Para Que Serve a Tábua de Impulsão nos Saltos em Distância e Triplo?

O atletismo é uma das formas de competição esportiva mais antigas do mundo sendo composta por diferentes modalidades como corrida, lançamentos, marcha e saltos. Dentre essas categorias os saltos destacam-se pela emoção e expectativa que geram no público que está acompanhando. Os atletas precisam vencer suas próprias barreiras físicas para alcançar resultados sempre melhores.

A seguir vamos apresentar em detalhes duas modalidades de saltos presentes nas competições olímpicas, o salto à distância e o salto triplo. Entenda para que serve a tábua de impulsão nas duas categorias.

Salto à Distância: O Que é?

O salto à distância é uma modalidade olímpica de atletismo em que os atletas precisam saltar o mais longe quanto possível a partir de um ponto pré-definido. Essa categoria esportiva existe desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade e faz parte das Olímpiadas da Era Moderna desde a primeira edição em 1896 para os homens. A competição feminina integra os Jogos Olímpicos modernos desde 1948.

O atleta norte-americano Ellery Clark foi o primeiro campeão olímpico moderno do salto à distância. Na modalidade feminina a primeira campeão olímpica foi a húngara Olga Gyarmati.

Regras do Salto à Distância

O atleta do salto em distância deve iniciar a prova correndo numa raia demarcada no chão para então saltar dentro de uma caixa de areia. Para que possa sair da corrida para o salto o competidor deve se impulsionar sobre uma tábua, a chamada tábua de impulsão. O salto será considerado inválido caso o atleta pise no fim da tábua, a parte marcada com uma listra vermelha posicionada imediatamente no começo da caixa.

Para ajudar os juízes a evitar dificuldades em situações dúbias a tábua é marcada com plasticina. Em geral os eventos são compostos por seis saltos, dentre eles alguns possuem marcas mais baixas. No caso de empate entre os atletas o vencedor é escolhido observando os outros resultados, isto é, aquele que possui a segunda marca mais longa.

Salto à Distância

Salto à Distância

Em grandes eventos competitivos de salto em distância, como as Olímpiadas, geralmente são doze competidores sendo que dentre eles apenas os oito melhores se classificam para participar da rodada final. Os seis saltos dados pelos atletas podem ser usados para aferir o grande vencedor. Assim como em outras modalidades de atletismo não são considerados válidos saltos dados com vento a favor acima de 2ms.

Tábua de Impulsão no Salto em Distância

É importante que a tábua de impulsão esteja devidamente enterrada ao nível da pista e da superfície da caixa de areia. A linha de medição da prova é a borda da tábua que fica mais perto da caixa de areia. A plasticina que auxilia os árbitros é aplicada imediatamente a frente dessa linha.

Quando não é possível usar o dispositivo citado no parágrafo acima é necessário colocar terra fofa ou areia com largura de 10 cm exatamente a frente da linha de medição e em todo o comprimento da tábua. A elevação deve ser de 30° em relação a horizontal. A distância entre o fim da caixa de areia e a tábua de impulsão é de pelo menos 10 metros.

O posicionamento da tábua de impulsão deve ser de 1 a 3 metros em relação a borda mais próxima da caixa de areia. A tábua de impulsão tem forma retangular podendo ser feita de madeira ou outra matéria-prima rígida. As medidas dessa tábua devem ser de 1,21 a 1,22m de comprimento, altura de 10 cm e largura de 20 cm. A tábua deverá ser pintada de branco.

A tábua de plasticina deverá ser feita de um material com aderência as sapatilhas dos atletas não podendo ser escorregadia. Essa camada de plasticina deve ser alisada entre um competidor e outro para remover as marcas deixadas pelos pés, esse alisamento pode ser feito com uma espátula ou um rolo. Grandes competições contam com vários conjuntos para reduzir o tempo entre um competidor e outro.

Salto Triplo: O Que é?

O conceito de salto triplo surgiu a partir da interpretação dada aos registros dos antigos Jogos Olímpicos gregos que falam sobre saltos de até 15 metros de comprimento. Os especialistas concluíram que essa distância seria alcançada a partir da combinação de vários saltos dando origem a prova do salto triplo nas olimpíadas da Era Moderna. No entanto, não existem evidências que comprovem que essa modalidade existia na Grécia Antiga.

A categoria masculina do salto triplo faz parte das Olímpiadas da Era Moderna desde a primeira edição em 1896. O primeiro campeão olímpico dessa modalidade foi o norte-americano James Connolly. A modalidade de salto triplo feminina estreou somente nos Jogos Olímpicos de 1996.

Salto Triplo

Salto Triplo

Uma curiosidade é que inicialmente os dois primeiros saltos eram dados com o mesmo pé trocando apenas para o salto final. Havia uma modalidade de salto triplo sem corrida dando somente a impulsão no corpo tirando-o da inércia, atualmente não existe mais tal categoria.

Regras do Salto Triplo

Basicamente o salto triplo é uma combinação de três saltos consecutivos que culminam na queda na caixa de areia. Primeiro o atleta deve correr para adquirir impulso, a perna de impulsão deve tocar o solo seguindo-se então uma pequena flexão da perna de impulsão. Se o atleta pisar na borda ou em qualquer parte da tábua de impulsão terá seu salto desconsiderado.

A medição é feita a partir da ponta da tábua até a primeira marca deixada pelo corpo do saltador na caixa de areia. De acordo com a Federação Internacional de Atletismo a mecânica obrigatória do salto exige que o atleta pouse no primeiro salto usando o mesmo pé que ele saltou depois da corrida. No segundo salto é necessário pousar com o outro pé que servirá de impulso para o terceiro e último salto que terminará na caixa de areia.

Tábua de Impulsão no Salto Triplo

Se o atleta pisar na linha de impulsão – situada no ponto final da tábua de impulsão – terá seus saltos desclassificados. Para ajudar os árbitros a ter uma visão mais clara a respeito dessa infração a linha é coberta de plasticina nas competições oficiais. Caso o atleta pise nessa linha deixará uma marca que poderá ser aferida pelos árbitros.

A medição do salto é feita a partir da borda da linha de impulsão até a marca mais próxima da linha deixada pelo atleta. Nessa modalidade, assim como em outras do atletismo, são desconsideradas marcas obtidas a favor do vento superiores a 2 m/s.

Gostou de saber mais sobre a função da tábua de impulsão nos saltos em distância e salto triplo? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.