Em Quais Situações É Recomendado O Uso De Cinta Modeladora?

Foto de uma Mulher de Cintura Fina  se Olhando no Espelho

Foto de uma Mulher de Cintura Fina  se Olhando no Espelho

Em quais situações é recomendado o uso de cinta modeladora? 

Atualmente, a cinta modeladora é utilizada em diversas ocasiões e, muitas vezes, seu uso é recomendado por pessoas que não entendem como ela realmente funciona. Você sabe em quais situações é recomendado o uso de cinta modeladora? Você irá descobrir neste artigo.

O boom das cintas modeladoras surgiu quando famosos, como Kim Kardashian, passaram a utilizá-la para fins estéticos. Ela se tornou o “novo espartilho”, pois ajudava a mulher a perder algumas medidas e ter um corpo mais esculpido em questão de segundos.

Hoje, é possível encontrar diversos tipos de cinta, que cobrem desde o tronco até quase todo o corpo. Além disso, existem pessoas que afirmam que a própria cinta faz perder peso, ou seja, seu simples uso garante uma queima de calorias.

Você, que provavelmente já ouviu essas afirmações, deve se perguntar: o que é verdade em tudo isso? Em quais situações é recomendado o uso de cinta modeladora? Vamos ver.

Quando a Cinta Modeladora É Recomendada

Foto de uma Mulher Usando Cinta Modeladora

Foto de uma Mulher Usando Cinta Modeladora

Pós-Cirurgia

Em alguns casos de cirurgia, o médico indica a cinta modeladora para acelerar o processo de cicatrização e recuperação do corpo. Isso, porque a pele fica mais firme e a cirurgia totalmente protegida.

Um exemplo são os procedimentos cirúrgicos na região do abdômen. Sem a cinta, é possível que a paciente tenha problemas na cicatrização por realizar coisas simples, como se sentar. Ao fazer alguns movimentos, o próprio corpo pode interferir nos pontos e, consequentemente, na cicatrização.

Além disso, a cinta pós-cirurgia evita a flacidez da pele e da barriga. Por fazer uma compreensão, o tórax se torna mais firme. O paciente também pode manter sua postura ereta mais facilmente. 

Entretanto, vale notar que a cinta modeladora pós-cirúrgica precisa ser confortável. Se apertar muito ela fará o oposto do desejado. Além de colaborar para a dor, irá aumentar o edema.

Cirurgias Plásticas

Entre as cirurgias plásticas que exigem o uso de cinta modeladora após o procedimento estão a lipoaspiração e a abdominoplastia. O cirurgião plástico recomenda o uso para que a paciente tenha sustentação na área, ao mesmo tempo que a mantém protegida.

As cintas, por enrijecerem o tronco, garantem uma firmeza necessária para controlar os edemas pós-operatório. Ela evita o surgimento de hematomas, fibroses e seromas, que é o acúmulo de água sob a pele, muito comum após esses procedimentos. A cinta modeladora também impede que o corpo fique inchado.

Há, ainda, o fator da acomodação da pele. Quando a cirurgia plástica exige que haja um deslocamento de pele, principalmente em áreas extensas do corpo, os tecidos precisam ser acomodados após a operação. É o caso das lipoaspirações e abdominoplastias. Por isso, a cinta modeladora proporciona a rápida recuperação.

A área da cirurgia fica mais protegida tanto porque está coberta quanto, porque a própria cinta limita a mobilidade do paciente. Sua postura fica mais adequada para a recuperação, e ela evita impactos que podem ser dolorosos e prejudiciais à área da cicatriz.

Uso Estético Para Redução De Medidas

A principal razão para o aumento da procura e o sucesso das cintas modeladoras foi o uso estético que se faz delas. Hoje, é possível encontrar, inclusive, cintas que foram desenvolvidas especialmente para esse fim. 

A cinta modeladora para uso estético é procurada principalmente pelas mulheres. Ela comprime o tronco remodelando o formato do corpo. Por isso, é muito comum que mulheres a utilizem para usar vestidos e outras roupas cujo caimento na cintura são aparentes.

Hoje, também é possível, encontrar pessoas utilizando cintas modeladoras na academia. Por elevar a temperatura da região, o corpo passa a suar mais, perdendo mais peso em consequência disso. Neste caso, é preciso que o corpo se mantenha altamente hidratado para evitar complicações.

Existe a crença de que a própria cinta modeladora faz perder peso. No entanto, após seu uso, o corpo volta a ter o tamanho que tinha antes. Ou seja, a cinta é ótima para efeitos estéticos, mas só combinada com a prática de exercícios e uma boa alimentação é que terá efeitos diretos sobre a perda de peso.

Ainda assim, a cinta modeladora é excelente para a autoestima, uma vez que aumenta a beleza do corpo. Como a região do abdômen é a que mais acumula gordura, e infelizmente a mais difícil de perder, a cinta é ideal para diminuir uns números de roupa e modelar a cintura.

Recomendações

A maioria das pessoas se sente confortável com a cinta, pois o corpo aceita bem. Mas há quem se sinta desconfortável, principalmente pelo fato de ela esquentar demais a região.

Mesmo que seu uso não incomode, é preciso estar atento à frequência de uso. Quando é muito utilizada, pode apertar demais o estômago, fazendo com que o ácido do corpo chegue ao ezôfago. Isso pode causar azia e refluxo.

A compressão excessiva também pode apertar demais a bexiga, o que a torna um problema para quem tem incontinência urinária. A pressão no nervo da perna também pode deixá-la dormente, e no diafragma pode causar perda de ar.

Todos esses casos listados acima são passageiros, ou seja, eles desaparecem assim que você tire a cinta e espere alguns minutos.

No entanto, as pessoas que sofrem das veias varicosas precisam estar atentas. Se a cinta modeladora as apertar muito, pode haver um agravamento do problema devido à compressão que impede a circulação do sangue. Nesses casos, é bom consultar um médico antes de utilizar a cinta.

Dicas Para O Uso

Preste atenção em alguns fatores antes de comprar a cinta:

Tamanho: Se ela for em um número maior, você não terá o efeito de compreensão que precisa, independentemente do fim. Se ela for menor, poderá apertar demais, causando os problemas mencionados acima.

Tecido: Prefira um tecido confortável, como algodão, e que seja respirável. Além de não incomodar, ele evita que você seu demais.

Mobilidade: Ao experimentar a cinta, veja como fica sua mobilidade. Ela deve comprimir o corpo, mas não impedir seus movimentos.

A cinta modeladora pode ser usada para diversos fins, e garante mais saúde no pós-operatório, uma remodelação do corpo e uma postura ereta. Pode ser ideal para qualquer um que deseja elevar a autoestima, desde que seja utilizada com prudência.

Quer conhecer alguns modelos perfeitos para você? Visite o site da Click Sophia!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.