Gymnaestrada no Brasil

A Gymnaestrada

A Gymnaestarda é considerada o maior e mais relevante evento de ginástica que não envolve competição de todo o mundo. A ginástica é a junção de várias modalidades – podendo ser competitivas ou não – que demandam a realização de movimentos que utilizam muitas habilidades corporais, entre elas a flexibilidade, a força e até mesmo a coordenação motora.

Esse evento tem ligação direta com a Federação Internacional de Ginástica (FIG), e também pode ser conhecido oficialmente como Gymnaestrada Mundial. Nesse evento, o principal foco são as demonstrações na área da ginástica, e a única coisa proibida é de fato a competição. Desse modo, os participantes tem maiores oportunidades de se conhecerem, dialogarem, e trocar experiências e aprendizados entre si. Assim, eles também se aprofundam cada vez mais nos trabalhos que podem ser realizados e conhecem as maiores tendências na área naquela época.

A origem da Gymnaestrada se deu principalmente pelas realizações de festivais de ginástica no século XIX, e possuía sua base muito próxima aos princípios da ginástica europeia, e as principais influências dessa modalidade de ginástica foram a Áustria, Alemanha, Noruega, Suécia, Suíça e República Checa.

O último país citado é um dos mais relevantes, já que possui uma participação muito significativa na realização da Gymnaestrada, principalmente pelo movimento de Sokols – movimento criado com a intenção original de ser uma sociedade ginasta, mas que com o passar do tempo ganhou outros significados, com cunho mais cultural, com a criação de bibliotecas e conferências. Esse movimento desempenhou um papel bastante importante na construção e na divulgação da identidade da República Checa.

Esse evento – que ainda acontecia na República Checa – passou a ser considerado uma grande festividade de dimensão nacional, e isso fez com que aos poucos fossem surgindo participações de estrangeiros, fazendo com que tudo tomasse uma proporção maior. Desse modo, ele passou a ser um evento internacional, e o primeiro local a sediar, depois dessa expansão, foi a Suécia, no ano de 1939. Nesse momento ele foi chamado de Lingiada, para servir como homenagem a Per Henrik Ling, o fundador da educação física na Suécia.

Hoje em dia, ainda que o evento tenha mudado de nome, continua-se com a mesma essência, onde a principal ideia era e ainda é a promoção da ginástica como pura arte e esporte, deixando de lado quaisquer resquícios do espírito competitivo. Conforme o tempo foi passando, ocorreram algumas mudanças e adaptações, e entre elas a duração do evento. Em determinado momento decidiu-se que o festival passaria a ser dividido em duas fases,  a primeira delas durava mais ou menos quatro dias, e era a parte em que ocorriam de fato as apresentações de ginástica, já nos outros próximos cinco dias, era um momento de estudo e aquisição de conhecimento, que funcionava basicamente como um congresso, onde haviam palestras, aulas e demonstrações.

A primeira gymnaestrada foi realizada com êxito no ano de 1939, recebendo cerca de 7500 atletas vindos de mais de trinta e sete países. Também haviam mais de 1500 treinadores, que além de acompanhar os ginastas, expunham suas experiências e participavam de debates e palestras sobre a parte mais técnica da ginástica, que visavam melhorias na aplicação e no ensino da mesma. Tamanho volume de pessoas e informações fez com que o evento repercutisse mundialmente, aumentando ainda mais as expectativas para os próximos eventos.

A segunda gymnaestrada obteve tanto sucesso quanto a primeira. Ela foi realizada em 1949 e conseguiu reunir aproximadamente o dobro de pessoas da edição anterior. Nessa edição estavam presentes mais de sessenta países, totalizando cerca de 140000 ginastas. Houveram poucas mudanças entre a primeira e a segunda edição da gymnaestrada, sendo a principal delas a mudança no cronograma, onde dessa vez, aconteceram cinco dias de apresentações e três de congressos.

Foi também na segunda edição que o nome “gymnaestrada” foi consolidado. O responsável por essa mudança foi Johannes Heinrich François Sommer, que achou que esse nome simplificava a ideia mais forte do evento, já que “gymna” tem ligação com ginástica e “strada” tem ligação com caminho. Assim, a essência do evento é o caminho da ginástica, fazendo com que a interpretação literal do nome do evento resumisse também sua filosofia, que visa proporcionar a união entre as pessoas e não a disputa. Desse modo, todas as pessoas que participam desse festival conseguem se sentir vitoriosas, e o amor e o prazer em praticar o esporte prevalecem.

Organização Atual do Evento

Atualmente, a gymnaestrada acontece normalmente durante sete dias do mês de junho, e são divididos em algumas partes. A primeira é a cerimônia de abertura, que acontece no primeiro dia de evento e deve ser realizada em um estádio que abrigue pelo menos trinta mil pessoas.

A segunda parte é a de apresentação de grupos – grupos esses contando com no mínimo dez ginastas – que acontecem também no primeiro dia do evento.

Há também as noites nacionais, que são os espetáculos de ginástica geral por países, onde em locais fechados, os ginastas podem unir seu trabalho e sua desenvoltura, com itens da cultura do próprio país.

O quarto momento é a ginástica de gala, onde são realizadas coreografias com base em um tema pré definido por algum grupo. Há também um fórum de instrutores, onde eles podem participar de eventos ligados a educação e a didática, além de acontecerem debates a respeito desses assuntos.

Além desses pontos destacados, também acontecem eventos sociais que visam a integração e a socialização entre os participantes, e por fim, a cerimônia de encerramento, que segue a mesma linha da de abertura, e acontece no último dia do evento.

Gymnaestrada no Brasil

O Brasil nunca sediou a gymnaestrada, mas já participou de várias. Até os dias de hoje, os países que já sediaram o evento foram: Países Baixos, Iugoslávia, Alemanha, Áustria, Suíça, Dinamarca, Suécia, Portugal e Finlândia, e a edição de 2019 – já que o evento acontece de quatro em quatro anos – acontecerá novamente na Áustria, nas datas de sete a treze de junho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.