Nunca vivemos um período em que os esportes de ação estiveram tão em voga. Desde os esportes radicais como o surf, o skate, o paraglide, o kitesurf e, até mesmo, o paraquedismo, assim como os esportes de contato e luta, nunca vimos uma infinidade tão grande de esportes ditos de ação como a explosão que vivemos hoje.
Ao contrário do que acontece hoje, antigamente a divulgação de uma modalidade restringia-se aos grandes veículos de comunicação, o que acabava tornando alguns esportes como modalidade de minorias.
Com a revolução dos canais de comunicação e da internet, foi possível que uma quantidade maior de pessoas tivesse acesso a estes esportes, fazendo com que eles crescessem vertiginosamente, virando mania internacional, como os esportes de luta e artes marciais, caso do UFC e do MMA, que são um fenômeno não só na área esportiva, como também na de negócios.
Este tipo de esporte, gerou milhões de verbas, graças a transmissões de televisão, direitos de imagem e, claro, do nome dos atletas que hoje são verdadeiros heróis. Paralelo a tudo isso, o mercado de fight gear, ou seja, de equipamentos voltados para prática destas modalidades, também apresentou importante crescimento e hoje representa uma boa fatia do mercado de materiais esportivos.