O Campo de Golfe

O campo de golfe oficial é composto por dezoito buracos, também chamados de ‘percursos’. A distância entre os buracos do percurso pode variar – é por essa distância que são medidos os ‘par’ que são o número de tacadas permitidas para cada buraco. Em percursos de até 240 metros, são permitidas par 3 – 3 tacadas –, em buracos de 250 metros a 440 metros, são permitidas 4 tacadas – par 4 –, e em buracos de 450 metros a 620 metros, são permitidas 5 tacadas – par 5.

Campo de Golfe

Campo de Golfe

O percurso total dos dezoito buracos tem, em distância, aproximadamente 6 quilômetros, e uma partida completa leva, normalmente, 4 horas para ser jogada.

Os tipos de grama utilizados na construção do campo de golfe afetam, também, a maneira como o jogo é disputado.

– A grama Esmeralda tem folhas pequenas e estreitas, com boa resistência ao pisoteio e precisa de pouca manutenção.

– A grama Batatais é rústica e não cultivada, com folhas largas e verde-claro, fornecida em placas irregulares, por ser retirada manualmente através de enxadas. Tem alta resistência à seca e ao pisoteio, mas tem a desvantagem de alta manutenção, isso por seu intervalo de poda em época de verão ser bastante curto.

Campo com Grama Batatais

Campo com Grama Batatais

– A grama São Carlos tem a folha larga e verde bem escuro. Utilizada mais na substituição da grama esmeralda em áreas semi sombreadas, tem pouca resistência ao pisoteio e requer maior cuidado, dificilmente sendo usada em campos de golfe.

Campo com Grama São Carlos

Campo com Grama São Carlos

– A grama Bermudas tem aparência e aspecto bem parecido com a esmeralda, porém suas folhas são um pouco mais finas. Geralmente é utilizada na substituição da grama esmeralda em campos esportivos, isso por que quando submetida a maus tratos se regenera mais rápido, respondendo ao cuidado, com a desvantagem de uma alta manutenção. Sua poda tem que ser constante para conservação e resistência.

– A grama Agostinho tem folhas verde claro, largas, lisa e sem pelos, de aparência rústica. Oferece boa resistência a temperaturas baixas e solos salinos. Seu uso é indicado para áreas semi sombreadas e litorâneas. Deve-se ter especial cuidado na rotina de poda, principalmente nas áreas sombreadas.

– A grama conhecida como Japonesa ou Coreana é rasteira e tem folhas finas, macias e compactas, de pouca resistência ao pisoteio. Ela requer cuidados excessivos como solo enriquecido e irrigação periódica. Mesmo não crescendo muito, precisa de poda constante, pois enruga se não cortada frequentemente, ficando com um aspecto feio.

Cada circuito tem que ser pensado e projetado, já levando em consideração cada especificidade necessária para a manutenção da parte principal no jogo: um gramado adequado para a prática deste esporte. Por isso, na hora da escolha, é preciso contratar um profissional que irá indicar a melhor grama para a região onde ficará o campo de golfe.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.