Para Que Serve O Medicamento Zetron?

A Depressão

A depressão é uma espécie de distúrbio psíquico que tem como principal característica uma tristeza intensa e profunda e que persiste por um longo período de tempo, não dando muito espaço para a presença de momentos prazerosos e alegres. Além disso, muitas vezes é acompanhado da depressão a aversão a qualquer tipo de atividade e os pensamentos suicidas.

Esse transtorno mental pode afetar imensamente vários graus da vida de uma pessoa, que vão desde os pensamentos, até os sentimentos e os comportamentos como um todo, influenciando por fim no bem estar da mesma. É comum que as pessoas que sofram de depressão tenham outros tipos de sentimentos associados, sendo que os principais são a tristeza, a ansiedade, juntamente com sentimento de vazio, preocupação, desespero, mágoa, culpa, impotência e inutilidade, o que faz com que elas se tornem inquietas e irritadas.

Outro ponto que é bastante característico da depressão é o fato de que as pessoas tendem a perder o interesse nas mais variadas atividades, até mesmo naquelas que sempre foram fonte de prazer e alegria. Além disso, as pessoas deprimidas tem a tendência de sofrerem alteração no apetite, fazendo com que elas comecem a comer muito ou percam essa vontade.

Outras características de pessoas com essa doença mental são ligadas a problemas relacionados a memória, ou seja, essas pessoas acabam esquecendo detalhes de algumas coisas. As pessoas deprimidas também podem passar a ter problemas de concentração, problemas de insônia ou de sono em excesso, dificuldade de tomar decisões, perda na energia e cansaço fácil. Tudo isso pode refletir em sintomas físicos, coo dores no estômago e problemas digestivos.

A depressão tem várias causas, sendo que um deles são realmente alguns acontecimentos da vida, que acabam desencadeando essa situação de humor deprimido. Os principais eventos que podem desencadear a depressão são a menopausa, as dificuldades financeiras, problemas relacionados aos estudos ou trabalho, o luto, o sedentarismo, a menopausa, entre vários outros fatores.

Porém, não só esses acontecimentos que podem ocasionar a depressão, sendo que outra possibilidade de causa é a utilização de remédios que tenham como efeito colateral a alteração pesada no humor. Os principais remédios que oferecem esse efeito são aqueles utilizados para o tratamento da pressão alta e da hepatite.

A depressão pode ainda ser desencadeada pela influência de doenças que não são do cunho psiquiátrico, como é o caso de doenças infecciosas e outros problemas fisiológicos, como é o caso da esclerose múltipla, o acidente vascular cerebral, o diabetes, o câncer, a arritmia, a doença de Lyme, o hipotireoidismo, entre várias outras.

O tratamento da depressão em algumas vezes (um pouco mais raras) acaba não precisando de um tratamento profissional, mas sempre é bom passar em um médico para que ele analise se realmente seu acompanhamento não é necessário. Nos casos mais prolongados, principalmente se surgirem outros sintomas em conjunto, o diagnostico médico se torna imprescindível, sendo que os profissionais mais indicados para isso são os psicólogos, psiquiatras ou terapeutas. A variedade dos profissionais é grande porque cada tipo de depressão precisa de uma abordagem de tratamento diferente.

Tratamento Da Depressão

Tratamento Da Depressão

Caso a depressão não seja tratada de uma maneira adequada, esse quadro pode se estender por muito tempo, refletindo em problemas sérios para a vida da pessoa que conta com essa doença. Ela pode acarretar dificuldades nas mais variadas áreas da vida de uma pessoa, como a relação com a família e os amigos, aumentando ainda os riscos de suicídio. Os principais pontos para um tratamento adequado são a dosagem correta e o tempo, já que é esse o tratamento que apresenta pontos positivos.

Medicamentos Antidepressivos

Os antidepressivos são os remédios que tem a função de agir no sistema nervoso central do corpo humano e são utilizados principalmente no tratamento de doenças mentais, como é o caso da depressão, da ansiedade, de distúrbios do sono e de alguns tipos de vícios, entre outros problemas. Esse tipo de remédio tem a capacidade oferecer o equilíbrio das funções químicas do cérebro, fazendo assim com que o fluxo dos neurotransmissores fique normalizado, o que consequentemente contribui na melhora dos sintomas da depressão.

O efeito dos remédios antidepressivos pode não ser instantâneo, mas isso varia muito entre uma medicação e outra, já que existem várias classes de remédios. Alguns remédios podem começar a fazer efeito em dez dias após o início dos outros, mas outros, podem demorar meses, proporcionando assim uma melhora bastante lenta e gradativa. Pode acabar acontecendo até mesmo um efeito contrário no inicio do tratamento, já que enquanto o cérebro está se adaptando as novas substâncias, pode ser que aconteça uma piora no quadro depressivo. Por isso é que a persistência é algo importante durante o tratamento da depressão.

Vale ressaltar que os medicamentos antidepressivos não oferecem a cura da depressão, mas sim fazem com que os sintomas desapareçam, fazendo com que a doença fique controlada. Mas isso não significa que o paciente deverá fazer o uso desses remédios para toda a vida, mas sim que é um tratamento longo e que pode ser reincidente.

O Medicamento Zetron

Zetron

Zetron

O medicamento Zetron é um dos remédios que pode ser indicado durante o tratamento da depressão. Esse medicamento possui bupropiona, que é uma substância que presume-se que faça uma interação com os neurotransmissores cerebrais que tem relação com a depressão, que é o caso da noradrenalina e da dopamina.

Esse remédio pode acabar não manifestando seus efeitos de imediato, e é normal que os pacientes demorem um pouco para ver uma melhora efetiva em seu quadro depressivo, demorando de semanas a meses. A partir do momento que a melhora surgir o médico deve ser avisado, mas isso não significa que será possível interromper o tratamento, já que muitos profissionais indicam a continuidade do uso para que o retorno da doença seja prevenido.

É importante que o Zetron não seja utilizado por pessoas que são alérgicas a algum de seus componentes (por isso ler a bula e a composição é tão importante), nem por menores de idade, pessoas que também contem com epilepsia ou algum outro transtorno convulsivo, pessoas que tem ou que já tiveram algum transtorno alimentar, pessoas que fazem o uso de álcool.

É necessário destacar que esse e qualquer outro medicamento, seja para o tratamento de depressão ou de qualquer outra doença, deve ser receitado por um médico. A automedicação é algo muito sério e que deve ser evitada a todo custo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.