Estresse

O estresse é considerado por muitos médicos e cientistas como a doença do século, ou ainda como a doença do terceiro milênio, pois tornou-se comum e acomete milhões de pessoas em todo o mundo, de todos os sexos, idades e condições sociais.

Estresse

Estresse

Como surge o estresse?

O primeiro conceito de estresse surgiu na década de 30 dado pelo endocrinologista canadense Hans Selye. Segundo ele o estresse poderia ser positivo ou negativo, positivo quando decorrente de mudanças positivas em nossas vidas e negativo quando advindo da vivencia de situações traumáticas ou negativas. Com o passar do tempo esse conceito de estresse se ampliou, e o mercado de trabalho evoluiu de tal forma que esse passou a ser uma das principais causas do estresse das pessoas. As relações de trabalho se modificaram, com o advento da tecnologia e a globalização as exigências são cada vez maior, assim como a concorrência, obrigando as pessoas a buscarem uma adaptação em um nível e com uma rapidez acima daquela que seria considerada saudável e normal. As pessoas vivem sob uma pressão contínua, sendo cobrado o tempo todo nos diversos ambientes seja no trabalho, na escola e em casa, todos temos que ser melhores e darmos o melhor de nós o tempo todo…essa é uma das principais causas que dão origem ao estresse, a pressão externa cotidiana.

Trabalho

Trabalho

Sintomas

Os sintomas do estresse podem se apresentar de várias formas diferentes, dependendo das características individuais de cada paciente, no entanto os sintomas mais comuns são dor de cabeça constantes, dores no corpo, insônia ou sonolência, fadiga, alterações intestinais, palpitações, tremores, náuseas e resfriados constantes, pois o estresse também age sobre o organismo baixando as defesas e a imunidade dos pacientes. Além desses sintomas outros de ordem psicológica podem aparecer como a falta de estimulo, os distúrbios do sono, agressividade, angustia e instabilidade emocional, com crises de choro e de irritação. O estresse num nível maior pode causar inclusive a queda de cabelo até problemas graves de hipertensão e de coração.

Sintomas

Sintomas

Tratamento do estresse

O tratamento do estresse pode ser natural ou com medicações da alopatia, mas o organismo responde muito melhor a um tratamento com as duas formas em conjunto, usando a administração de medicamentos ao mesmo tempo que o paciente faz atividades fisicas recomendados e em alguns casos em que se tornar necessário o paciente também pode se submeter ao tratamento através de terapia com psicólogo ou psiquiatra.  Médicos e terapeutas, baseados em estudos feitos com pacientes criaram as salas anti-estress, onde os pacientes são submetidos a uma série de terapias e estimulos diferentes criadas com o objetivo de buscar encontrar o equilibrio do organismo doente. A sala anti-estress utiliza diversos recursos naturais, como sons, luzes, aromas e vibrações delicadas capazes de produzir imediato conforto e relaxamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.