Qual a Diferença Entre Fibra Óptica Monomodo e Multimodo?

A fibra óptica tem sido cada vez mais utilizada em projetos de segurança eletrônica por ter capacidade de transmissão para um volume significativo de dados e também por seu elevado throughput (taxa de transferência). Quando o assunto é fibra óptica existem basicamente dois tipos: monomodo e multimodo. Entender a diferença entre ambos é essencial para fazer a escolha mais assertiva para os seus projetos.

Fibra Óptica: O Que é?

Fibra Optica

Fibra Optica

As fibras ópticas são compostas por filamentos bem finos em que os dados são transportados por meio de sinal luminoso. Como não utilizam sinal elétrico, as fibras ópticas, estão imunes a ação de interferência eletromagnética. Essa é uma solução prática para os casos em se deseja transmitir dados a uma longa distância.

Para se ter uma ideia o cabo metálico (como o UTP, por exemplo) permite o transporte de dados entre dispositivos que se encontram a dezenas de metros de distância, já no caso da fibra óptica essa distância passa a ser de centenas de metros podendo chegar a ser de quilômetros. A fibra além de ser imune à interferência também apresenta menor atuação da luz em comparação com o sinal elétrico do cabo metálico.

Fibra Óptica: Monomodo e Multimodo

Há dois tipos de fibras ópticas, a fibra monomodo e a multimodo. Entender a diferença entre elas é fundamental para escolher a que melhor se encaixa nos seus projetos. A fibra multimodo tem como principal característica a propagação da luz através de diversos caminhos (modos). Em outras palavras isso significa que é possível enviar mais de um feixe de luz concomitantemente uma vez que existem diversos ângulos de incidência. As fibras multimodos podem ser classificadas em dois tipos: índice degrau e índice gradual.

A fibra monomodo, por sua vez, utiliza luz de menor intensidade – geralmente a sua fonte luminosa são Diodos Emissores de Luz (LED). Trata-se de um tipo de fibra bastante usado em aplicações internas como cabeamento horizontal e espinha dorsal de edifícios. Na fibra monomodo a luz trafega dentro do núcleo da fibra usando um caminho único (modo) sem que haja a necessidade de reflexão. Dessa forma é possível alcançar distâncias mais longas.

Diodos de Laser

O núcleo da fibra monomodo é bem menor quando comparado com o núcleo das fibras multimodo. A fonte luminosa da fibra tipo monomodo são os Diodos de Laser que apresentam desempenho muito mais elevado do que o do LED. A luz dentro de uma fibra monomodo percorre um caminho único através do núcleo para chegar ao outro lado.

O núcleo da fibra monomodo é bem menor, varia entre 8 e 10 micrômetros, geralmente 9µm com revestimento de diâmetro de 125µm. A propagação da luz se dá de maneira direta, isso dá mais segurança para a transmissão de dados, pois reduz as chances de que os dados sejam vazados ou corrompidos.

A distância que a fibra monomodo é consideravelmente maior em comparação com a fibra multimodo de maneira que pode ser usada em áreas externas com excelentes resultados. É bastante utilizada em empresas de telefonia.

Principais Diferenças Entre Fibra Óptica Monomodo e Multimodo

 A diferença mais marcante entre a fibra multimodo e a monomodo é o diâmetro do núcleo. No caso da fibra multimodo o núcleo é mais largo de maneira que a luz se propaga de forma mais dispersa, ou seja, com uma velocidade reduzida de transmissão. Na fibra multimodo o diâmetro do núcleo varia entre 62,5 ou 50 micrômetros com revestimento de diâmetro de 125µm.

É por esse motivo que em alguns cabos/patch cords a informação do tipo de fibra é fornecida por meio do código 62,5/125µm ou 50/125µm. Em comparação com a fibra monomodo, a fibra multimodo, alcança distâncias menores, normalmente até 2 km. A distância máxima pode variar de fabricante para fabricante. É um tipo de fibra mais recomendada para ambientes internos.

Tipos de Fibras Monomodo e Multimodo

De acordo com a norma NBR 14656 as fibras monomodo reconhecidas são: OM1, OM2, OM3 e OM4. Já dentre as fibras multimodo estão os tipos OS1 e OS2. Você poderá encontrar a fibra multimodo representada pela sigla MM do inglês multimode e a fibra monomodo representada pela sigla SM de single mode.

Preço das Fibras Multimodo x Fibras Monomodo

O custo dos cabos multimodo e monomodo é semelhante, no entanto, os sistemas multimodo apresentam valores bem mais em conta em comparação com os sistemas monomodo. Quando aplicados corretamente os sistemas multimodo se mostram mais econômicos. O motivo para essa diferença está no preço dos transceptores e componentes multimodo.

Os transceptores multimodo podem chegar a custar entre duas e três vezes menos do que em comparação com os monomodo. Os componentes de LED utilizados nos sistemas multimodos custam menos na hora de comprar e também de calibrar. Mas, como mencionamos há diferenças de qualidade e capacidade de cobertura de distância.

Qual a Melhor Escolha?

Não há uma resposta certa para essa pergunta, tudo depende do projeto em que será aplicado e quais são os seus objetivos. Quando o projeto demanda uma banda mais leve com aplicações de curta distância a fibra multimodo funciona muito bem. No entanto, se a rede for mais longa e demandar uma largura de banda elevada o mais indicado é usar o cabo monomodo.

Por Que Escolher Fibras Ópticas?

A fibra óptica tem sido cada vez mais utilizada para a transmissão de dados, abaixo listamos alguns dos principais motivos para essa preferência acentuada:

– Volume de Transferência

 Há um volume de transferência de informações bastante acentuado.

– Distância

 Apresenta a possiblidade de enviar sinal a longas distâncias em decorrência da atenuação das fibras ópticas.

– Resistência

 Apresenta plena resistência a interferência eletromagnética.

– Dimensão e Peso

 Sua dimensão e peso são consideravelmente pequenos.

– Segurança

 Não oferece risco de choque elétrico ou de ignição.

– Resistência a Intempéries

Apresenta excelente resistência a ação do tempo e as condições do meio ambiente como descargas eletroestáticas, umidades entre outros.

– Custo

 Apresenta custo relativamente baixo e decrescente continuamente.

– Confiabilidade

Trata-se de uma fibra bastante segura e confiável.

Gostou de conhecer mais sobre as diferenças entre fibras ópticas monomodo e multimodo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.