Sumô

Conheça Um Pouco Sobre Essa Luta Japonesa

O sumo é uma das lutas mais importantes do Japão, e não representa apenas um esporte, mas um traço cultural muito importante para aquele povo. Tanto, que os lutadores de sumô são reverenciados e tidos como grandes heróis nacionais. No entanto, as regras para se praticar o esporte são rígidas, e não é qualquer pessoa que pode virar um atleta profissional. Além disso, existe toda uma hierarquia e um modo próprio de se vestir, e características bem diferentes de outras artes marciais.

Veja o Que é Necessário Para Ser Um Lutador de Sumo:

Estreantes na categoria profissional precisam ter 75 quilos no mínimo, e altura não deve ser inferior a 1,73. A idade também é um fator levado em consideração: o lutador não pode ter mais do que 23 anos. Pessoas que não possuem essas características podem até virar profissionais, desde que provem através de testes físicos que são capazes de agüentar uma luta profissional. As regras do sumo são bem rígidas, e até na hora de entrar no ringue é preciso seguir certas regras: o lutador deve entrar no ringue pelo lado leste ou oeste, e o juiz deve entrar pela área sul.

Como São Feitas as Lutas

O sumo possui um ringue próprio, chamado de dohyo, em que são utilizados materiais bem diferentes do comum: terra batida e areia. Para marcar a área de luta, 20 tubos confeccionados com palha de arroz (chamados de tawara). No total, são seis torneios principais por ano, chamados de honbasho.  Cada um desses torneios possui 15 dias de disputa. As lutas são tão importantes que são transmitidas para todo o país, ao vivo.

O juiz da partida é o gyoji. Ele é auxiliado pelos 5 shimpan, que ajudam a contar os pontos da luta. Além do juiz e dos 5 “bandeirinhas”, ainda tem mais 2 auxiliares, que ficam observando o replay dos golpes para se certificar do resultado. Os lutadores participam de um ranking que define a ordem em que os competidores lutarão naquele dia – o melhor lutador possui o privilégio de lutar no horário mais importante. Cada luta dura três minutos. O que demora mesmo é o ritual que é realizado antes da luta. No ritual os atletas devem realizar o cumprimento chamado de shiko (o famoso movimento que os lutadores fazem com as pernas).

Depois, bebem a “água do poder” e purificam o ringue jogando sal. Um movimento com os braços, “chirichozu”, é realizado. É feita mais uma purificação com sal e mais um shiko. Os competidores ficam em posição de luta (shikiri), e fazem mais duas purificações, e o ritual termina. A luta propriamente dita começa depois de todo este ritual, pois o sumô possui um caráter sagrado para os japoneses, sendo inclusive um esporte oficial.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artes Marciais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.