Salto Com Vara

Dentre as muitas modalidades de Escolas praticados na Grécia antiga, já acontecia o salto com vara. Esta modalidade de competição consiste em ultrapassar uma barreira ou travessão, apoiados em duas barras verticais, utilizando para isso uma vara flexível, que era feita de bambu e de madeira, mas com o passar dos anos começaram a serem feitas com alumínio. O segredo do sucesso do salto com vara é a flexibilidade, e por isso que atualmente, com os avanços e modernidades elas são feitas de fibra de carbono ou de vidro. As vantagens disso são a diminuição do peso da vara e conseqüentemente sua maior flexibilidade, fator que só fez aumentarem os recordes desta modalidade de esporte.

Como em todos os outros esportes o salto com vara tem regras especificas e aqui a principal delas se refere a medida da pista que deve ser de 45 metros no mínimo. Muitas vezes ao realizar o salto os atletas são fotografados em Posições Estranhas, mas que são fundamentais para o sucesso do salto sem tocar no travessão, o que seria considerado como falta. Existem muitas curiosidades a cerca de vários tipos de esportes, como o caso da Esgrima, O Esporte dos Nobres, que exige de seus competidores muita habilidade e treino, além de roupas especiais e muitas vezes consideradas esquisitas, mas que garantem sua segurança e integridade física. Surfistas Pegando Onda Gigante também nos dá uma noção do quanto este esporte pode ser inusitado, divertido e gerador de belas fotos e imagens, embora não seja muito valorizado por aqui.

O salto com vara permite que o atleta faça apenas três tentativas referentes a cada altura a ser ultrapassada. Além da queda do sarrafo, é considerada falta quando o atleta modifica a posição das suas mãos, depois que a vara for apoiada na caixa. O impulso gerado deve permitir que o atleta ultrapasse o travessão de preferencia sem tocar nele, arqueando seu corpo para isso. Este tipo de competição é uma das que exige mais do atleta. Se formos observar, passo a passo como funciona um salto com vara podemos perceber que o atleta é exigido sob vários aspectos como velocidade, impulso, flexibilidade, resistência, equilíbrio, etc.

É preciso muita dedicação e esforço para se tornar um atleta de ponta em salto com vara. O inicio desta brincadeira surgiu com a necessidade de transpor canais de agua, na Europa, e de lá pra cá, veio evoluindo e se tornou um esporte muito respeitado e disputado em olimpíadas. A principio, devido ao extremo esforço exigido pela modalidade, o salto com vara era exclusivo para os homens, mas a Mulher Bonita e desafiadora como é, vem conquistando seu espaço em varias áreas e não é diferente com este esporte, elas estão inclusive no futebol e em outros redutos anteriormente tipicamente masculinos. Sinal dos tempos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.