A Década do Brasil no Vôlei

Foram oito títulos da Liga Mundial de Vôlei em 10 anos no comando da seleção brasileira. Se pudermos apontar algum responsável por esse grande feito é Bernardo Rocha de Rezende, mais conhecido como Bernardinho, atual treinador do time masculino de vôlei do Brasil. Ele assumiu o comando em 2000, após um belo trabalho na seleção feminina, iniciado em 1994. Com o título conquistado nesse ano, o vôlei brasileiro venceu pela nona vez a liga, ultrapassando a Itália, que tem oito, e se consagrando como o país que mais venceu o torneio.

Conquista

Apesar de ser na Argentina, a Liga Mundial de Vôlei de 2010 não foi bom para os nossos vizinhos, que não conseguiram nem avançar para as finais. Já o Brasil, que venceu todos os seus jogos, encarou a Rússia no jogo final. Com aproximadamente 2 horas de jogo, a seleção brasileira venceu os russos por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 25/22, 16/25 e 25/23.

Com a conquista, os jogadores brasileiros recolocaram o país no topo do ranking mundial de seleções de vôlei. No total da liga, o Brasil tem nove medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, tendo um total de 15. Já a segunda posição fica agora com a Itália, que tem 13 medalhas: oito de ouro, três de prata e duas de bronze. A terceira posição é da Rússia, com uma medalha de ouro, cinco de prata e sete de bronze.

A Década

Desde que assumiu o comando da seleção, Bernardinho sempre impôs o seu estilo de jogo e de comandar. E o resultado veio logo no seu primeiro ano a frente da equipe, conquistando a Liga Mundial de 2001 na Polônia, batendo a rival Itália na final. A partir daí, jogadores brasileiros, como Giba, começaram a se destacar e o esporte a tomar outro rumo no Brasil, ganhando a cada dia a preferência das pessoas.

Destaque

Contudo, nem só de títulos viveu esses 10 anos da era Bernardinho. Apesar dos oito títulos, a seleção não conseguiu repetir o feito nos anos de 2002 e 2008, curiosamente foram os anos em que a liga foi disputada no Brasil. Em 2002, a seleção perdeu para a Rússia, enquanto em 2008 ficamos com apenas a quarta colocação.

Bernardinho

Bernardinho nasceu no dia 25 de agosto de 1959. Ele jogou vôlei de 1979 até 1986, defendendo na maioria clubes do Rio de Janeiro. Em 1988 ele virou assistente técnico da seleção brasileira, disputando as Olimpíadas de Seul.

Tecnico

Ele assumiu o comando da seleção feminina apenas no ano de 1994, conquistando, em seis anos no comando, dois bronzes em Olimpíadas e um ouro no Pan-Americano de Winnipeg. Em 2001, assumiu o comando da seleção masculina, ganhando, nos seis primeiros anos, 16 títulos entre 20 disputados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.