Quais São as Modalidades do Atletismo nas Olimpíadas?
O atletismo é talvez um dos essenciais esportes praticados nas Olimpíadas e vem marcando presença nesses jogos desde o período de sua primeira edição lá em Atenas no ano de1896.
Existem alguns registros de competições que foram organizadas com o atletismo desde o período de Olimpíadas na Grécia antiga que acontecia desde 776 a.C.
O atletismo nas Olimpíadas hoje em dia compreende exatas 48 provas, sendo 24 delas para os homens, 23 para as mulheres e 1 para ambos os gêneros. A sua principal prova, que é os 100m rasos categoria masculina, atrai as atenções e todo o mundo.
Aliás, o atletismo é o esporte mais amplo das olimpíadas. Apesar de no Brasil aguardarem bastante os jogos de futebol e basquete, o atletismo é responsável pela maioria das provas dos jogos olímpicos.
Podemos inclusive dividir essas provas do atletismo em até 10 grupos: As provas em velocidade, também populares como sprint, as provas em meio-fundo, provas em fundo, provas de obstáculos, os revezamentos, saltos, os lançamentos e os arremessos, as combinadas, as provas na rua e as marchas.
Devido a gigante variedade das provas, os atletas normalmente seguem a tendencia de se especializarem em uma só prova, ou no máximo até duas. São bem raros os atletas no atletismo profissional de hoje em dia que dispute 3 provas solo em um alto nível.
Devido a todo seu apelo mundial e ao alto grau em especialização, a quantidade dos países que medalham em modalidade é grande. Nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, por exemplo, foram 42 os países que subiram até o pódio e pelo menos 20 conquistaram alguma medalha
Modalidades do Atletismo nas Olimpíadas.
Como já foi citado, o atletismo é amplo e contém inúmeras modalidades. Dentro das olimpíadas o atletismo é considerado o principal esporte, pois é a prática que contém mais modalidade em sua lista de provas. Confira essas modalidades disputadas nos jogos olímpicos.
Corridas: Podem ser por Equipes ou Individuais
Todas as provas para corrida conseguem ser individuais e também por equipe, e são disputadas nas pistas ou nas ruas. As individuais na pista são divididas pelas distâncias.
Curtas: 100m, 200m e 400m Rasos
Médias: 800m e 1500m
Longas: 5000m, 10000m e a Maratona (42 km)
Ainda dentro das pistas, existem as provas que contém as Barreiras, nas quais os atletas precisam saltar as barreiras distribuídas em todo o percurso dos 110m (100m, quando é versão feminina) e nos 400m.
Existem também as provas disputadas nos 3000m com os Obstáculos ou os “steeplechease”, onde todos os atletas precisam saltar as barreiras e os fossos d’água ao decorrer de todo o percurso.
Para compreender melhor as modalidades, é recomendado fazer uma pesquisa sobre as regras de cada uma. Apesar de semelhantes, cada detalhe é um diferencial no momento de se estabelecer essas regras.
Marcha Atlética nas Pistas e nas Ruas
Também disputada nas pistas, essas provas em Revezamento costumam ser disputadas em equipes com até 4 corredores, que vão passando um bastão para o seu parceiro subsequente ao longo desse percurso e cada vez que eles completam uma distância exigida. Dentro dos Jogos Olímpicos, essa modalidade é disputada nas provas de 4x100m e de 4x400m.
Já nas Corridas na Rua, a modalidade consiste em uma Marcha Atlética que varia de 20 km até 50 km (esta somente para os homens) e a Maratona (42 km).
Saltos: São Divididos entre os Horizontais e os Verticais
As provas em salto também são grandes provas do atletismo nas olimpíadas. Essa modalidade é dividida em:
Horizontais: Salto em Distância e Salto Triplo
Verticais: Salto em Altura e Salto com Vara.
Entre as provas horizontais a prova que mais se destaca é o salto em distância. Essa é uma modalidade das olimpíadas de atletismo que os atletas precisam combinar a velocidade, a força e a agilidade para pularem o mais longe que podem a partir do ponto que é pré-determinado. Eles se lançam até uma caixa de areia para amenizar o impacto.
E dentro das provas horizontas a prova de destaque é o salto com vara. Essa modalidade é o esporte do atletismo onde os atletas utilizam de uma vara longa e flexível para conseguir alcançar uma maior altura para conseguir passar por cima de uma barra ou de sarrafo.
Eles caem em cima de uma superfície acolchoada, para amenizar o impacto. O brasileiro Thiago Braz da Silva conseguiu ultrapassar os 6.03m e foi campeão no salto com vara na última olimpíada, quebrando inclusive o recorde olímpico.
Lançamentos e Arremessos Possuem Quatro Variações
As provas de arremessos possuem até quatro variedades: Arremesso de Pesos, Arremesso de Discos, Arremesso de Vara e os Arremessos de Martelos.
Arremesso de discos, por exemplo, é uma das modalidades esportiva olímpica principais nas olimpíadas. O objetivo dessa prova é quando os atletas devem lançar um disco metálico à maior distância possível, superando seus demais competidores.
Assim mesmo como os lançamentos de martelos e os lançamentos de dardo. Esses esportes são oficialmente chamados de lançamento, mas também podem ser considerados arremessos.
Heptatlo e Decatlo Combinam Provas
Essa modalidade unem as provas com todas as categorias anteriores dentro de um só programa. Dentro dos Jogos Olímpicos eles são as seguintes:
Heptatlo: Essas são competidas somente na categoria feminina, e elas consistem nas três provas de corrida (200m, 800m e 100m com as Barreiras), duas em salto (Salto a Distância e o Salto em Altura) e as duas provas de arremesso (Arremessos de Pesos e os Arremessos de Dardos)
Decatlo: exclusivas para os homens, essa traz quatro corridas (100m e 400m Rasos, 110m com Barreiras e 1500m), três saltos (as mesmas do heptatlo e o Salto com Vara) e três arremessos (os mesmos do Heptatlo e o Arremesso de Disco).
Essas provas são disputadas a anos dentro das olimpíadas e levaram algumas medalhas para diversos países. Além disso, o Heptatlo e Decatlo são disputadas. O atletismo é amplo e suas disputas também, sendo a modalidade mais diversa e mais disputada dos jogos olímpicos.