Equipamentos Para Nadar No Mar: Óculos, Boia, Sunga e Maiô

A Natação De Águas Abertas

A natação de águas abertas é uma das modalidades mais conhecidas da natação, sendo chamada também por várias outras denominações, como “natação de alto mar”, “natação de águas livres”, “natação de longa distância” ou ainda “natação de fundo”. Porém, independentemente da nomenclatura que carregue, a principal característica desse estilo de nado é o fato dele acontecer em locais que possam ser cruzadas distâncias mais longas, como é o caso de rios, lagos ou até mesmo o mar aberto. Por isso é que na maioria das vezes a natação de águas abertas fica em forma de travessia ou de provas de mar.

Por ser um esporte com essas características de cruzar longos espaços, a natação de águas abertas ficou conhecida como “maratona aquática”, para fazer uma espécie de paralelo com o esporte terrestre que é a maratona. Porém, ao contrário dela, a natação não cruza os quarenta e dois quilômetros que são realizados em terra firme.

A natação de águas abertas é uma das modalidades que mais se assemelha e remete às origens mais profundas da natação, quando ainda não existiam nem mesmo as piscinas. Esse estilo de natação passou a ter uma grande aceitação entre os séculos XIX e XX, já que era uma das poucas formas de competir nesse sentido, já que existiam poucas piscinas nessa época e assim, o esporte devia ser realizado nos próprios meios naturais.

Inicialmente, os atletas que praticavam a natação tinham como principal objetivo realizar feitos e cumprir desafios ousados e extravagantes, fazendo com que a necessidade de superação pessoal e de outras pessoas fosse sempre uma constante. Isso era tão comum, que naquela época os jornais propunham disputas e desafios para que as pessoas se interessassem em realizar tais façanhas ou para que elas demonstrassem e medissem sua força através dessas provas. Dessa forma, quanto mais difícil o desafio era, mais aas pessoas se interessavam e maior era audiência.

Em todos esses desafios aquáticos era fácil encontrar multidões que iam assistir a essas competições que eram tão levadas a sério que as pessoas costumavam colocar sua honra em prova realmente, fazendo assim com que o cumprimento delas fosse alvo de muito prestígio.

Com o passar do tempo todas essas competições foram parando de ser realizadas com tanta frequência, e os principais motivos para elas caírem em desuso foi o aumento da quantidade das piscinas existentes, juntamente com a poluição dos mares que foi se tornando mais intensa, fazendo assim com que os recursos hídricos naturais não fossem a melhor alternativa para a realização dessas atividades.

Atualmente as provas aquáticas que são realizadas no mar possuem alguns critérios de divisão específicos, sendo que o principal deles é a separação entre a provas que possuem uma distância superior ou inferior a dez quilômetros. Já nos campeonatos de cunho mundial, as provas são realizadas conforme três divisões de distâncias específicas, as de cinco quilômetros, as de dez quilômetros e as de vinte e cinco quilômetros, sendo sempre separadas entre os homens e as mulheres.

Assim como também acontece com outras modalidades de natação, como os saltos ornamentais, o nado sincronizado e o polo aquático, a natação de águas abertas também está oficialmente registrada e regulamentada pela FINA – Federação Internacional de Natação.

FINA

FINA

O nadador que irá realizar a natação de águas abertas precisa estar equipado com alguns itens específicos, que são inclusive o foco do artigo de hoje e que serão falados com mais detalhes logo abaixo, sendo que os principais deles são as roupas e touca de banho, o óculos de natação e ainda a aplicação de uma espécie de óleo / gordura no corpo, visando assim evitar possíveis irritações pelo sal da água e pelo frio.

Dicas Para Quem Quer Nadar

É importante ressaltar que existem muitas diferenças entre a natação na piscina e no mar, sendo que a principal delas é que no mar a natação é continua, não sendo necessário fazer viradas, proporcionando assim um movimento totalmente cíclico e sem interrupções. Além disso, no mar também é necessário que se leve em consideração a influência das correntezas e da temperatura da água, bem como a do vento e a das condições do dia, o que na piscina acaba não fazendo uma diferença tão significativa assim.

Outro ponto é que no mar a prioridade da natação não é a velocidade, mas sim a direção. Por isso a boa visualização e a capacidade de se montar uma boa estratégia de prova é fundamental para o sucesso da atividade, e para que isso seja feito da melhor maneira possível é necessário que os atletas estejam dominando sua respiração adequadamente.

Nadando em Água Aberta

Nadando em Água Aberta

Existem alguns cuidados que devem ser tomados ao se nadar no mar, sendo que o primeiro deles deve ser conhecer de fato o local onde a prova será realizada. Além disso, é importante que nunca se realize esse tipo de natação sozinho e que sempre se mantenha algumas pessoas cientes de que irá se participar de uma prova do tipo, sendo que esses são os itens mais fundamentais para que problemas maiores ocorram.

Equipamentos Úteis Para Nadar No Mar

Os pontos que foram citados acima são os mais relevantes para o sucesso do nado em águas abertas, mas esses não são os únicos. Para melhorar ainda mais o desempenho no esporte na maioria das vezes é necessário a utilização de alguns equipamentos específicos, principalmente para que seja possível manter o conforto e a segurança em alto mar.

Os primeiros itens a serem citados são o maiô e o neoprene. O maiô é uma ótima vestimenta, já que ele faz com que coloca-lo e tirá-lo seja muito fácil, a probabilidade de causar irritações é bem baixa e ele também proporciona uma ótima liberdade para a realização de movimentos. Já o neoprene funciona como uma barreira térmica e até mesmo física, protegendo do sal e do sol. Além disso, ele também faz com que a flutuabilidade seja aumentada consideravelmente, proporcionando também uma melhoria na hidrodinâmica. Como foi possível observar, ambos tem suas vantagens e desvantagens, então vale a pena escolher com cuidado.

Equipamentos Úteis Para Nadar No Mar

Equipamentos Úteis Para Nadar No Mar

Os óculos de natação também são itens bastante importantes para os nadadores, já que eles permitem que os olhos continuem secos, proporcionando conforto e a possibilidade de continuar enxergando bem, mesmo que embaixo da água. As toucas de natação também são importantes, ainda que não sejam essenciais. Porém, os benefícios que elas proporcionam são bem consideráveis, mantendo a cabeça aquecida e também – dependendo da cor utilizada – faz com que outros nadadores, surfistas ou até mesmo barcos consigam enxergar o nadador, evitando assim colisões e acidentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.