Fazer exercícios físicos e estar em forma é sempre bom, auxilia tanto na saúde como no bem-estar físico e pessoal, pois a pessoa se sentindo bem consigo mesma fica com o astral nas alturas. Ter uma dieta é sempre bom, apesar de ser extremamente difícil, pois é complicado controlar a vontade de comer uma besteirinha, ainda mais hoje em dia cheio de lugares com fest food. Médicos recomendam a pratica de exercícios físicos pelo menos três vezes na semana, pois auxilia na circulação sanguínea e nos órgãos. Há quem faça diariamente, utiliza como meio de trabalho como os famosos fisiculturistas onde eles treinam pesados, fazem uso de suplementos musculares que auxiliam na produção dos músculos deixando-os grandes juntamente com uma dieta regrada e intensa, a base de proteína como ovos, macarrão e frango, entre outros alimentos. Tudo acompanhado por uma série de exames que apontam onde e como seu corpo está se desenvolvendo, tendo acompanhamento também de um treinador para mostrar quais equipamentos e series de exercícios são adequados e um nutricionista. Há quem utiliza também para emagrecer, quando há problemas com obesidade ou apenas está um pouco acima do peso adequado para sua altura. Geralmente são passados pelo treinador uma serie de exercícios com mais pesos, pois quando o peso do equipamento é mais intenso a queima da gordura corporal é maior tornando mais eficaz o processo, mas claro que tudo com muita cautela priorizando o bem-estar da pessoa enquanto realiza as series de treinamento. O resultado varia de cada pessoa, quanto mais empenhada ela for mais rapidamente verá resultados e se ela for menos intensa demorara mais.
Há diversos sistemas que os treinadores utilizam para o treinamento dos seus alunos, geralmente no ato da inscrição do aluno na academia é feito uma avaliação de peso, problemas de saúde como diabetes, hipoglicemia, problemas cardíacos e pressão arterial alta para que na hora do treinador montar o treino do aluno, tenha cautela para não esforçar mais do que o aluno possa aguentar. Ele irá elaborar as series indicadas e acompanhara-los para observar os modos da realização dos exercícios para que sejam feitos corretamente sem agredir a coluna e causar outros problemas. São estudados diversos treinamentos, para adequar cada um a cada aluno, sendo assim, as chances de bons resultados são enormes, havendo muita disciplina e determinação.
O treinamento de musculação por articulação é um método de treinamento geralmente recomentada pelos treinadores para aquelas pessoas que estão num nível mediano de treino, que já faz os exercícios a um certo tempo e não terá problemas em seguir a serie recomendada. A serie auxilia na hipertrofia muscular que é o aumento de tamanho dos músculos corporal e na força dos músculos. Geralmente o treinador vai indicar uma seguida primeiramente por um aquecimento de uma caminhada, seja na esteira ou na rua, de mais ou menos dez minutos e logo após dará início aos exercícios nos aparelhos da academia como nos puxadores, nas cadeiras extensoras, nas cadeiras flexoras, as elevações laterais, os supinos, as roscas direitas, os tríceps no pulley, os gêmeos sentados, os abdominais e as cadeiras abdutoras, dependendo da estrutura de cada academia pois não havendo algum desses equipamentos o treinador o substituirá o exercício por outro adequado, sendo assim para finalizar o teimando o desaquecimento de mais ou menos uns dez minutos por meio de alongamentos., sendo feitos todos os dias. Isso é só um exemplo, cada pessoa tem um organismo diferente, sendo necessário avaliar qual a necessidade de cada qual.
Há também o método de treinamento de articulação parcelado, feito apenas quatro vezes por semana tendo um dia de descanso a cada dois dias de treinamento, havendo mais tempo para o musculo se recuperar.É importantíssimo ter um acompanhamento do profissional da área tanto para os resultados serem atingidos com excelência quanto para a segurança dos alunos,pois se algum procedimento for feito incorretamente pode causar danos à saúde muitas vezes graves e de difícil reversão.