Graduação em Esporte

Bacharel em Esporte é o novo curso de graduação que capacita profissionais para atuarem como técnicos, na formação de atletas e também na organização de eventos relacionados aos esportes de alto nível. O curso de Esporte é relativamente novo no Brasil e o mercado de trabalho está em expansão, principalmente com a perspectiva da proximidade da realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e das Olimpíadas no ano de 2016. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre o curso de graduação de esporte, sua área de atuação e o mercado de trabalho.

Curso de graduação

Graduação em Esporte

Graduação em Esporte

O curso de graduação em esportes foi criado no ano de 1992, atendendo uma demanda específica na área, pois até a década de 80 quem desejava atuar em um tipo de esporte específico necessitava fazer um curso técnico na modalidade, depois de cursar educação física.

Em algumas universidades o curso recebe a denominação de ciência do esporte, em ambos os alunos cursam 3 semestres em conjunto com os alunos de educação física com um ciclo básico com disciplinas de fisiologia, anatomia, bioquímica, biomecânica e atividade mecânica, porém também cursam disciplinas como sociologia do esporte, psicologia do esporte além das disciplinas aplicadas, que são as modalidades esportivas como futebol, voleibol, basquetebol, boxe, esgrima, skate,mergulho, capoeira, entre muitos outros, para se integrarem ao objetivo do curso, que tem 4 anos de duração, mais estágio e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Áreas de atuação

Preparação

Preparação

O profissional graduado em esportes tem uma formação importante na área de preparação física, na administração esportiva, e no treinamento técnico e tático das mais diversas modalidades esportivas, desde as mais tradicionais como o futebol o voleibol e o basquete e até mesmo de outros menos tradicionais como, por exemplo, o surfe ou a canoagem. O curso de graduação em esporte capacita o profissional a atuar diretamente com a preparação física individual e coletiva dos atletas, no gerenciamento esportivo e na organização dos eventos nessa área.

Mercado de trabalho

Profissionais

Profissionais

O mercado de trabalho do curso de graduação em esporte está em ascensão, em grande parte pelo fato de o Brasil ser o próximo país a sediar a Copa do Mundo no ano de 2014 e em 2016 os Jogos Olímpicos, eventos que estimulam a promoção do esporte em todas as áreas. Também há o fortalecimento de equipes esportivas em todo o país, amparadas pela legislação e ampliação das possibilidades de marketing esportivo, o que favorece e incentiva o investimento na organização de eventos e nas equipes esportivas.

Os profissionais podem atuar como dirigentes esportivos, no treinamento técnico-tático de equipes ou de atletas de alto rendimento em diversas modalidades esportivas, gerenciar as políticas esportivas nos órgãos públicos, promover e organizar torneios e eventos esportivos e buscar o patrocínio para os atletas ou para equipes, atuar como preparador físico de atletas ou equipes esportivas, além de muitas outras atividades.

A graduação em esporte atende uma grande demanda de jovens que querem atuar no campo de esportes, mas não como desportista e sim do outro lado, no treinamento e no gerenciamento das atividades esportivas. É uma área de atuação com mercado em expansão e boas perspectivas de trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.