O que é Ectomorfo?
Há uma divisão entre três tipos físicos, que podem variar em cada individuo e muitas vezes a pessoa apresenta características de dois tipo físicos ou até dos três, porém de maneira geral a divisão se da por: Mesomorfo, endomorfo e ectomorfo.
As pessoas com tipo físico ectomorfo são aquelas que são naturalmente magras, aquele tipo de pessoa que mantém um peso baixo, e também consegue perder peso com muita facilidade. Porém a ideia de magro vai além da aparência física da pessoa, pois mesmo os ectomorfos podem ser fortes ou obesos. Algumas das características predominantes do ectomorfo são: estômagos pequenos, falta de apetite recorrente, ossos mais estreitos que os outros tipos físicos, um metabolismo bastante acelerado, problemas emocionais causam reações como perca do apetite, consegue se adaptar a vários tipos de alimentação (por exemplo pode se alimentar muito pouco ou ingerir muitos alimentos), seu corpo é altamente sensível a insulina e dopamina, entre outras.
Para saber se você é ectomorfo basta se questionar sobre as características citadas acima, por exemplo, quando você está bastante triste, ou cansado, seu apetite diminuiu? Após um período doente ou em que teve que comer menos, você conseguiu perder peso facilmente? Se já tentou em algum momento ganhar peso, foi muito difícil? Você sente que seu corpo não armazena gordura? Se a maioria das respostas para essas perguntas for sim, você provavelmente é do tipo físico ectomorfo.
Se a pessoa do tipo físico ectomorfo pretende ganhar massa muscular, deverá ser bastante regrada e seguir corretamente a dieta e rotina de exercícios, porém, engana-se quem acha que é quase impossível ficar com o corpo sarado quando se é ectomorfo, pois geralmente pessoas magras (com esse tipo físico) conseguem ganhar massa muscular mais rápido que os indivíduos de outros tipos físicos, o problema está na catabolização do organismo (converter a massa muscular com muita rapidez em energia), pois essa ocorre nos ectomorfos com enorme facilidade, além de que se a pessoa normalmente se alimenta mal, terá de combater essa hábito, e começar a seguir uma dieta com uma alimentação saudável e rica em calorias, conseguindo assim manter o peso corporal desejado, sem muita gordura.
Frequência de Treino Para Ectomorfos
Bom, a duvida então é, qual o melhor tipo de treinamento e a frequência com a qual ele deve ser realizado se meu tipo físico é o ectomorfo?
As primeiras dicas são a cerca da alimentação, a alimentação como foi citada deve ser rica em calorias também em proteínas. Alimentos ricos em calorias e saudáveis como manteiga de amendoim, nozes, castanhas, humos, queijo, granola, abacate, sementes (por exemplo sementes de girassol ou de abóbora) e castanhas no geral, ovos, feijões, batata doce, ervilha, milho, leite integral, óleo de girassol. Alimentos ricos em proteínas como carne de frango, salmão, iogurte, quinoa, arroz integral, soja, e muitos outros. Claro que não se deve somente consumir esses alimentos em qualquer horário, é necessário uma dieta estabelecida por um nutricionista. E como as calorias são algo muito importante aqui, uma dica é anotar sempre que consumi-las, para que atinja sempre o objetivo diário (estabelecido por um profissional) de calorias necessárias, com o registro correto (que pode ser feito num papel, em uma tabela, ou até mesmo em aplicativos de celular especifico para isso), fica muito mais fácil para o ectomorfo conseguir atingir sua meta de peso e massa muscular pretendida. Como é difícil de manter uma alimentação muito rica em calorias, principalmente para os ectomorfos que estão acostumados a se alimentar menos, uma outra boa dica é ingerir shakes, os shakes são feitos exatamente para ajudar na ganha de massa, e podem ser complementados misturando por exemplo aveia, banana, iogurte natural, leite de arroz, para atingir o nível calórico necessário. Evite o consumo de açúcar, apesar dele ser altamente calórico, ele irá fazer mal a sua saúde, opte por mel e açúcar maskavo por exemplo, mas mesmo assim em pequenas quantidades.
O mais importante a se saber sobre o treino para ectomorfos, é que ele deve ser feito de maneira mais moderada, ou seja, não treinar todo dia. Podemos pensar que por ser magro, quanto mais treino for feito maior será o ganho de massa muscular, porém não é assim, pessoas que começam a se dedicar muito intensamente ao treino, geralmente acabam desistindo, pois não vêem resultados esperados, isso irá gerar no individuo muito cansaço e sem ganhos. Saiba que os músculos não crescem durante o treinamento de força, mas sim durante a recuperação deste, então o necessário é dar tempo para seu músculo descansar, e para que se fortaleça. A dica então é que o ectomorfo não deve treinar mais que uma vez num período de quarenta e oito ou setenta e duas horas, o que resultaria em treinos uma vez a cada dois ou três dias. A recuperação dos músculos ocorre principalmente durante o sono, então, durma em horários corretos e tenha uma boa noite de sono, com pelo menos oito horas dormindo, assim seus músculos, tendões, ligamentos irão descansar, essa dica para os ectomorfos é muito valiosa, portanto, tente dormir o máximo que lhe é possível.
Exercícios que são recomendados para serem feitos para cada grupo muscular são:
Desenvolvimento pela frente com halteres, Encolhimento com halteres, Desenvolvimento com barra por trás e Desenvolvimento Arnold são bons exercícios para o trapézio. Extensão de tríceps no pulley, Paralelas, Rosca direta com barra reta e Rosca alternada em pé são exercícios que irão ajudar no fortalecimento dos braços. Flexora, Gêmeos sentado, Agachamento livre e Extensora são exercícios indicados para trabalhar os músculos da perna. Levantamento Terra, Remada T, Barra fixa e Hiperextensão são alguns dos exercícios recomendados para ectomorfos durante o treino de costas. Supino reto com halteres, Supino inclinado com barra, Crucifixo reto e Supino reto com barra são os exercícios mais indicados para o treino dos peitorais. Respeitando sempre o descanso entre os exercícios, e a escolha dos exercícios deve priorizar os mais simples como esses citados, pois esses são os que mais influenciam na produção de hormônios de crescimento por parte do corpo.