Nado Sincronizado

Nado sincronizado é um esporte em equipe que exige dos participantes muito treino e entrosamento.  Há muitas controvérsias a respeito do surgimento do nado sincronizado,sua data e origem, entretanto o balé aquático e a natação artística com certeza estão na base de sua origem, que foi entre as décadas de 30 e 40. A realidade é que o esporte, como todos os demais foi evoluindo e se aperfeiçoando com o tempo, antes eram simples e belas acrobacias feitas na água acompanhadas de música de fundo, com o passar do tempo as coreografias passaram a ser aprimoradas e exigir mais dos atletas e em 1939 passa a haver competições dessa modalidade desportiva.

História

História

Em 1948 foi realizada uma demonstração de nado sincronizado nos Jogos Olímpicos de Londres,  em 1952 foram criadas as primeiras regras para o nado sincronizado pela Federação Internacional de Natação Amadora – FINA. Em 1955 passou a fazer parte dos jogos Pan-Americanos no México, somente em 1984 ele passou a participar oficialmente dos Jogos Olímpicos da cidade de Los Angeles, nas modalidades solo e dueto. As primeiras medalhas olímpicas de nado sincronizado foram para os EUA – ouro, Canadá prata e Japão bronze, nas duas modalidades.

Gemeas

Gemeas

No Brasil o nado sincronizado começou no Rio de Janeiro com a professora Maria Lenk que organizou na Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil, no ano de 1943 um grupo de balé aquático a principio sem fins competitivos, apenas como um incentivo a pratica esportiva, pois esporte é saúde e precisa ser divulgado. Em 1948 começaram as primeiras competições no país, mas as regras só foram traduzidas para o português em 1957. Em 1984 quando o nado sincronizado começou a integrar os esportes olímpicos o Brasil estava lá representado pelas irmãs Tessa e Paula Carvalho. a partir daí somente um ano o Brasil não esteve representado nas olimpíadas, mas ainda não logrou trazer nenhuma medalha no esporte para casa. Atualmente com uma medalha conquista no Pan, o esporte ganhou novo fôlego no Brasil e Carolina e Isabela Moraes são as irmãs gêmeas que representam o Brasil, ficando entre as 12 melhor classificadas. Há hoje uma constante renovação do quadro de atletas brasileiras, que se fazem representar nas competições internacionais.

Nado Sincronizado

Nado Sincronizado

O nado sincronizado é um esporte de rara beleza com saúde que exige das atletas ritmo, força, concentração e absoluta sincronia entre as participantes. Além disso a modalidade mistura natação e dança requerendo muito esforço e flexibilidade, pois tem movimentos extremos e saltos para fora da piscina que exigem muito do atleta. Esse conjunto de habilidades fazem do nado sincronizado um dos esportes mais belos de ser assistido, alegre, suave, elegante, emociona a platéia com a leveza de suas bailarinas nadadoras. As coreografias têm regras distintas para as três categorias, solo, dueto e equipe que pode ser formada por 4 a 8 atletas.

As regras e a pontuação do nado sincronizado são semelhantes a ginástica rítmica, e existem movimentos obrigatórios e outros que são mais ou menos pontuados. Com certeza é um dos mais belos esportes e deveria haver um maior incentivo para que mais jovens tivessem a oportunidade de praticar esse esporte, estimulando a saúde e beleza dos jovens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.