Menor Computador do Mundo

No ano de 2012 a Fundação Raspberry Pi lançou no mercado o menor computador do mundo. Para se ter uma ideia o equipamento tem o tamanho de um cartão de crédito e já ultrapassou 1,5 milhão de unidades vendidas. A empresa busca por parcerias no Brasil para que o pequeno computador possa ser fabricado por aqui também.

A sede da empresa fica em Londres, mas já tem fábricas no País de Gales e China. A parceira fabricante dos computadores no Reino Unido é a Sony. Os fundadores da empresa observaram no Brasil um excelente mercado para o seu computador que cabe no bolso.

O Preço

O Pi comercializado no Reino Unido custa U$S 35, porém, quando chega ao Brasil por meio de importação o seu preço quase dobra. Fabricar o pequeno computador no Brasil poderia ajudar a baratear o produto. A ideia de que o computador custe pouco reforça o objetivo do produto que é difundir o conhecimento tecnológico para maior parte da população.

A Ideia

Os criadores do Pi desejavam fazer um resgate do conhecimento de programação que era necessário para utilizar os primeiros computadores. Atualmente, os aparelhos tecnológicos apresentam interfaces bem simples de usar que não exigem conhecimento de programação.

O Pi exige que o seu usuário conheça um pouco de programação para lhe dar os comandos básicos, da mesma forma como acontecia com os primeiros computadores. O Raspberry Pi foi registrado como fundação de caridade no Reino Unido. Nos Estados Unidos e Noruega já foram desenvolvidas experiências parecidas.

Sobre isso Robert Mullins, da Rapsbreey Pi Foundation disse que os computadores de 30 anos atrás precisavam ser programados e que as crianças viam os aparelhos como verdadeiras caixas de Lego apenas pensando no que poderiam criar com elas, mas atualmente esse processo se perdeu.

Entretanto, é importante destacar que o Pi não é apenas um produto com objetivos educacionais, se assim fosse seria mais fácil conseguir produzi-lo no Brasil com custos menores. Existe uma demanda comercial para o aparelho na América Latina.

Projeto Educacional do Pi

Como um dos conceitos por trás da criação do Raspberry é ajudar a difundir os conhecimentos de informática foi criado um projeto em parceria entre a Fundação Raspberry e a Google que financiaram 15 mil unidades para escolas do Reino Unido. Dentre essas unidades 3.000 serão destinadas a Code Clubs, grupos de voluntários que ensinam programação para crianças. O Brasil também se prepara para receber esse projeto.

Como Funciona o Raspberry Pi

O pequeno computador consiste numa mini placa-mãe que tem um processador e entradas USB além de saídas de som e vídeo. Algo muito simples, mas que parece ter conquistado mesmo as pessoas, pois as vendas superaram e muito as expectativas dos seus criadores. Acredita-se que o grande sucesso de vendas desse computador se deve a flexibilidade do aparelho.

O Que Você Pode Fazer Com o Raspberry Pi

Apesar de o Raspberry Pi ser bem pequeno pode ser bem funcional. Pode ser que num primeiro momento você não consiga pensar em muitas coisas que pode fazer com o aparelho, então listamos algumas das possibilidades.

Raspberry Pi  Como Smart TV

Uma das novas febres da tecnologia são as smart TVs, porém, você não precisa gastar muito num aparelho que vem com apenas alguns aplicativos. A sua TV de sempre pode ficar muito mais completa e até mesmo ter um navegador web completo com a ajuda do Raspberry Pi. Quando o computador é conectado a TV ela passa a ter uma biblioteca bastante interessante de jogos e aplicativos.

Raspberry Pi  Como Dispositivo de Armazenamento de Rede Simples

O seu Raspberry Pi pode se transformar num dispositivo de armazenamento de rede simples. Para isso plugue uma unidade USB que tenha bastante espaço no Pi e em seguida ative o compartilhamento de arquivos do Samba no Fedora Remix que já vem no computador e pronto o seu dispositivo já está pronto.

Usado dessa forma o seu computador se transformar num servidos para acessar a sua rede doméstica que ficará disponível para que você possa guardar documentos, músicas, vídeos ou outros tipos de arquivos que sejam muito pesados para deixar no seu notebook, smartphone e tablet.

Quem quiser ainda pode mexer um pouco mais e passar a compartilhar os seus dados pela internet através de um servidor web compacto como o NGinx. Se desejar é possível montar até mesmo um repositório para os seus arquivos de forma segura por meio do uso de um SSH. A partir do momento que você usa o Pi como um servidor de armazenamento pode concentrar esse equipamento num único recurso.

Raspberry Pi Como Controle Remoto do Computador

Já pensou como seria legal ter um controle remoto do seu computador. Com o Raspberry Pi  isso é possível. Basicamente para isso será necessário usar um software livre que é chamado de VNC que pode rodar em PC ou Mac. Esse software permite que você acesse remotamente o seu computador usando uma versão chamada VNC Viewer que pode ser usado em vários sistemas operacionais, até mesmo no Linux.

O seu Raspberry Pi pode passar a ser um controle remoto para o seu computador. Para conseguir isso você deverá deixar o VNC executando no seu PC e em seguida ligar o seu Raspberry Pi na sua televisão ou então conectar um mouse e teclado Bluetooth. Faça com que o VNC Viewer seja executado no Pi para que possa dessa forma ter o controle remoto do seu computador.

Lembramos que é necessário que os dois equipamentos sejam mantidos na mesma rede para que possam se comunicar. Uma dica legal é usar essa ideia com um computador do trabalho, por exemplo, o que permite a você acessar a máquina mesmo estando em casa. Peça autorização para o seu chefe para realizar esse procedimento.

Um Pequeno Computador, Um Grande Passo

O Raspberry Pi demonstra que não importa o tamanho do computador é possível realizar uma grande gama de atividades além de ter o barateamento da tecnologia para que mais pessoas possam aprender mais sobre informática. Conheça o computador que tem tamanho e preço de brinquedo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informática

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.