Como Praticar Curling

O Que é Curling?

O Curling é um esporte não tão conhecido no Brasil, mas que nas Olimpíadas de inverno faz muito sucesso. Trata-se de um esporte coletivo que é praticado numa pista de gelo e cujo objetivo é lançar pedras de granito o mais perto quanto possível do alvo.

Para fazer com que as pedras cheguem perto do alvo os participantes utilizam objetos que parecem vassouras e por isso são chamados de varredores. O esporte se chama Curling porque o seu nome vem da expressão em inglês “to curl” (o significado dessa palavra pe “girar”). Esse nome foi escolhido devido ao fato de que as pedras do jogo são giradas de leve quando lançadas e fazem um movimento de parábola.

A História do Curling

O Curling foi criado na Escócia por volta do século XVI e as suas primeiras regras foram criadas em 1838. O Canadá é um dos países em que esse esporte é mais difundido e por lá chegou através dos imigrantes escoceses. A primeira vez que esse esporte foi incluso nos Jogos Olímpicos de Inverno foi em Chamonix no ano de 1924.

Porém, o esporte somente foi considerado oficial em 2006, foi depois de ser esporte de demonstração três vezes seguidas nas Olimpíadas se tornou um esporte oficial em Nagano 1998. Nos jogos de inverno de Sochi, Rússia em 2014 o Curling recebeu uma boa cobertura da imprensa demonstrando que se trata de um esporte em crescimento.

Como se Joga o Curling

Cada equipe de Curling é formada por quatro jogadores e cada um tem a função de lançar duas pedras em cada end (o nome dado a cada subdivisão de uma partida desse esporte). Depois que esse lançamento é feito os demais jogadores deverão ir varrendo o gelo com o objetivo de reduzir o atrito que acontece entre a pedra e a pista. A pedra deve ir parar o mais longe possível.

Em geral um jogo de Curling é dividido em dez ends, mas pode acontecer de o jogo acabar antes no caso de uma das equipes desistir ou acabarem sendo eliminadas matematicamente. Os pontos são atribuídos no final de cada end e somente uma equipe pode pontuar em cada uma das etapas. A equipe recebe pontos para cada pedra sua que está localizada mais próxima ao centro em relação às pedras dos adversários.

Duas Variantes de Curling

O esporte possui duas variantes, a de duplas mistas e a de cadeira de rodas. Na primeira modalidade são posicionadas duas pedras antes de começar cada end. Já a modalidade de cadeira de rodas é a variante dos Jogos Paralímpicos de Inverno. O esporte entrou como oficial desses jogos em Turim 2006. Nessa versão as pedras são lançadas com o jogador ainda parado, nesse caso não é feito o processo de varrer.

Competições Importantes de Curling

O Curling possui o seu próprio Campeonato Mundial que junto com os Jogos Olímpicos de Inverno se constitui nas competições mais importantes. Uma curiosidade é que é dentre os países lusófonos e sul-americanos somente o Brasil tem uma seleção nacional. Essa seleção participou em 2009 e 2010 do desafio continental tentando uma vaga para participar do Campeonato Mundial. Entretanto hoje em dia o Brasil não participa de competições.

Regras do Curling: O Curling possui regras que foram criadas pelas WCF em junho de 2011.

A Pista do Curling

O Curling possui uma pista de gelo que possui 45,72 metros (150 pés) de comprimento e 5 metros (16 pés e 5 polegadas) de largura como medida máxima. Em cada uma das extremidades dessa pista estão demarcadas três linhas paralelas a linha que fica no centro da pista (a tee line).

As linhas ficam distantes 17,375 metros (57 pés) do centro da pista. Ainda tem a back line (“linha de fundo”) que fica localizada a 1,829 m (6 ft.) da tee line e a hog line que está 6,401 m (21 ft.) distante da tee line em direção ao centro da pista. Existe também uma linha central que fica ao longo da pista e está perpendicular as extremidades.

Na pista tem também um bloco de apoio para que os lançadores o utilizem, parece aqueles blocos que são utilizados em atletismo.

Pedras do Curling

As pedras do Curling tem a forma circular e possuem circunferência máxima de 91,44 cm (36 in.), sua altura é de no máximo 11,43 cm (4,5 in.) e o seu peso pode variar entre 17,24 kg (38 libras) e 19,96 kg (44 lb.) isso com a alça. A equipe utiliza um total de 8 pedras que tem a mesma cor e que podem ser identificadas de maneira individual.

As equipes não podem modificar as suas pedras, se isso acontecer é necessário substituir a pedra por uma reserva e se não tiver uma reserva deve ser trocada por uma que já foi lançada antes e que esteja perfeita. Quando acontece de uma pedra de Curling quebrar num lançamento as duas equipes devem decidir juntas em que local a pedra substituta ficará.

Tecnologia nas Pedras

Dentro dessas pedras tem um dispositivo que ajuda a determinar a validade de uma ação no esporte. Quando está em movimento uma pedra não pode ser tocada por nenhum jogador de maneira que deve ser removida uma pedra que tenha sido tocada por um jogador da equipe a que pertence.

Quando acontece de um jogador da equipe a que pertence a pedra tocar a mesma após a hog line da extremidade oposta do lançamento é a outra equipe que irá determinar em que ponto a pedra deverá ficar. No caso em que a pedra é tocada por um jogador da outra equipe a equipe a que pertence é que escolhe onde a mesma irá ficar.

Numa situação em que uma pedra foi tocada por fatores externos ela é posicionada no local em que iriam parar se não houvesse o incidente. Quando as equipes não concordam com esse posicionamento as pedras são colocadas de novo nas posições de início se ainda não houver acordo é realizado o end mais uma vez.

Um esporte muito interessante e que pode ser bastante emocionante e divertido, vale a pena conhecer melhor o curling.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Coletivo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.