Regras do MMA

O MMA é um esporte que se difundiu bastante no Brasil assim como no restante do mundo, porém, ao contrário do que muitos pensam, trata-se de um esporte que possui um rígido conjunto de regras. Se você gosta de acompanhar esse esporte vale a pena conhecer mais sobre as suas regras para ficar por dentro de tudo o que acontece no octógono. As regras do MMA foram definidas por uma comissão especial do esporte que leva em consideração a profissionalização da categoria e também a proteção dos seus atletas. Cada aspecto do esporte tem suas próprias regras, vamos começar falando dos rounds. Rounds do MMA Os rounds devem ter 5 minutos de duração cada um e entre cada um dos rounds deve haver um período de descanso de 1 minuto para que os atletas possam cuidar dos machucados e também se recomporem.

As lutas em que estão em disputa um cinturão devem durar 5 rounds, as que não valem cinturão podem ter até 5 rounds desde 2011. Antes só podiam ter 3 rounds. Trajes para a Luta A única vestimenta permitida no octógono do MMA são os shorts previamente aprovados pela comissão da luta. Não são permitidos calçados ou acessórios além das luvas que devem ser leves, de 4 a 6 onças. Além disso, as luvas devem deixar os dedos do atleta livres. As bandagens das mãos também devem ser leves e aprovadas pela organização do evento. Os Equipamentos Os equipamentos que os organizadores das lutas de MMA devem fornecer para os atletas são: um balde limpo e uma garrafa de água limpa para que o corner de cada atleta possa fazer o seu trabalho de cuidar dos ferimentos e oferecer água ao lutador nos intervalos dos rounds.

Arbitragem e Pontos do MMA Apenas o árbitro ou o médico oficial do evento podem interromper a luta e podem adentrar na área de combate. Em relação à pontuação, os juízes da luta devem ficar atentos a alguns detalhes técnicos. Conheça alguns desses detalhes que são observados: Trocações Efetivas – Quantidade de golpes que o atleta desferiu e a sua relevância na luta. Agarramentos Efetivos – Quantidade de quedas e também de reversões que cada atleta conseguiu no decorrer da luta.

Controle da Área de Luta – Avaliação de qual atleta está ditando o ritmo da luta e quem está tentando encaminhar a luta seja para o chão ou para a grade. Agressividade Efetiva – Observação da relevância dos golpes desferidos em direção ao oponente e se o atleta está conseguindo caminhar em direção a ele. Os golpes devem ser legais e permitidos. Defesa – Também conta pontos a defesa, ou seja, evitar ser golpeado e também esquivo das trocações. Os golpes baixos como acertar as partes íntimas ou mesmo colocar o dedo no olho do adversário são terminantemente proibidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.