Golfe no Brasil ainda é um esporte de elite, jogado apenas em clubes fechados ou mesmo em campos particulares, ao contrário dos Estados Unidos, onde o esporte é muito difundido e popular, sendo praticado por homens, mulheres e até crianças. A origem do golfe é bastante controversa, entretanto há maior evidencias de que o esporte tenha sido criado na Escócia, onde existem os primeiros registros escritos a respeito, pois em 1457 o jogo era tão popular na Escócia que o Rei James III decretou sua proibição, pois os homens detinham-se mais a jogar golfe do que a treinar para as guerras. Com base nesse documento e em outras noticias e evidencias acredita-se que o jogo tenha surgido na Escócia por volta de 1400, criado com inspiração em outro jogo, de origem romana, conhecido como Paganica.
A essência do jogo de golfe consiste em arremessar com um taco a bolinha até o buraco no gramado. Ganha o jogo quem fizer isso com menos tacadas. Os campos de golfe oficiais tem 18 buracos e os percursos entre os buracos são pré-determinados devendo os jogadores levar a bolinha até todos os buracos ultrapassando os desafios que o espaço natureza dos campos apresentam propositalmente, como caixas de areia, grama alta, arvores, pequenos lagos. São elementos naturais de dificuldade e que tornam os campos peculiares, pois cada um tem uma singularidade que representa um desafio aos jogadores. O arbitro do jogo de golfe vai contabilizando as tacadas que cada jogador precisou dar até chegar a cada um dos buracos, além das situações como a bolinha cair na água ou em algum local em que precise ser retirada, quando o jogador é penalizado.
Ganha a partida de golfe o competidor que precisar de menos tacadas para fazer os 18 buracos, computados os descontos e prêmios, em caso de alcançar o buraco com uma só tacada. Não é só nos Estados Unidos que o golfe faz sucesso, em outros países como Arábia Saudita cheiks ja construíram com auxilio dos avanços tecnologicos, campos de golfe no meio do deserto. As partidas são jogadas indidualmente ou em grupos de 2 ou 4 jogadores. Talvez uma das maiores atrações dos jogos de golfe seja de que nesse esporte não há opositores, o jogador conta com seu desempenho e as dificuldades do campo, assim nas partidas não oficiais é comum os jogadores darem dicas uns aos outros, o que não é permitido nas competições oficiais.
Dada as dimensões e o alto custo do investimento para a construção de um campo de golfe, diminuem em todo o mundo os campos particulares ao mesmo tempo em que aumentam significaticamente o numero de campos em clubes, sociedades e hotéis de luxo, que visam o retorno trazido pelo potencial turistico direcionado ao esporte. Campos em locais belíssimos, com percursos interessantes consistem novos desafios para o grande numero de jogadores com alto poder aquisitivo que realizam anualmente viajens para a pratica do esporte. O campo de golfe oficial tem um milhão de metros quadrados e os jogadores caminham em média 4 km por partida que leva de 4 a 5 horas, o que é bom para saúde e beleza e previne doenças causadas pelo colesterol e pelo stress, enfim esporte é saúde, próprio para qualquer idade, ideal para fazer amigos e relaxar.