Segurança no Esporte

Praticar alguma atividade física e esportes é importante e contribui diretamente para a saúde e bem estar físico e mental. No entanto, algumas modalidades esportivas enfrentam a polemica da violência e do perigo de exposição a machucados, fraturas e até a morte durante competições esportivas ou a simples prática da atividade, como é o caso do Boxe ou do futebol americano, por exemplo. Dependendo da modalidade esportiva o contato físico é intenso e medidas para a proteção devem ser tomadas, que podem incluir regras mais rigorosas para evitar o contato extremo e até o uso de equipamentos de segurança como capacetes e protetores corporais.

Projeto

Casos de Morte no Boxe

Um exemplo de perigo no esporte pode ser encontrado no boxe, modalidade esportiva em que o excessivo contato provocou várias mortes. Um levantamento realizado por cientistas dos Estados Unidos aponta que entre os anos de 1890 e 2007, 1465 atletas morreram durante a prática da modalidade, um número alto para uma atividade esportiva.

Futebol

Neste mês de outubro, por exemplo, outro atleta praticante da modalidade faleceu durante um torneio: Jefferson Gonçalo, boxeador de 39 anos, estava em uma competição na cidade de Salto no interior de São Paulo lutando o quinto round quando depois de 29 segundos de luta, desmaiou no ringue. Apesar de ter sido prontamente atendido e levado a um hospital de uma cidade vizinha, o lutador não resistiu e faleceu quatro dias depois do incidente. O acontecimento suscita um velho debate sobre os limites da violência nos esportes de contato e sobre a utilização de protetores durante as lutas, como capacetes e coletes, que certamente minimizariam o impacto das pancadas sofridas durante as lutas. De acordo com os médicos o boxe é o esporte que deixa o cérebro mais exposto ao risco, pois as pancadas são dadas diretamente sobre essa região sem o uso de nenhuma proteção. O número de pugilistas que ficam com seqüelas cerebrais após alguns anos de prática do esporte é alto, e existe até uma doença associada ao esporte, que é chamada pelos médicos de dementia pugilística.

Segurança no Esporte

Outros Esportes Que Podem Oferecer Riscos

O boxe não é a única atividade que pode oferecer riscos: o futebol americano, o futebol comum, o hóquei no gelo, artes marciais em geral e o rúgbi, para citar apenas alguns exemplos, são esportes que podem deixar seqüelas. O futebol americano é o esporte preferido nos Estados Unidos, mesmo sendo a principal causa de lesões cerebrais entre os americanos, e deixando seqüelas nos veteranos como perda de memória e até demência. O governo está tentando em parceria com a National Football League criar novas regras ou aprimorar os protetores. As organizações responsáveis pelos outros esportes citados também estão em constante discussão para aprimorar a segurança e evitar fatalidades.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.