Pólo Aquático

Tendo suas linhas básicas muito semelhantes a um jogo de handebol, o pólo aquático é um dos esportes coletivo que tem por objetivo lançar a bola ao fundo da rede da equipe adversária, protegida por um goleiro ou guarda redes, mas tem uma diferença essencial que é o fato de ser um esporte praticado dentro da agua, ou seja, em uma piscina. Suas origens são de Londres (Inglaterra), seculo XIX. As equipes formadas para o jogo de pólo aquático consistem em 13 pessoas, sendo 7 jogadores com o goleiro e os outros 6 atuando como suplentes.

Pólo Aquático

Pólo Aquático

O pólo aquático é praticado em piscinas, mas não pode ser uma piscina qualquer, as medidas são determinadas entre 20 a 30 metros de comprimento e de 10 a 20 metros de largura, profundidade minima de 2 metros, assim como o peso da bola que deve conter entre 400 e 450 gramas, entre outros detalhes que são de extrema importância. Assim como em muitos esportes competitivos o pólo aquático tem por objetivo ter uma equipe vencedora, e neste caso, assim como no futebol, o fator determinante são os gols. As normas oficiais para o bom funcionamento do jogo consistem em apenas duas regras básicas, e os golpes baixos no esporte não são penalizados.

Esporte

Esporte

Todos concordam que esporte é saúde, e para praticar esta modalidade é necessário que os atletas tenham um excelente condicionamento físico, pois muito lhes é exigido para se movimentar com agilidade e habilidade dentro da piscina. Este esporte, apesar de pouco divulgado no Brasil, é parte integrante dos jogos olímpicos. Aqui em nosso país os campeonatos e a organização de forma geral se dá através da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A nível mundial os responsáveis pela organização de campeonatos e eventos fica por conta da Federação Internacional de Natação (FINA). Sendo o pólo aquático um esporte praticado dentro da piscina, a única forma de diferenciar as equipes é através de gorros, com protetores nas orelhas, em duas cores, que são branco e azul. Já os goleiros usam gorros vermelhos para diferenciá-los dos demais jogadores.

Existem outros esportes praticados em piscinas que são mais conhecidos aqui em nosso país, como por exemplo o nado sincronizado, que encanta a todos com sua beleza e graça, apesar das posições estranhas que por vezes acontecem. Este, assim como o pólo aquático, é um esporte que exige muito condicionamento físico e força de seus atletas, porém todos os esportes que são praticados na água oferecem uma vantagem que é a menor incidência de contusões, já que praticamente não há impacto na realização dos movimentos. Não esqueça que aqui no Brasil o pólo aquático ainda se encontra na categoria de esportes amadores, por isso ainda é pouco conhecido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.