Esportes de contato como artes marciais, por exemplo, demandam certos cuidados por parte dos esportistas para evitar os chamados golpes baixos. Os praticantes de esportes devem ter uma forte ética no sentido de não desferir golpes na região íntima dos adversários, pois se trata de um tipo de investida que pode causar muita dor e machucar de verdade. Continue lendo e saiba mais sobre a proteção usada por alguns esportistas e um caso curioso envolvendo um golpe baixo.
Golpes Baixos
De maneira geral os golpes baixos são aqueles aplicados abaixo da cintura com a intenção de acertar as genitais. Nos esportes de luta não são permitidos esses tipos de golpes bem como ações como dedo no olho do adversário. São golpes que podem incapacitar os lutares e tornar a sequência da luta muito desfavorável para quem foi acertado. No boxe é expressamente proibido assim como no UFC, nas lutas de vale-tudo, como o próprio nome sugere, esse tipo de golpe não era restrito, mas fica a cargo de cada um entender se é ético ou não.
Coquilha: Você Sabe o Que é?
Quem pensou que coquilha é o item de proteção da região genital de lutadores acertou, também chamada de copo contribui para amortecer os golpes desferidos nessa frágil região do corpo. Juntamente com as luvas, a coquilha, faz parte do equipamento de proteção e pelo local em que é utilizada geralmente é descartada após a luta. Dissemos geralmente porque alguns lutadores usam a mesma coquilha em mais de uma luta devido à superstição. Se é um hábito higiênico, aí já é outra história…
Golpe Baixo no UFC
Os lutadores profissionais não estão livres de dar e receber golpes baixos, em algumas vezes por um acidente e outras vezes como uma ação de má fé mesmo. Um dos casos que ganhou maior repercussão nos últimos tempos foi o ocorrido na luta entre o brasileiro Thiago Santos e o norte-americano Eric Prindle. A luta realizada em 2011 na final do Bellator, adquirido pelo UFC, deu o que falar quando Santos atingiu um golpe na genital de Prindle, dono da casa.
O brasileiro vinha dominando a luta e não precisava de um golpe baixo para concluir com a vitória. Após cinco minutos de pausa regulamentar, Prindle, disse que se sentia apto a voltar para a luta. Sobre o golpe o norte-americano disse que não acreditava que Santos tivesse feito com intenção, mas que já viu outros casos em que ele aplicou golpes baixos em adversários. Apesar de não parecer um golpe de muita intensidade e o lutador estar usando a coquilha houve uma pequena lesão que acarretou em inchaço do testículo. Nada grave, mas que causou um bom incômodo para o americano com certeza.
Lutando Com Ética
Os esportes de luta demandam ética daquelas que os praticam, é fundamental saber separar a vontade de ganhar da falta de empatia com o adversário. É importante pensar em não fazer para o adversário o que não gostaria que fizessem a você. Golpes que são desferidos por maldade e na intenção de incapacitar tiram o mais bonito do esporte que é a competitividade.