Roland Garros

Um verdadeiro pioneiro da aviação francesa Roland Garros nasceu no dia seis de outubro de 1888 em Saint-Denis. Sua carreira de piloto teve inicio em 1909 quando contava 21 anos de idade e não foi pilotando aviões comerciais como os que temos hoje, mas um Demoiselle, avião somente era capaz de voar bem se quem o pilotasse fosse alguém que além de pequeno fosse leve o bastante. Apenas dois anos depois, em 1911, Roland Garros conseguiu se qualificar para poder pilotar um Bleriot, que eram monoplanos e foi então que com uma ajudinha de deus passou a disputar na Europa, corridas aéreas que eram feitas com esse tipo de aeronave. Disputou aí uma grande série dessas corridas.

Roland Garros

Roland Garros

Roland Garros teve oportunidade de realizar uma passagem bastante breve pelo Brasil, ocasião em que contou com a possibilidade de dar aulas de pilotagem em rápida estada na cidade de São Paulo. Um ano depois, no dia 9 de março do ano de 1912, juntou-se com Eduardo Pacheco Chaves, ocasião em que cada um deles pilotando seu avião realizou a proeza de fazer a primeira viagem aérea de São Paulo a Santos e voltando novamente a São Paulo. Jovens, destemidos e buscando fama a qualquer preço eles não hesitaram em se lançar nesta viagem ainda mais que o governo do estado, na ocasião oferecia o premio de 30 mil réis ao piloto que se tornasse o primeiro a realizar este feito.

Pilotagem

Piloto

Para quem já costumava voar o valor do dinheiro foi determinante na decisão de tentar a realização de tamanha façanha. Deveriam entrar para o livro dos records, caso houvesse naquela época. Ao iniciar a viagem surgiu um defeito no avião de Roland Garros e foi seu concorrente Eduardo Pacheco Chaves que o ajudou a sanar o defeito tendo, entretanto feito o retorno juntos, numa mesma aeronave. Roland Garros, no dia 23 de setembro de 1913 fez a primeira travessia aérea do Mediterrâneo, sem escala e com um motor em pane. Para quem faz tudo pela fama, esta com certeza é uma façanha capaz de levar qualquer um ao topo e Roland Garros ficou famoso com isso. Partiu do sul da França e quando fez o pouso na Tunísia tinha 5 litros de gasolina no tanque.

Avião

Aviação

Tornou-se piloto de guerra no conflito de 1914 e obtendo cinco vitórias se transformou em um ás da aviação. Para quem sempre gostou do sobe e desce para o espaço Roland Garros viveu como quis. Em combate foi feito prisioneiro, mas escondeu o avião e tendo conseguido fugir após, retomou seu posto na esquadrilha, porém foi morto em combate no dia 5 de outubro de 1918, próximo a Vouziers onde foi sepultado. Como era membro do State Français Roland Garros recebeu a honra póstuma e em 1920, seu nome foi dado ao estádio parisiense e também ao torneio de tênis que lá se realiza todos os anos e que se chama Torneio de Roland Garros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Individual

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.