Queimaduras por Exposição Solar

Como Evitar o Problema

Especialistas em dermatologia, advertem que nessa época do ano com temperaturas elevadas ,e as pessoas se expondo às radiações solares, podem ocorre queimaduras na pele, além de vários transtornos de saúde.

Um modo de evitar esse problema é escolher um protetor solar adequado, bem como usá-lo corretamente. Normalmente as pessoas não lembram de passar o produto, nos pés ou na ponta das orelhas por exemplo.

Queimaduras de Sol

Esse esquecimento pode resultar em uma dificuldade em calçar o sapato, pela queimadura, ou ter que dormir do lado oposto ao da orelha queimada pelo sol. Há ainda os que expõem todo o corpo ao sol, sem nenhuma proteção correndo risco inclusive de saúde, além do desconforto posterior que sentem.

Modo Correto de Utilizar o Protetor Solar

De acordo com especialistas em dermatologia, há uma maneira correta de usar o protetor solar, que é um item indispensável para quem quer se expor às radiações solares. Esse modo adequado inclui vários pequenos detalhes, que fazem toda a diferença na hora de conseguir um bronzeado bonito, mas principalmente saudável.

A primeira coisa a fazer é escolher o protetor solar correto, dentre as várias opções que são comercializadas no mercado. Existem vários tipos, com diferentes fatores de proteção e sob a forma de gel, spray, ou os cremes que apesar de serem um pouco oleosos, são considerados mais eficazes contra os riscos da exposição ao sol.

Como Evitar a Oleosidade

Os especialistas orientam que um modo de evitar a oleosidade em excesso, principalmente na área do rosto, a opção mais indicada é usar filtro em forma de gel. No entanto, ao aplicá-lo, as pessoas devem ter cuidado, pois ele deve ser espalhado delicadamente, diferente dos cremes, somente em uma direção para que seu efeito não se perca.

Utilização dos Sprays

A forma de spray tem com principal benefício ser bem mais prática de ser utilizada, nas áreas do corpo que tem pelos. Porém a quantidade a ser aplicada fica mais difícil de ser medida. Uma sugestão é aplicar o jato de forma contínua, de maneira que cubra o corpo inteiro, sem utilizar as mãos para espalhar o produto.

Fator de Proteção

Não há muita diferença, no potencial de proteção contra os raios ultravioleta entre os vários fatores de proteção solar, conhecidos como a sigla FPS, que existem nos protetores solares.

De acordo com especialistas, a diferença está no período de tempo de proteção,ou seja, quanto mais alto for o fator FPS, mais tempo ele protegerá a pele do indivíduo. Porém essas variações não são fixas, pois mudam com o tipo de pele que a pessoa tem.

Escolha do Protetor

Foram realizados testes em laboratórios que conseguiram identificar o período exato, para repassar cada protetor solar, porém os médicos dermatologistas orientam às pessoas que uma opção simples, e que todos podem fazer é reaplicar o protetor solar a cada duas horas, para ter certeza da proteção adequada.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.