Luta Livre

No Brasil, a lua livre é vista como um desporto que inclui todas as modalidades das artes marciais praticadas pelo mundo; é como um conjunto de várias práticas e regras conforme as lutas consideradas oficialmente esportivas.

As lutas livres são praticadas desde a Antiguidade Grega, quando ainda eram conhecidas como luta Greco-romana. Nesse estilo os lutadores podiam se enfrentar utilizando os braços e as pernas para segurar ou aplicar golpes no adversário.

A luta é composta por três rounds, com intervalos de 30 minutos entre eles. O lutador que acumular mais pontos durante os rounds é de fato o vencedor da luta. Contudo se caso no primeiro round algum competidor consiga levar os ombros do outro ao chão esse mesmo já se consagra campeão e há o encerramento dos demais rounds.

A posição inicial da luta se dá com os adversários em pé. Somente depois de algum tempo e alguns golpes os adversários podem se deitar ao chão. A cada vez que um competidor sai da linha da luta ou é surpreendido com algum procedimento incorreto pelo adversário paralisa-se a luta e a mesma prossegue após segundos.

Tipos de Ataque

Dentro da modalidade de lutas livre há dois tipos de ataques que são subdivididos em ataques de grande amplitude e os chamado de carga de bombeiro.

No primeiro tipo, o lutador pode puxar o adversário em sua direção, o adversário pode dar uma volta e atirar o outro competidor com as costas no chão e ainda o lutador inclina-se para trás, puxando o corpo do adversário para o solo.

No estilo carga de bombeiro as atividades possíveis de serem realizadas são: o ataque do lutador por baixo, tentando atingir o ponto abaixo do centro da gravidade do adversário.

Em seguida, a imobilização as pernas e braços de algum competidor é feita denominando-se uma alavanca. E por fim o adversário consegue enfim rolar o corpo do seu rival por cima do tapete, em voltas.

Jogos Olímpicos de Pequim – 2008

Nos jogos Olímpicos de Pequim de 2008 a luta livre foi dividida em duas sub-modalidades que se inseriram tanto na categoria feminina quanto masculina. Essa divisão de modalidades se dá pelo fato de alternância de regras e pesos diferentes, assim divididas em wrestiling e luta Greco-romana.

Em Pequim 2008 os pesos também demarcaram diferentes categorias, e deu medalhas de ouro a União Soviética tanto no feminino quanto no masculino. As provas realizadas e televisionadas prenderam a atenção do público em casa, que se deparava então com uma nova modalidade esportiva repleta de adrenalina e emoção.

A luta livre sempre foi incorporada as competições a nível internacional, tão tamanha importância que suas origens em berço grego, o país que foi o pioneiro nas práticas esportivas tornou a mesma ainda mais gloriosa e importante no cenário esportivo.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.