se trata de uma grande parte da Guerra de Canudos na Bahia.

Biografia

Biografia

Últimos Anos

Logo após escrever o tão famoso e conhecido livro da literatura brasileira “Os sertões”, Euclides da Cunha havia resolvido que agora iria dedicar-se a Amazônia. Logo mais, em 1906, Euclides recebeu um convite da própria cidade de Rio Branco para participar e trabalhar de adido do ministério. Muitas coisas aconteceram e Euclides da Cunha conseguiu muitas conquistas, continuou escrevendo os seus livros e fazendo o seu sucesso. Porém, foi no dia 15 de agosto de 1909, que a tragédia aconteceu, o dia caíra em um domingo, pelo que todos dizem, era um dia chuvoso, e Euclides e sua esposa Anna Emília Ribeiro estavam se abrigando na casa de Dilermano de Assis, no qual ele não sabia que era amante de sua esposa, e foi no momento desta descoberta que ocorreu uma troca de tiros no qual ocorreu o falecimento de Euclides da Cunha, fazendo o Brasil entrar em estado de choque com tamanha perda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.