Combat Sambô

Originária na União Soviética, o Sambô é uma arte marcial que serve como autodefesa, porém, sem a utilização de armas. Ela foi muito praticada pelo exército soviético, tanto é que foi reconhecida como esporte em 1938. Os seus praticantes são chamados de samboca. Atualmente, é uma das lutas mais praticadas na Rússia.

História

O Sambô foi uma junção de várias artes marciais, promovidas pelos russos Vasili Oshchepkov e Viktor Spiridonov. As técnicas são baseadas na autodefesa, mas fundem com utiliza movimentos de outras lutas, como da Greco romana, Aiki-jiu-jitsu (do Japão), luta livre, e lutas populares de outros países, principalmente da China.

Entretanto, antes de se tornar conhecido como luta popular na União Soviética, a sua prática foi encarada como uma afronta, tanto é que Oshchepkov, um de seus criadores, foi executado em 1937. Graças a um aluno dele que, após procurar o comitê de esportes da URSS, conseguiu seu reconhecimento.

Estilos de luta

Existem vários modificações do Sambô. Apesar de terem a mesma base, muitas academias ensinam de acordo com o estilo desejado pelo aluno. A diferença está na utilização de alguns golpes, além da utilização de golpes originados em outros tipos de artes marciais, mas que em cada estilo ganha mais ou menos destaque.

Um dos estilos é o Sambô Esportivo, que é o estilo mais próximo do original. Basicamente, ele da preferência na utilização de golpes de luta-livre e da Greco romana. A competição é similar a de lutas japonesas, como o judô. Entretanto, alguns golpes, como chaves de braço e de perna podem ser utilizados.

Outro estilo é o Auto-defensivo, que foca em lutas de autodefesa, tanto para os casos de agressão armada ou desarmada. Esse estilo utiliza movimentos do jiu-jítsu e do Aikido. Esse estilo é muito parecido com o desenvolvido pela arte originária em Israel chamada Krav Magá.

Um dos estilos foca não só na defesa pessoal, mas também inclui socos e chutes. Chamada de Sambô de Combate, esse modo de luta foi desenvolvido pelos militares. Apesar de esse estilo causar certo estranhamento, pois é mais agressivo que os demais, existem algumas competições cujos competidores utilizam essa técnica.

Agressivo

Por fim, outro estilo desenvolvido com base no Sambô é considerado como Especial, por é uma aprimoramento do Combate, desenvolvido para as Forças Especiais do Exército e Forças de Reação Combate. A grande diferença desse estilo com o anterior é que nesse são colocados objetivos e tarefas para o lutador.

Faixas

No Sambô, a ordem das faixas é inversa a outras lutas mais tradicionais. Assim, a faixa preta é a mais baixa e a branca é a mais alta. São oito cores: preta, cinza, marrom, verde, azul, vermelha, ouro e branca. O lutador só irá avançar caso vença um adversário do mesmo nível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artes Marciais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.