5 Curiosidades do Nado Crawl

A Natação

Conceituando de maneira técnica e mais precisa, a natação pode ser definida como a capacidade que os seres humanos e os outros tipos de animais possuem para se locomover por meio dos líquidos, ou seja, se movimentando por entre ele. Em grande parte das vezes essa movimentação ocorre de maneira independente, não necessitando de ajuda de itens acessórios.

Já quando se sai dessa forma de definição mais conceitual e técnica, é possível entender a natação como um exercício físico que além de ser uma forma de lazer e de recreação, também é uma atividade muito interessante e útil para todo o corpo, já que atua como uma atividade física, mas que é muito plural no que diz respeito as possibilidades de locais de realização, já que pode ser realizada em clubes, piscinas, praias, entre outros.

O registro mais antigo que se tem da natação são as pinturas rupestres – pinturas essas que são aquelas feitas em cavernas antigas e que possuem mais de sete mil anos de existência – porém, quando se fala a respeito de registros por escrito, o mais antigo do qual se tem conhecimento são datados do ano dois mil a.C, mas as primeiras referências a respeito desse assunto podem ser vistas em livros muito épicos e extremamente clássicos e conceituados, como é o caso da Epopeia de Gilgamesh, da Ilíada, da Odisseia e por fim, mas não menos importante, da Bíblia Cristã.

Diferentemente do que acontece nos dias de hoje, nesses primeiros registros que foram encontrados, a natação não era vista com um caráter competitivo ou algo do tipo, mas sim, tinha como papel somente o lazer e / ou a locomoção. A natação de forma de competição se iniciou somente no ano de 1800, na Europa, possuindo ainda um único e principal estilo, que nessa época era o nado de bruços.

Alguns anos depois do início da natação competitiva – mais precisamente no ano de 1873 – um outro estilo de nado passou a ser espalhado e difundido entre os interessados nesse assunto, que é o nado criado por Arthur Trudgen e que carregou o sobrenome do seu desenvolvedor, ficando então conhecido como nado trudgen.

Arthur Trudgen

Arthur Trudgen

Porém, esse estilo era basicamente uma pequena adaptação de um estilo de nado já existente, o nado crawl, que era um estilo muito utilizado pelos povos indígenas da América. Inclusive o nado crawl é o foco do artigo de hoje, e mais abaixo serão apresentados maiores detalhes a respeito dele.

Poucos anos após a criação do nado trudgen, a natação passou a ser de fato considerado um esporte olímpico, sendo inserida assim na lista de esportes desse tipo de competição, sendo que tudo isso aconteceu em Atenas, no ano de 1896. Conforme o tempo foi passando e a natação como um esporte de fato foi se fortalecendo e se perpetuando, e se tornou necessária a criação de um órgão regulamentador. Foi aí que se criou a FINA – Federação Internacional de Natação, no ano de 1908, conferindo assim uma maior credibilidade ao esporte.

No ano de 1930 foi criada e implementada uma nova modalidade de natação que ficou conhecida como estilo mariposa. Ainda que inicialmente ela fosse interpretada como uma simples variação do nado de bruços, com o tempo ganhou espaço e em 1952 passou a ser um estilo separado e distinto.

A seguir serão citados as principais modalidades de natação que hoje em dia estão regulamentadas, juntamente com suas principais características e pontos mais relevantes.

– Polo Aquático:

Polo Aquático

Polo Aquático

Essa é uma modalidade da natação que possui muita semelhança com o handebol, contando inclusive com os mesmos princípios básicos. Assim sendo, o principal objetivo do polo aquático é fazer com que as equipes acertem a bola dentro do gol um dos outros, tudo isso – obviamente – dentro da água.

– Natação de Águas Abertas:

Natação de Águas Abertas

Natação de Águas Abertas

Também conhecida como “natação de alto mar”, “natação de longa distância”, “natação de fundo” ou até mesmo “natação de águas livres”, essa é a modalidade de natação que tem como principal característica o fato de que nela são enfrentadas distâncias bem grandes, e esse é o fato que faz com que ela seja realizada principalmente em rios, lagos ou mares.

– Mergulho:

Mergulho

Mergulho

O mergulho é a modalidade de natação que faz com que exista a necessidade da submersão completa e total do nadador, sendo possível ser realizada de duas principais maneiras: o mergulho livre, que é aquele onde o mergulhador precisa sozinho controlar e segurar sua respiração, e o mergulho equipado, onde o nadador utiliza alguns itens e equipamentos que auxiliam nessa parte da respiração, como por exemplo, os cilindros de ar.

– Saltos Ornamentais:

Saltos Ornamentais

Saltos Ornamentais

Também conhecido como “saltos para a água”, nessa modalidade da natação, os nadadores precisam comprovar que suas habilidades vão muito além do nadar, mas também devem serem habilidosos em fazer saltos de um trampolim muito alto em direção a piscina, e nesse período de tempo da queda, eles devem fazer vários movimentos, montando assim uma coreografia.

– Nado Sincronizado:

Nado Sincronizado

Nado Sincronizado

Nessa modalidade de natação, assim como nos saltos ornamentais, não basta que o atleta saiba somente nadar, já que esse é um esporte que faz a união da natação como conhecemos, juntamente com a ginástica artística e com a dança, e por isso, os atletas são responsáveis por fazer movimentos na água seguindo o ritmo de uma música pré estabelecida.

– Natação Pura:

Natação Pura

Natação Pura

Quando se pensa em natação competitiva provavelmente é a imagem da natação pura que se vem a mente primeiro. Esse estilo de nado acontece em piscinas e é constituído pela união dos estilos básicos que foram apresentados acima que são o nado de costas, o nado mariposa, o nado bruços e o nado crawl.

O Nado Crawl

Como já foi apresentado, o nado crawl é uma modalidade da natação pura, que é a mais conhecida pelas pessoas. Dessa forma, ele pode ser considerado uma técnica de natação, mas também é uma categoria olímpica, porém, bem antes disso ele já era muito utilizado, mais precisamente bem antes do aparecimento da nossa própria civilização.

Nesse tipo de nado, o atleta inicia a prova em um bloco e para de fato fazer o mergulho, o ideal é que ele se imagine caindo em um buraco bastante profundo, pois isso faz com que o atrito do corpo com a água seja reduzido, e a partir disso, se consiga ir mais longe com o mergulho.

Para os atletas iniciantes, existe a dica de que para que o mergulho saia realmente correto, o ideal é que se atente muito a posição que o corpo se encontra no momento da saída, sendo que o mais indicado é que os joelhos se encontrem flexionados adequadamente, juntamente com os braços esticados a frente e na altura das orelhas. Assim, no momento em que soar o sinal de partida, o atleta deve saltar e continuar nessa mesma posição.

Cinco Curiosidades Sobre O Nado Crawl

Uma das curiosidades do nado crawl é que, de todos os estilos que se tem conhecimento nos das de hoje, ele é o mais rápido e também o mais utilizado.

Porém, ainda que possua essas vantagens, o nado crawl não pode ser considerado exatamente um estilo verdadeiro, já que, como foi apresentado acima, ele está dentro de uma prova chamada “nado livre”, e aí o nadador escolhe qual estilo usar, podendo até criar um estilo próprio, e é aí que se encaixa o nado crawl.

A terceira curiosidade é que nem mesmo a FINA – Federação Internacional de Natação menciona a modalidade crawl em seu livro, ou seja, realmente ele não é um estilo totalmente regulamentado. Porém, nos eventos onde se reúnem os nadadores de estilo livre, essas pessoas majoritariamente preferem o nado crawl.

A quarta curiosidade é que até meados do ano 1906, o crawl ainda não era uma modalidade que compensava tanto, já que incialmente, o estilo tinha a característica de utilizar várias vezes o mesmo braço, o que fazia com que o nadador ficasse muito mais cansado e consequentemente o nado fosse muito mais lento. Já no ano de 1906 o nado crawl sofreu adaptações e foi aperfeiçoado, passando assim a ser realizado com a alternância das braçadas e utilizando também o movimento das pernas na vertical.

Nado Crawl na Piscina

Nado Crawl na Piscina

A última curiosidade resume as principais características para que a técnica no nado crawl funcione bem: o atleta não deve segurar sua respiração, deve permanecer com sua coluna alinhada e bem relaxado, o deslize deve ser aproveitado ao máximo, o rolamento deve acontecer conforme acontece a alternância das braçadas, a perna deve ser movimentada com o auxilio do quadril e não com os joelhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.