Surf

O surf é um esporte radical, muito popular entre os jovens que curtem a praia, o mar e a natureza. A origem do surf gera polemica, pois os moradores da ilha peruana de Uros desafiavam as ondas em balsas feitas de um tipo de palha para voltar para casa depois da pesca, há mais de quatro séculos. Entretanto a origem oficial do surf é designada ao Havaí, onde teria sido criado pelo rei Tahito. O Havaí é um país de uma Saúde e Beleza natural ímpar no mundo inteiro, um povo nativo hospitaleiro e também de muitas histórias e lendas, uma delas designa o surf como esporte dos deuses, porque segundo a lenda na Polinésia pegar ondas em pé na prancha era um privilégio real, aos súditos restava pegar as ondas deitado na prancha, e ainda segundo a lenda teria sido esta a origem e a rivalidade entre o surf e o bodyboard.

Campeonato

Campeonato

Lenda ou realidade? ninguém sabe ao certo. A verdade é que foi no ano de 1778 que James Cook descobriu o arquipélago e já havia nativos da ilha Chuka-chuka surfando nas praias locais e foi a partir dai que começou a evolução e a disseminação do surf pelo mundo. Em 1912 o surf  passou a ser reconhecido através do campeão olímpico de natação havaiano Duke Paoa que divulgou o surf, entretanto foi a partir de 1950 que o esporte ganhou popularidade conquistando os jovens das praias da Califórnia onde se tornou moda. A partir dai se disseminou pelo mundo e nas décadas de 70 e 80 começaram a acontecer os primeiros campeonatos e a profissionalização do Esporte.

Pranchas de Surf

Pranchas de Surf

A prática do esporte consiste no surfista se manter em pé em cima da prancha ao longo da superfície de uma onda enquanto esta arrebenta, podendo ser realizadas diversas manobras radicais que determinam a capacidade e a perícia do “piloto” de acordo com o grau de dificuldade desses movimentos. Na atualidade o surf se divide em duas categorias Shortboarding e Longboarding que são determinadas pelo tamanho da prancha e pelo estilo das manobras executadas. Muitos esportes como, Rapel e Skate tem manobras radicais. Para ser um bom surfista não basta apenas gostar do mar e ter espírito aventureiro, é necessário muito mais do que isso.

Surf

Surf

E preciso conhecer profundamente o mar e estar em boas condições físicas e de saúde. O tipo de ondas e sua rebentação é determinada pela topografia do fundo do mar, profundidade, direção e intensidade do vento e estação do ano. Assim as maiores e mais fortes ondas ocorrem onde o mar é mais profundo e tem o melhor conjunto de características, locais em que a corrente marítima é muito forte, assim o surfista precisa estar em excelente condição física para afastar o risco de afogamento.
Os surfistas garantem que este é muito mais do que um esporte, é um estilo de vida, pois muitos deles levam uma vida nômade, como turistas andando pelo mundo em busca das melhores ondas, do melhor mar, curtindo as maravilhas que a natureza oferece ao homem. Por isso é importante a Proteção Do Meio Ambiente e controlar a Poluição do Ar e das águas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.