Voleibol de Praia

O Voleibol de Praia

O voleibol de praia também conhecido popularmente aqui no Brasil como vôlei de praia consiste em um desporto no qual uma quadra de areia é dividida com uma rede, fazendo com que cada uma das equipes ou duplas passem a bola pela rede sem deixa a mesma cair com diferentes toques.

Conhecido em muitos países pelo mundo, o vôlei de praia é marca registrada de tradição principalmente no Brasil e Estados Unidos, o último o qual originou essa prática esportiva.

No voleibol de praia é permitido entre dois a quatro competidores de cada equipe, sendo que todos devem estar vestidos adequadamente para a atividade, que expõe ao sol os competidores e é realizada em um espaço de areia, mas precisamente nas praias. Contudo nos Jogos Olímpicos é aceita apenas a modalidade que se nomeia voleibol de areia de dupla, com a presença de dois competidores por time, tanto na categoria masculino quanto feminino.

Regras de Areia

Equipe

Equipe

Dentro do desporto, o voleibol de praia difere-se um pouco quanto às regras do voleibol de quadra. Exemplos dessas regras estão no máximo de pontos do set, que na praia chegam apenas 21 pontos, exatamente pelo desgaste físico, que na areia aumenta quase o dobro. Em seguida tem-se a invasão por baixo da rede, a qual não é permitida em jogos de quadra.

Não pode haver também na areia a substituição em grande número de vezes do jogador; assim o atleta só sai da quadra de areia caso não tenha realmente mais condições para o jogo.

O toque por dois jogadores de times rivais em cima da rede também não é considerado jogo preso, e pontua quem conseguir de fato derrubar a bola definitivamente no campo adversário. Na questão saque, o mesmo pode ser dão a qualquer distância do fundo da quadra, a partir da demarcação da linha final, podendo ser também por baixo, sem a necessidade de forçá-lo.

Dados Históricos

O voleibol de praia tem suas origens nas competições que eram realizadas nas praias de Santa Mônica, na Califórnia (EUA), mais precisamente na década de 1920. Até então os torneios realizados nessa praia e em grande parte dos países europeus eram considerados amadores, passando depois a serem patrocinados por empresas de cigarro e cerveja.

Só apenas em 1966 nos Jogos Olímpicos de Atlanta foi que o esporte passou a ser pratica e registrado como desporto oficial. Na categoria feminino oficialmente a primeira vitória com medalha de ouro deu-se com as duas brasileiras Jaqueline Silva e Sandra Pires. Depois muitas outras duplas brasileiras, tanto masculinas quanto femininas ficaram sempre em bons lugares nas categorias do voleibol de praia, que ainda conta com os Estados Unidos a frente no ranking do quadro de medalhas olímpicas.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.